TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Língua Brasileira de Sinais

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  2.830 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais

Tarefa: Portfólio

Nome: Manuel Henrique Buzato

RA: 8051976

Turma:DGEFL1801PALA4O

Parecer do Tutor:

Descrição da atividade

Faça uma analogia entre a estrutura da Língua Portuguesa e da Libras, apresentando em um quadro as principais diferenças entre essas duas línguas. Agora, sabendo-se que a maioria dos ouvintes apresenta dificuldade para aprender a Língua de Sinais, responda ao questionamento a seguir com base nos conhecimentos adquiridos sobre a estrutura gramatical da Libras: Para o ouvinte, ao aprender Libras, qual aspecto você julga ser mais difícil: os sinais manuais ou os não manuais, como por exemplo, a interrogação e a negação? Justifique sua resposta. E em relação a aquisição de uma língua e o desenvolvimento da linguagem, complemente seu texto, abordando a importância da Língua de Sinais para o desenvolvimento linguístico, cognitivo e afetivo da criança surda e de como é importante que os ouvintes também aprendam esta língua.

Respostas

A língua portuguesa tem uma estrutura oral-visual e  tem como base os sons, possui escrita alfabética.  

Já a estrutura da Libras é no formato espaço-visual, que necessita das experiências visuais. Faz uso de repetições sistemáticas, não possui marcação de gêneros e as expressões faciais contam como valor gramatical.

Para um ouvinte aprender Libras, o mais difícil é  as configurações de mão. Como a mão e o corpo são as maneiras de comunicação, o ouvinte pode acabar confundindo uma configuração de mão com a outra ou o espaço onde se utiliza a mão para gerar um significado.

A língua de sinais é de suma importância para a pessoa surda conseguir liberdade na sociedade. Mesmo diante da dificuldade de se comunicar em locais onde as pessoas não entendem as línguas de sinais. E o entendimento da língua de sinais, possibilita ao individuo comunicar  a comunidade surda, interpretes e outros.  

A sociedade em geral, também deveria estudar e procurar compreender a língua de sinais, isso possibilitaria ao surdo outras comunicações para além da comunidade em que está inserido.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/18746367#readmore 

Ao estudar o material proposto, podemos concluir que Libras é uma forma de linguagem visual espacial que tem como base as experiências visuais das pessoas com problemas auditivos, a Libras utiliza movimentos gestos e expressões faciais que, ao serem percebidas pelo receptor possibilitam o entendimento, já a Língua Portuguesa é uma forma de linguagem oral auditiva que utiliza sons articulados que, ao serem percebidos pelos ouvidos do receptor possibilitam a comunicação, além da utilização de canais de comunicação diferentes, a Libras e a Língua Portuguesa diferem-se quanto as estruturas gramaticais. Ao refletir sobre o tema, pude perceber que para o ouvinte aprender Libras o aspecto mais difícil de ser aprendido são os sinais manuais tendo em vista que é necessário ter o conhecimento das formas que a mão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (304.7 Kb)   docx (166.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com