TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esporte, Cultura e Sociedade

Por:   •  14/5/2018  •  Dissertação  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

Esporte, Cultura e Sociedade

O Brasil hoje é considerado o “país do futebol” sem dúvida esse esporte ajudou a formar a identidade cultural do Brasil, como na forma de agir e pensar, mas para que se chegasse a esse status foram necessários a contribuição de diversos fatores como os meios de comunicação e a política.

Em 1966 nosso país vivia os primeiros anos da ditadura e era um momento em que o governo buscava o controle de tudo inclusive do futebol, durante esse período o futebol era utilizado como ferramenta para associar a boa imagem da seleção brasileira com a ideia de união e crescimento que o governo buscava passar para a população.

A ditadura não media esforços e como ser campeão era questão de status uma derrota não seria bem vinda assim como aconteceu na copa de 1966, essa derrota foi o ponta pé inicial para que desse inicio ao que foi chamado de militarização do futebol , onde a intervenção do governo deixou de ser apenas a articulação da imagem para articulação de escalação de times, e infiltração de militares e pessoal de educação física do exercito nos treinos e no controle da CBF.

O futebol chegou ao Brasil por volta de 1895 neste mesmo ano através da elite o primeiro clube de futebol do país foi fundado na cidade de São Paulo, segundo relatos Charles Miller que ao voltar de uma viagem da Inglaterra teria trazido consigo a primeira bola de futebol a chegar ao país.

Na história do futebol nem sempre as habilidades e competências do atleta eram levadas em conta, no Brasil no final do século 19 a classe considerada elite e pessoas brancas não apenas fundavam os clubes mas praticavam com exclusividade o esporte que aos poucos começava a ganhar espaço nas várzeas se tornando uma paixão para os operários das diversas fabricas que organizavam entre si seus campeonatos.

Em 1920 ao passo que o futebol começava a se tornar algo profissional os negros passaram a ser aceitos, dessa forma o futebol deixava de ser atividade desenvolvida apenas pela elite.

Com o decorrer dos anos o futebol virou uma paixão para os brasileiros sendo uma fonte de prazer ajudando a aliviar as tensões da vida cotidiana, aproveitando-se dessa paixão entre torcedor (cidadão) e esporte o Estado buscava estabelecer uma ligação entre o sucesso no esporte com o sucesso político, fazendo assim uma maquiagem sobre os objetivos e ideologias do Estado.

No período da Ditadura Militar no Brasil o futebol era utilizado como uma forma de disciplinar o cidadão, unindo a Educação Física com a Educação Moral e Cívica do cidadão, a preocupação do Estado com a formação física da população brasileira baseava-se na preocupação de ter uma mão de obra forte e saudável , capacitada para o processo de industrialização implantado no país.

Relação entre Esporte e Educação

O esporte é um fenômeno que se manifesta de diversas maneiras, e na educação é utilizado como um instrumento que promove a socialização, construção de valores morais e éticos, recreação e lazer, além de ter suma importância para o desenvolvimento integral de jovens e adolescentes.

Com o decorrer dos anos o esporte sofreu uma grande influência da sociedade capitalista, que o utilizou como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com