TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio de Educação Física

Por:   •  3/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.196 Palavras (17 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 17

3

Introdução

O estagio tem como objetivo reconhecer na pratica a vida do profissional de educação física, compreender a importância da educação física no ensino fundamental I. Desta forma proporcionando benefícios da pratica esportiva no ambiente escolar.

Este relatório tem por finalidade relatar as atividades realizadas na Escola Municipal Edvaldo Machado Boaventura, proporcionando nesse período de estagio um conhecimento maior em relação aos benefícios de uma vida diária na pratica de exercícios físicos. Sendo iniciado o presente estagio 23 de agosto do ano em curso com termino em 06 de setembro do ano em curso.

Apresentação da escola

O estágio foi realizado na Escola Municipal Edvaldo Machado Boaventura, situado no bairro Suzana, centro no município de Cruz das Almas-BA, (fig.1). Inaugurada no dia 16 de dezembro de 1986, a Escola Municipal Edvaldo Machado Boaventura é considerada a escola modelo do município de Cruz das Almas. Situada na Rua Agnelo Gonçalves de Oliveira, atualmente a escola atende trezentos alunos divididos no turno matutino e vespertino, em séries do Ensino Fundamental I.

Quanto ao seu aspecto físico é uma escola de pequeno porte, em bom estado de conservação interna e externa. A escola dispõe de ambiente bem planejado, com salas de aulas ventiladas, refeitório, sala de leitura, quadra poliesportiva e banheiros opcionais bem como para os portadores de necessidades especiais.

4

Impressões iniciais

As minhas impressões iniciais no primeiro momento foram a melhor possível antes mesmo de começar as aulas de regência, pois, fui recebido pela Diretora da Escola a Sr° Leonice Nascimento Santiago onde a mesma me recepcionou muito bem me passando todas as rotinas, apresentando a estrutura física da escola e matérias de trabalho da escola, pelos funcionários do colégio e demais professores. Fui apresentado ao pedagogo Rafael Oliveira da Sillva, professor supervisor de campo, o qual me acompanhou da escola, informando que não havia um professor de Educação Física da escola, que os alunos viviam uma grande carência em relação área de educação física, principalmente no momento do intervalo. O professor pedagogo era bastante qualificador, disponhe de bastantes informações e experiências para compartilhar, observador com os alunos, consegue detectar rapidamente algum sintoma que possa interferir no desempenho da turma e dos alunos. O mesmo procurava sempre ajudar de todas as maneiras tanto no estágio quanto na aproximação da realidade do professor com os alunos.

O campo de estágio

As turmas as quais desenvolvi as atividades foram as do 4° A ,4°B ano do ensino fundamental I, que possui um total de 300 alunos, sendo que a idade media entre 09 a 14 anos. As aulas foram realizadas no pátio, pelo fato de a escola não dispor de muito espaço e a quadra está interditada para reforma. Nas aulas de intervenção utilizamos algumas dinâmicas, jogos, brinquedos e brincadeiras, conteúdos utilizados de acordo com o que foi elaborado no plano de aula. Durante as observações realizadas nas atividades podemos nota a grande ausência de conhecimento na aérea de educação física pelos alunos.

Contudo as aulas eram bem organizadas e preparadas a fim de torna-las mais interessantes, adequando-a conforme as dificuldades e necessidades de cada aluno e do ambiente. O material era sempre preparado com uma certa antecedência com objetivo de proporcionar as crianças e adolescentes a

5

desenvolverem seus conhecimentos através das dinâmicas jogos e brincadeiras satisfatório, promovendo à socialização de vivência.

As atividades iniciais tiveram um grande poder de inclusão, observação e técnicas corporais onde o lúdico, foi usado como uma grande ferramenta para o exercício das atividades, onde foram utilizadas balões chamando a atenção das crianças, porém alguns alunos se atrapalharam com as partes do corpo no momento de controlar a bola pelo fato de não praticar frequentemente este tipo de atividade, que é de extrema importância no controle psicomotora do indivíduo, além de ser muito atrativa e divertia.

Nesse período de Observação, Coparticipação e Intervenção nas turmas do 4º Ano, sendo assim foram desenvolvidas um trabalho que resulte na melhoria das habilidades coordenação-motoras, esportivas e sociais e formação dos alunos.

Na aula de Jogos e Brincadeiras fez-se uso da cone alvo com a finalidade de desenvolver habilidades e coordenação-motoras trabalhando a agilidade com relação ao tempo e espaço havendo a participação de todos e tendo do as expectativas atendidas utilizando o recurso do desenvolvimento corporal, trabalhando a agilidade, rapidez, em relação ao espaço e tempo, tendo um numero significativos por parte dos alunos.

Sendo assim levando em conta alguns dias após os conteúdos aplicados deu-se continuidade as aulas.

Dificuldades encontradas durante o estagio

Hoje em dia podemos nota a grande carência na educação brasileira principalmente em escolas publica onde tem seu alvo principal alunos de periferia publico estes marginalizados pela sociedade ode meninos e meninas tem a escola com um fator de passatempo, e refeições para satisfazer as suas maiores necessidades Neste período de estágio foi possível compreender mais sobre a aprendizagem e experiência pedagógica dos docentes em demostrar aspectos de regras compreenderem as habilidades motoras e intelectuais dos os alunos, onde todos demostravam aspectos competitivo, principalmente nos

6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com