TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio em Grupo Educação Física

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.194 Palavras (9 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 AS PRATICAS METODOLÓGIAS E O DESENVOLVIMENTO DA INCLUSÃO.....5

2.1 O PAPEL DO PROFESSOR EM OPOTUNIZAR DISCURSSOES SOBRE A DIVERSIDADE E PRECONCEITO EM SALA DE AULA............................................5

3 PROJETO SOBRE DIVERSIDADE E COMBATE AO RACISMO INSTITUCIONAL…8

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11



  1. INTRODUÇÃO

Segundo alguns autores, o racismo é o fundamento que sustenta a superioridade e certas raças, podendo representar ainda o preconceito ou discriminação em relação à indivíduos considerados de outras raças. Preconceito é uma palavra irritável, um julgamento antecipado negativo que se faz de pessoas rotuladas por ideias repetitivas.

Na verdade, falar sobre preconceito, em uma sociedade onde   se vive de maneira desigual, não é tão simples. Sabemos que as diferenças entre as classes sociais são muito presentes. Nesse sentido, o preconceito se manifesta de diversas formas nas relações sociais, sobretudo das quais vivem em diferentes condições socioeconômicas.

Pode-se dizer, que o preconceito faz parte do cotidiano das pessoas, visto que, nos deparamos com   atitudes preconceituosas seja em atos ou gestos, discursos, palavras e a sala de aula não está livre disso. E trabalhar com essas questões não se encontram entre as atividades mais fáceis desenvolvidas pelo professor.

É preciso conhecer práticas metodológicas que permitam uma prática docente inclusiva para a formação tanto moral quanto ética dos alunos, tal qual reflete os pontos desenvolvidos pelos movimentos negros que somente recentemente transforma-se em diretriz educacional nacional, nos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1996-1998, na lei 10.639/03 emenda que altera a LDB e estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. 

Diante disso, este trabalho apresenta, uma reflexão sobre o preconceito e o racismo em sala de aula, procura compreender práticas metodológicas como mencionado acima, no sentido de desenvolver a inclusão de todos os alunos, abordar maneiras de trabalhar com os temas relacionados a diversidade e preconceito e como o professor pode colaborar para que haja empatia e respeito entre eles.


  1. AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS E O DESENVOLVIMENTO DA INCLUSÃO

Segundo Vygotsky (1989), a aprendizagem tem um papel fundamental para o desenvolvimento do saber, do conhecimento. Todo e qualquer processo de aprendizagem é ensino- aprendizagem, incluindo aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre eles.

Ele explica esta conexão de desenvolvimento e aprendizagem através da zona de desenvolvimento proximal, (distância entre os níveis de desenvolvimento potencial e o desenvolvimento real) distância entre problemas que a criança pode resolver sozinha (nível de desenvolvimento real) e os que deverá resolver com a ajuda de outro sujeito, mais capaz no momento para em seguida poder dominá-los por si mesma (nível de desenvolvimento potencial).

 Piaget em seus estudos desenvolveu a teoria da construção do conhecimento, a Epistemologia Genética acompanhando o desenvolvimento de seus filhos e de outras crianças. Ele começou da ideia de que ações biológicas são ações de adaptação ao meio ambiente, sempre em busca do equilíbrio, da mesma maneira agiria o desenvolvimento.

 O conhecimento “resultaria das interações entre o sujeito e o objeto, e que dependem, portanto, dos dois ao mesmo tempo...” (PIAGET, 2002, p .8) Piaget e Vygotsky trabalham as bases do interacionismo, combinação teórica que considera o desenvolvimento um resultado da interação do indivíduo com o meio, um fator essencial para uma boa aprendizagem.

Pode-se dizer que a relação professor aluno é extremamente importante, para o desenvolvimento da consciência de aprender e também incluir os demais, pois a diversidade é uma das maneiras onde pode ser trabalhada práticas e métodos que favoreçam o processo de inclusão.

2.1 O PAPEL DO PROFESSOR EM OPOTUNIZAR DISCURSSOES SOBRE A DIVERSIDADE E PRECONCEITO EM SALA DE AULA

Ao longo da história o professor vem desenvolvendo um importante papel nos ensinamentos de conhecimentos que ultrapassam as paredes das salas de aulas e vão muito além de temas didáticos, tratam também de assuntos transversais como o preconceito, racismo, ética, entre outros assuntos. Nesse sentido, o docente tem uma certa “autoridade” em tratar de temas que são considerados polêmicos e que são de suma importância ser discutidos principalmente em sala de aula, já que esse é um ambiente propício à discussões e mudanças de ideias.

 Segundo Moreira e Câmara (2008), “as diferenças são construídas socialmente” (p.44). Sendo assim o professor pode utilizar de estratégias pedagógicas para estimular os alunos a proporcionar um clima favorável e agradável e isso pode se dá através de um simples trabalho realizado em sala de aula, ou seja, o educador pode dividir a turma em equipes para que estas possam trabalhar juntas, em cooperação, no sentido de compartilhar conhecimentos, duvidas e diferenças. O professor tem uma visão melhor de como pode distribuir cada equipe, levando em consideração as dificuldades e habilidades de cada componente e acima de tudo, de que maneira pode abordar cada temática, uma vez que conhece sua turma. Em outras palavras o professora acaba sendo o mediador em todo esse processo. Nesse contexto, Facci (2009) reitera que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (259.7 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com