TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Lutas e Artes Marciais

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  1.733 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

Apresentar um estudo sobre as modalidades esportivas de lutas e artes marciais no contexto da Educação Física escolar pode em um primeiro momento assustar, pois é um tema pouco abordado e confundido muitas vezes com violência. E é pouco desenvolvido nas aulas de Educação Física escolar, muito porque os professores não tem conhecimento sobre como trabalhar este conteúdo nas aulas ou ainda se sentem inseguros por nunca terem tido a oportunidade de praticar ou mesmo conhecer uma arte marcial.

Porém, as lutas e artes marciais estão ficando cada vez mais presentes na atualidade por meio dos próprios praticantes, da mídia, entre outros meios de informação. O profissional de educação física não atua sobre o corpo ou com o movimento em si, não trabalha com o esporte em si, não lida com a ginástica em si. Ele trata do ser humano nas suas manifestações culturais relacionadas ao corpo e aos movimentos humanos, historicamente definidas como jogo, esporte, dança, luta e ginástica, e com isso se torna necessário seu estudo e a discussão da manifestação cultural de forma organizada e sistematizada dentro da escola.

As lutas e artes marciais estão adquirindo cada vez mais espaço na atualidade por ser uma manifestação cultural presente na sociedade e por isso se torna necessário sua presença na escola como conteúdo curricular a ser estudado. Temos como exemplo os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Educação Física que dentro dos blocos de conteúdo indicados para o trabalho na área, o termo “Lutas” é evidenciado como possibilidade de desenvolvimento.

2 DESENVOLVIMENTO

As Lutas e Artes Marciais apresentam uma modalidade de treinamento de exercício físico a qual se caracteriza à defesa e o ataque pessoal, as quais devem ser regrado na disciplina e educação do esporte, em que se põe ao desenvolvimento necessário de técnicas e táticas pra o ser humano.

No ambiente escolar as lutas e artes marciais, devem receber total atenção em sua proposta curricular metodológica com conteúdos pedagogicamente organizados nas aulas de Educação Física, onde os professores possam interpretar esse esporte no ambiente escolar.

Veja algumas modalidades de lutas que fazem parte dos jogos olímpicos: Boxe, Esgrima, Judô, Luta Olímpica (Greco Romana ou Luta Livre), Karatê e Taekwondo. E as modalidades de artes marciais que fazem parte dos jogos olímpicos são: Judô, Karatê, o Kung-fú, Taekwondo e o Jiu-Jitsú.

Nos aspectos técnicos das lutas os atletas procuram ter dimensão a seu redor, como a distância, altura, velocidade, massa e outros, levando-o a deslocar-se rapidamente para atingir o alvo, colete ou capacete, realizando chutes que possam afastar ou aproximar o adversário.

A tática se associa à estratégia do atleta, em que as decisões e planejamento sejam imediata na hora da ação. Os aspectos táticos inclui a superação diante do oponente, onde possa elaborar a estratégia de executar golpes, executar uma projeção (Judô), atingir o oponente com socos (Boxe), atingir o oponente com chutes em determinadas regiões do adversário (Taekwondo) ou efetuar finalizações ou submissões (Jiu Jitsú)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com