TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio - Educação para Crianças, Jovens e Adultos

Por:   •  21/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Portfólio de Educação de Crianças, Jovens e Adultos

Nome: Gean Viana Pinheiro da Silva

Curso: Educação Física – Licenciatura

R.A: 8040161

Polo: Vitória - ES

Tutor (a): Ana Maria Tassinari


1) Porque a Educação de Jovens e Adultos (EJA), não pode ser desconsiderada no cenário educacional?

Conforme estudado no material, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) serve para apoiar aquelas pessoas que não freqüentam a escola na idade ideal por diversos motivos, sendo assim, é de suma importância não só pelo processo de alfabetização dessas pessoas, mais também para dar condições desses indivíduos entrarem no mercado de trabalho  e transformá-los em cidadãos melhores. É de conhecimento geral que cada vez mais o mercado de trabalho exige pessoas com mais conhecimento, criticas, que saibam trabalhar na coletividade. Sendo assim pode-se concluir que o EJA não pode ser desconsiderado no cenário educacional devido a sua capacidade em não apenas alfabetizar seus alunos, mais para dar a eles conhecimentos a serem aplicados em suas vidas, como exemplo, conhecerem seus direitos e deveres, vantagens de uma alimentação adequada e etc.


2) Para a Universalização da EJA, que tipo de professor se faz necessário?

Tendo em vista que o público alvo da EJA são pessoas com as quais a vida foi de certa forma injusta, o profissional dessa área tem que possuir um perfil diferenciado do perfil dos profissionais das escolas regulares. Primeiro esse professor da EJA tem que ser compreensivo, tem que saber entender a realidade dos seus alunos tendo em vista que muitos deles já estão no mercado de trabalho, possuem família, e enfrentam problemas que todos nós enfrentamos na sociedade.

Esse professor deve lidar com as diferenças culturais dos seus alunos, dos aspectos socioeconômicos, da diversidade étnica e racial, etc.

Sendo assim pode concluir que esse profissional deve se embasar nessas características supracitadas para que seja possível universalizar a EJA, e que seus objetivos sejam alcançados, transformando a realidade de cada discente, os transformando em cidadãos mais preparados para a nossa sociedade.

Bibliografia

TASSINARI, A. M.; PUPIM, M.C.N.G. Educação de Jovens e Adultos. Batatais: Claretiano. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com