TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Antropologia, Ética e Cultura

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Raquel Rocha Alves RA8036028

Inclusão social de pessoas com deficiência na Educação Física Escolar

Atividade de Portfólio Ciclo 2 da Disciplina de Antropologia, Ética e Cultura  Profº Edgar Bruno Franke Serrato

 

Batatais

2019

  • Problema escolhido: Inclusão social de pessoas com deficiência na Educação Física escolar
  • Dimensão humana diretamente ligada ao problema: Biológica – trata-se de algo adquirido ou congênito que podem ser detectados nos pré-natais, período gestacional, nos perinatais, no parto, nos pós-natais durante o crescimento como, acidentes, infecções, doenças, entre outros.
  • Solução do problema: De acordo com Silva e Reys, 2015, para que a inclusão de pessoas com deficiência ocorra na educação é preciso grandes e pequenas mudanças, na mente das pessoas e no espaço físico oferecido. O trabalho da Educação Física deve ser voltado para a valorização da auto-imanem e da autoconfiança desenvolvendo na pessoa com deficiência autonomia para se ter um convívio social de respeito.

Para Oliveira, 2002

A inclusão é consequência de uma escola de qualidade, isto é uma escola capaz de perceber cada aluno como um enigma a ser desvendado. O que percebe é que a criança com deficiência, na escola inclusiva hoje denuncia a falência do sistema escolar, e a má gestão escolar. O que se verifica é que os professores não sabem o que fazer, o que denuncia uma formação continuada inadequada ou inexistente do professor; outro ponto de dificuldade é a falta de relacionamento da escola com a família, a escola ainda encontra-se muitas vezes fechada à comunidade para discussão da perspectiva inclusiva. Essas entre tantas outras situações inadequadas no sistema brasileiro escolar, tem representado apenas a abertura das portas das escolas para educação inclusiva. Acreditamos que isto é muito pouco embora signifique uma nova atitude.

  • Dimensão social: Desde cedo à criança aprende a competir, a perder e a vencer, experimentam o espírito da coletividade e a respeitar as diferenças. Esta dimensão envolve toda a comunidade escolar, pais, alunos e professores para se empenharem com mais consciência no problema da inclusão. O princípio das escolas deve estar em que todos aprendam juntos.  O ambiente social intervém no desenvolvimento do aluno, com isso fica nítido a responsabilidade da Educação e principalmente da Educação física, que é levar o aluno a participação efetiva na vida social, ressaltando a igualdade de direitos e desprendendo quaisquer tipo de discriminação (OLIVEIRA, 2002).
  • Dimensão espiritual: Toda a particularidade dos alunos deve ser respeitada e garantida em sua totalidade. Deve sempre existir a motivação intrínseca, acreditar no ser humano, ter fé, desde o professor até os alunos, para se ter um bom retorno.
  • Dimensão psicológica: Tendo o aluno motivado será mais fácil do professor conduzir bem a aula. Tem-se também o fator emocional da família, estimulando para que o aluno se sinta bem acolhido e dentro do seu processo educacional demonstrar suas capacidades. O aluno estando emocionalmente integrado ao meio obterá um maior equilíbrio psicológico para realizar as atividades.

Referências

Oliveira, Flávia Fernandes de. Dialogando sobre educação, educação física e inclusão escolar. Revista digital. Buenos Aires. Ano 8, nº 51, agosto de 2002.

https://www.efdeportes.com/efd51/educa1.htm

SILVA, V. e REYS, J. O papel da Educação Física na inclusão de pessoas com deficiência. Revista digital. Buenos Aires, Ano 19, nº 202, março de 2015.

https://www.efdeportes.com/efd202/o-papel-da-educacao-fisica-na-inclusao.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com