TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio - A Dança e Síndrome

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 –Introdução ...........................................................................................................4

2 –Desenvolvimento.................................................................................................6

3 – Considerações Finais

4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS......................................................................20

Introdução

Este trabalho tem como objetivo apresentar a: A Dança enquanto conteúdo da Educação Física escolar e alunos com síndrome de down nas aulas de educação física. Assim esclarecendo a importância da dança como conteúdo da educação física escolar, mostrando os desafios no trabalho com a dança na escola, o resgate e a manutenção da cultura local. Sendo que o segundo tema da ênfase a inclusão dos alunos com síndrome de down nas aulas de educação física e os benefícios da atividade física para a saúde desses alunos. Esperamos que está pesquisa seja de grande proveito intelectual, já que buscaremos apresentar de forma breve os conceitos principais sobre os temas propostos

Desenvolvimento

1. A dança enquanto conteúdo da educação física escolar

A dança sempre fez parte da vida humana, antes mesmo do homem falar, ele já se expressava corporalmente por meio da dança ritualística, buscando aproximar-se das forças da natureza. Segundo Tavares (2005, p.93) existem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver. Com passar dos anos, a dança foi indo cada vez mais conhecida e valorizada.

A inclusão da educação física nas escolas do Brasil se deu oficialmente ainda no século XIX, em 1851, com a reforma Couto Ferraz. Segundo Miranda (1991) a inserção da dança nas aulas de educação física, foi após o inicio do século XX por intermédio de professores de professores de educação física de escolas primarias (termo utilizado na época) que utilizavam a dança em jogos com musica, em algumas atividades rítmicas e também na forma de danças folclóricas. Porem as aulas eram restritas às mulheres, como uma forma de mantê-las sadias e preparadas para a maternidade.

Segundo os dados apresentados e analisadas, a dança não se desenvolve como conteúdo da educação física esbarrando na “antiga” vivencia de festas temáticas da escola, descaracterizando o sentido educacional do dançar, resumindo-se a comemorações de São João, folclore, carnaval e fim de ano. Infelizmente as escolas ainda encontra-se de portas fechadas ou tratam a dança apenas como diversão ou extravasamento de energia.

A dança é conteúdo da educação física, ela está incluída no bloco de conteúdo dos parâmetros curriculares nacionais de educação física, contudo poucos profissionais se sentem preparados para utilizá-la em suas aulas. São muitos os benefícios da dança para o individuo, tanto psicológico como cognitivo e motor, porem a dança na escola é apenas utilizada em eventos festivos ou como atividade extracurricular, os profissionais de educação física escolar ainda não se sentem preparados para desenvolvê-la em suas aulas.

Reconhecer o que pensam professores e alunos a presença da dança como componente educativo na cultura da escola e suas características regionais, muitas vezes é desafiante a introdução do conteúdo artísticos diversos que a lógica instituída e põe a partir das expectativas dos próprios alunos (quando eles esperam jogar futebol ou somente praticar esportes na aula de educação física). Por isso, cada vez mais importante para os profissionais de educação física na escola conhecer e estudar o saberes e recursos que envolvam o maior numero de possibilidades de participação do aluno. Exemplo disso é o envolvimento da dança e seu contexto regional, tendo como visto a economia e o reconhecimento da cultura local. Alem de pessoas, a cultura movimenta materiais ecológicos, bastante para citar alguns exemplos da região nordeste, como as festas juninas.

Conforme Garcia e Haas (2003), as danças folclóricas, transmitidas de geração a geração, é uma das formulas mais antiga, datando desde a época das culturas tribais evoluídas que estabeleceram ligação com as grandes civilizações da historia da humanidade. Eles te como característica: a integração, socialização, prazer, divertimento, respeito aos costumes e tradições.

A dança arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da musica. Caracteriza-se tanto pelos movimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com