TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Por:   •  29/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.860 Palavras (8 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                                                                                                         

2DESENVOLVIMENTO                                                                                              3

3 CONCLUSÃO                                                                                                         


1. Introdução

        As pessoas com deficiências físicas e mentais devem ser enchergadas por todas as pessoas como seres humanos e consequentemente ter direito a educação e entre outros direitos que tem os cidadãos. Precisa ser aprimorado o conhecimento entre as pessoas e os professores precisam se capacitar para receber essas crianças especiais.

      As escolas devem reconhecer e atender as necessidades desses alunos de forma que eles sejam capazes de pode interagir no meio de pessoas sem qualquer deficiência, devem avaliar suas necessidades para que o aprendizado seja correspondido

2. Desenvolvimento

     Com base no texto podemos perceber que a educação no Brasil vem passando por mudanças importantes nas suas estruturas, tanto física, citando a melhoria de acessibilidade de alunos, com alguma necessidade especial a suas escolas, banheiros adequados a cada deficiência, acesso a sala de aula bem mais fácil que tempos atrás.

      Outro exemplo de mudança que é também primordial para um bom aprendizado e principalmente uma educação de qualidade é a capacitação dos nossos educadores, a cada dia existem mais e mais bem preparados, com cursos de capacitações, mestrados. Há também aqueles que se preparam ainda mais para educar, são os que buscam os cursos “paralelos” aos mais tradicionais, para uma melhor interação com crianças “especiais”.

      Essa educação, mais bem preparada e capacitada é chamada de: Educação inclusiva, importante cada vez mais essa educação ser implantada no máximo de colégios possíveis, pois através de práticas educacionais voltada para o bem estar de alunos com deficiência é que podemos deixar um ambiente mais humano, de fácil convivência entre os que tem e os que não tem alguma deficiência.

Como o nome já diz, quando fala em “inclusiva”, nada mais é que uma forma de trazer a criança deficiente para uma inclusão social cada vez mais precoce. A sociedade na maioria das vezes ou sempre, é a que transforma a deficiência alheia numa forma de discriminação, e aí que entra a escola e o professor como papel principal, onde um acolhe e outro prepara a criança para combater de uma forma pacífica e educada, essa forma de discriminação.

       Essa nova forma de educar, chamada de Educação Inclusiva, não se apresenta como antes, ou seja, como outrora essa educação só era prestada a quem realmente apresentava a deficiência em si, hoje não. Hoje essa educação é para todos, quando falamos em todos, estamos de quem tem e quem não tem deficiência física, essa educação é garantida a todos constitucionalmente.

       Embora esse direito constitucional muitas vezes ignorado, temos que exigir cada vez mais dos nossos governantes, pois, através de uma educação de qualidade e atendendo as necessidades de quem precisa, e fazendo entender a quem não precisa que, todos nós somos iguais, independente de uma simples deficiência, todos nós merecemos as mesmas chances e o mesmo respeito. Só assim conseguiremos uma sociedade menos discriminatória.

Compreensão da educação inclusiva

O texto nos mostra a importância de uma educação inclusiva em nosso setor educacional, nos mostra que nosso sistema tem que se adequar para receberum público diferenciado, que necessita de uma maior atenção escolar e não só a atenção clinica. Público esse que na maioria das vezes, discriminado por sua deficiência, busca nas escolas uma forma de fugir dessa discriminação.

   Concordo plenamente com o autor, quando ele nos mostra que o meio mais eficaz de combater a discriminação contra as pessoas com deficiência é através da educação escolar, construindo uma sociedade muito mais acolhedora a essas pessoas, e menos critica a suas deficiências, pois todos merecem independente de cor, raça, religião, deficiência mental ou física de uma educação de qualidade.

O texto diz também que o paradigma de ensino ele nunca é novo por total, ou seja, o antigo depende do novo pra existir e fazer assim uma forma mais fácil compreensão, como exemplo, antes a educação inclusiva era só voltada ao público que dela necessitasse de verdade, hoje não mais, pois em algumas escolas essa didática de ensino é passada a todos, mesmo os sem deficiência.

Enfim, o entendimento sobre o texto recai sobre a ideia principal que, todos temos direito a educação, ou seja, os “especiais” podem aprender assim como um “normal” ou tanto quanto. Que as escolas ainda deixam muito a desejar. Acho que deveríamos investir muito mais na área física e qualificação dos profissionais, da educação no Brasil, sabemos também que a pequena parcela das escolas queadotaram essa temática pedagógica no seu ensino, talvez não cubra nem a metade de quem realmente precisa.

         Outra coisa interessante e que é muito triste, mas é pura realidade, é saber que essa educação na maioria das vezes é oferecida por escolas particulares, ou seja, não é difícil entender que uma pessoa com deficiência da classe podre, ficará quase sempre de fora dessa tão importante educação, que

é a inclusão para sociedade.

 Função Social da escola na questão da inclusão

         Vivenciamos um momento em que mundialmente se fala na inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino. A legislação é explícita, quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, independente de suas necessidades ou diferenças. Entretanto, não é suficiente apenas esse acolhimento, mas que o aluno com necessidades educacionais especiais tenha condições efetivas de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades. A função principal como já falei durante todo trabalho, é trazer os alunos com necessidades para perto da sociedade, ou seja fazer com que interajam, que rompam barreiras mesmo com as necessidades que tem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (51.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com