TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio de bioquimica

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

RONY WILSON LIMA RODRIGUES - 1160717

Educação Física Bacharelado

BIOQUÍMICA

Prof. MARCEL FREZZA PISA

Centro Universitário Claretiano

VITORIA-ES

                                              2015

Com base nas leituras das Unidades 1 e 2, responda às questões a seguir:

  1. Escolha três compostos orgânicos e três inorgânicos e descreva suas características químicas e suas funções na célula animal.

  1. Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano, explique como funciona o sistema-tampão e qual é seu papel na atividade

física.

  1. Faça um documento contendo essas informações e insira no final dele as Referências Bibliográficas utilizadas (de acordo com as normas da ABNT). Apos a elaboração desse documento, poste-o no portifolio.

Respostas:

  1. Ácidos:

O ácido é toda substância que libera hidrogênio (H+) em solução aquosa. Eles se dividem em duas classes principais: Hidrácidos; são ácidos que não possuem átomos de oxigênio (O2) em sua formula molecular. Os hidrácidos possuem uma regra geral para constituir sua nomeclatura, iniciando por ácido + nome do elemento principal sem a ultima vogal + hídrico. Ex: HC/ Ácido clorídrico.

Aumentando o pH e diminuindo a concentração de hidrogênio na celula.

Oxiácidos;  são ácidos que possuem oxigênio em sua fórmula molecular compoem o natural genético contido nas celulas de todos seres vivos. Os oxiácidos, existem seis ácidos que são considerados padrão: HNO3, HC/O3, H2SO4, H2CO3, H3PO4, H3BO3.

Ácidos padrões são importantes  para que consigamos denominar os demais ácidos. Possuem em sua nomeclatura a seguinte regra geral. Inicia-se por ácido mais nome do elemento principal sem a ultima vogal mais ICO finalizando.

Ex: HNO3 = ácido nítrico.

Esses ácidos podem gerar ácidos deferentes, com encorporação de perda de átomos de oxigênio (O2).

Bases:

A base é um composto que por dissociação iônica, liberam como ion negativo apenas o ânion hidróxido OH-, tambem denominado de hidroxila. São formados por um metal, que liga o cátion ao OH-. O OH- sera o radical funcional das bases, exemplo: NaOH=>Na+OH-          

A nomeclatura se dá a partir hidróxido de + nome do elemento.

 Exemplo: NaOH= hidróxido de sódio

Na formação de duas bases, os elementos são: Hidróxido de + nome do elemento + algarismo romano, indicando  o número de oxidação.

Exemplo: Fe(OH)2 = Hidróxido de ferro II

As bases realizam a constituição básica do ser vivo.

Sais: São compostos iônicos que possuem pelo menos 1 cátion diferente do H+ e 1 ânion diferente do OH- (Hidroxila)

A nomenclatura dos sais neutros, o sal deriva de um ácido e da base que lhe dão origem. A nomenclatura se forma:

Nome do ácido de origem + nome do cátion da base de origem, trocando a terminação ATO.

Os sais formam o esqueleto de muitos animais, equilibram a água na célula e também realizam transporte de gases.

COMPOSTOS INORGÂNICOS:

Carboidratos também conhecidos como sacarídeos (açúcar), são essenciais a todo ser vivo. Pode ser definido como “Hidrato de Carbono”, originando-se da seguinte fórmula geral: Cn(H2O)n

Ressaltando que n sempre será ≥ 3.

Podem ser divididos em 3 grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

Os monossacarídeos são os açúcares mais simples que existem, formados por apenas uma moléculal de carboidrato. Os oligossacarídeos são açúcares formados por duas moléculas de monossacarídeos e também podem ser chamados de dissacarídeos, a ligação de união é a glicosídica. Os dissacarídeos encontrados na natureza são: sacarose, lactose e a maltose.

Os polissacarídeos são formados a partir de ligações glicosídicas entre muitas moléculas de monossacarídeos. São encontrados em abundância na natureza, são componentes estruturais de plantas e animais e também reserva energética de células vegetais e animais.

Lipídeos, são compostos orgânicos formados por longas cadeias de hidrocarbonetos apolares, sendo assim insolúveis em água. São de extrema importância, pois são utilizados por nosso corpo como componente estrutural das membranas celulares, reserva enérgetica, isolante térmico e realizam a síntese de hormônios. São solúveis em álcool, acetona, éter e benzeno. São divididos em 3 classes: ácidos graxos, fosfolípideos e esteróides.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com