TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas educacionais

Por:   •  13/9/2017  •  Resenha  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

Respostas:

Questão 1: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) estabelece e regulamenta as diretrizes gerais para a educação e seus respectivos sistemas de ensino. Em cumprimento ao art. 214 da Constituição Federal, ela dispõe sobre a elaboração do Plano Nacional de Educação – PNE (art. 9º), resguardando os princípios constitucionais e, inclusive, de gestão democrática. Ou seja no seu âmbito mais amplo, são questões que buscam apreender a função social dos diversos processos educativos na produção e reprodução das relações sociais. No plano mais específico, tratam das relações entre a estrutura econômico-social, o processo de produção, as mudanças tecnológicas, o processo e a divisão do trabalho, a produção e a reprodução da força de trabalho e os processos educativos ou de formação humana http://escoladegestores.mec.gov.br/site/4-sala_politica_gestao_escolar/pdf/texto2_1.pdf Fica claro que a formação de um cidadão no papel da lei é perfeito, mais existem fatores inúmeros que transpõe essa ideia inicial. Na própria pesquisa que fiz buscando mais informações em outros sites, a lei engloba tudo o que coloquei nesta questão mais a fonte crítica não se encaixa a lei real que é “tudo falta”.

Questão 2: Considero as duas afirmações corretas, pois tanto introduzir métodos baseados na disciplina do esporte é essencial para formação do cidadão, e com certeza mudara atitudes deploráveis de certos indivíduos

Questão 3: O conselho escolar e de suma importância para a comunidade pedagógica, sem ele não dá pra discutir como a sociedade pode projetar suas ideias e como isso pode ajudar a sociedade pedagógica escolar de sua região, discutir e montar todo o contexto de ensino e se definir o tipo de homem, de educação e de sociedade que se desejamos construir que seja somente naquela pequena escola.

Questão 4: Inicio dizendo que todos nós temos culpa no cartório. A sociedade sabe que o dever de todos os direitos adquiridos na constituição e papel do governo e de seus adjacentes, o problema que além de ter esse aporte governamental, seria direito do cidadão contribuir, cobrar e gerar participação ativa. Ou seja setores não definem o que acho, só acrescento que o Brasil tinha que ser estudado fora desse planeta porque aqui já somos corrompidos e infelizmente a mudança e uma utopia.

Questão 5: O professor além de crítico e observador, precisa sempre estar apontando os principais erros de postura adotados por alunos em sala de aula e relatando os exercícios que podem ser aplicados à prevenção de desvios de condutas, ou seja usar de esporte e a ciência da educação física para formar cidadãos, promover inclusões e gerar formações que agregam ao meio pedagógico, centralizar as ideias destes alunos para melhor aprendizado e postura social em meio ao seu convivo diário, e não somente ser o famoso “rola bola”.

 

Questão 1: Ao definir a função social da escola pública na atualidade, existem definições legais que estabelecem os princípios e os fins da educação, que norteiam e que regulamentam as funções e a estrutura dos sistemas de ensino. Apresente o princípio principal e os fins da educação nacional estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases n° 9.394/96:

 

Questão 2: Analise a afirmação abaixo e marque verdadeira ou falsa as alternativas A e B e em caso de ser falsa justifique sua resposta:

Considerando as perspectivas para a Educação Física como Componente curricular, situando seus conteúdos no âmbito da cultura de movimento, destaca-se a preocupação com o ensino do esporte de forma não hegemônica, visando situar as práticas esportivas além dos elementos técnicos e estimular uma compreensão mais plural sobre o próprio fenômeno esportivo. (LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. NÓBREGA, T.P. Corporeidade e educação física: do corpo objeto ao corpo sujeito. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com