TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas da Educação Básica

Por:   •  18/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

JOÃO HENRIQUE FERNANDES DE MEDEIROS

                                        8168409

Políticas da Educação Básica

Portifólio Ciclo 3

Tutor: Maria Auxiliadora Barnabé de Freitas

Claretiano - Centro Universitário

2022

A Educação Básica no Brasil atual: desafios e perspectivas

        Este documentário mostra as diferenças e dificuldades de um país grande e, mesmo com avanços, ainda estamos aquém das recomendações para o Brasil devido às enormes disparidades na educação oferecida à população.

         Através da legislação CF/88 em seus artigos 205 a 214, descreve o direito de todo indivíduo a uma educação de qualidade, mas, para começar, as escolas precisam ter condições de abrigar alunos, além de bons professores, uma estrutura que proporcione conforto psicológico e acolhedor, e vontade política é necessária para isso.

        Uma forma de mudar essa realidade passa pela aplicação correta de recursos educacionais como a população de Manari PE, escolas sem saneamento básico, salas de aula precárias, transporte desumano até a cidade de Inajá PE.

        Alguns alunos encontraram a força da dedicação mesmo depois de pegar o ônibus por 31 quilômetros incondicionalmente, eles são realmente lutadores natos. Apesar das dificuldades, ainda mostra as famílias dos envolvidos demonstraram apoio e incentivo à pesquisa dentro das condicionantes aqui apresentadas, em contraste com outros exemplos citados posteriormente, nos quais, as famílias existem para estimular a aprendizagem.

        A falta de comprometimento dos alunos pode desencorajar os professores e, mesmo assim, os alunos não permanecem nas salas de aula mesmo após deslocamentos complexos.

        Comparações entre escolas, levando em conta suas peculiaridades, que vão desde as escolas mais pobres até aquelas em áreas onde coexistem violência e marginalização, até aquelas onde apenas as classes mais altas conseguem reter alunos.

        Mostra claramente a enorme distância entre a lei descrita na Constituição Federal de 1988 e a realidade. Para a população das áreas mais pobres, sonhos e aspirações relacionadas à idade do aluno são praticamente proibidos. Os adolescentes se preocupam com a sobrevivência sem vislumbrar o futuro ou pensar em sua existência e crescimento.

        Quanto mais próximo do centro da cidade grande, melhor a qualidade estrutural das escolas, desde que não estejam localizadas nas periferias e acabem sendo ignoradas pelo governo. Outro problema nessas escolas é a falta de professores, pois a legislação promove o absenteísmo e os professores substitutos nem sempre estão disponíveis, resultando no envio dos alunos para casa várias vezes por semana.

         A escola precisa ser atrativa para a comunidade como um local de uso comum valorizado pela comunidade por meio de atividades culturais e locais de interação social que proporcionem a presença da família e estimulem a permanência dos alunos na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com