TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença de Artes Marciais e Lutas

Por:   •  4/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA / CONTEÚDO: LUTAS- INICIAÇÃO AO KARATÊ  

PLANO DE AULA

1- CONTEÚDOS/OBJETIVOS DA AULA

CONTEÚDOS NA DIMENSÃO CONCEITUAL: 

Conhecer e vivenciar a história e cultura corporal do Karatê.

Reconhecer uma prática que pode ser utilizada no tempo livre.

 

Objetivos: Conhecer a luta de forma lúdica; Abordar as varias formas de combate; Trabalhar em equipe e individualmente.

CONTEÚDOS NA DIMENSÃO PROCEDIMENTAL:

Atacar e defender;

Equilíbrio;

Objetivos:

Atacar o adversário sem machuca-lo;

Dominar a defesa;

Aperfeiçoar o equilíbrio;

CONTEÚDOS NA DIMENSÃO ATITUDINAL:

Respeitar os colegas;

Dominar a tensão ou raiva;

2 - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

1º Momento: será realizado o alongamento e aquecimento.

2º Momento: Conversa com os alunos sobre o tema da aula, observando o interesse individual pela temática.  Passar de uma forma básica o que é o karatê e seus fundamentos, pra depois passar para atividades lúdicas que irão mostrar aos alunos em contato com as primeiras práticas necessárias para esse tipo de luta através de brincadeiras.

Karatê

          O Karatê também conhecido por Karatê-dô é uma arte marcial que põe à prova o caráter, a personalidade, a alma, o espírito e o corpo de quem a pratica, fazendo com que exista uma luta interna com o praticante, levando-o a desafiar e a vencer a si mesmo.

São várias as qualidades que os praticantes conseguem desenvolver: a persistência, disciplina, confiança e auto-controle.

           O Karatê desenvolve tanto o lado esquerdo como o direito, bem como o reflexo, velocidade, agilidade, flexibilidade, coordenação motora, resistência e condicionamento físico. Na prática do verdadeiro Karatê-dô, a dificuldade é uma constante, e não será com pouco esforço que se dissipará. É através da dificuldade que aparece o verdadeiro homem. Sabemos também que, na vida, a firmeza, vontade e a determinação é que nos levam a atingir um objetivo, uma meta. É assim é no aprendizado do Karatê.

Os Fundamentos do Karatê são:

KIHON - É a prática das técnicas fundamentais sem oponente. Os ataques e as defesas devem ser praticadas regularmente, aplicadas com a máxima concentração e esforço de uma maneira rápida e precisa. Com o tempo, as sessões de kihon permitem ao praticante melhorar a velocidade e a potência de suas técnicas, ao mesmo tempo em que tentam corrigir a respiração, os movimentos de pés e as posturas. As ações se exercitam de forma simétrica, pela direita e pela esquerda, o que leva a um desenvolvimento físico e técnico equilibrado.         
KATA - O Kata simula uma luta com a aplicação de todos os fundamentos de defesa e ataque contra adversários imaginários.        

KUMITÊ - é a luta propriamente dita. Em sua forma mais básica é combinada (com movimentos predeterminados) entre os lutadores para, posteriormente, após muitos treinos, alcançar o jyu kumite (combate livre ou sem regras). A forma desportiva, ou combate com regras, é conhecida como Shiai-kumite.

3º Momento: Realização de atividades lúdicas para iniciação do karatê

Atividade 1: Conquista de Objetos

           Dividir a turma em duas equipes cada equipe representa uma cor, a atividade inicia com um quadrado no chão feito com fita crepe aonde um aluno de cada equipe se confrontaram dentro do quadrado o objetivo e tirar o a faixa de TNT que esta na cintura do adversário sem sair do quadrado, vence o aluno que tirar primeiro. Essa brincadeira trabalha as movimentações de luta, a atenção, as esquivas, o espírito de participação, entre outras coisas e é muito divertida.

Atividade 2:  Equilibrar e desequilibrar

           Os alunos continuam dentro do quadrado agora eles terão que desequilibrar o oponente ou tira-lo de dentro do quadrado e para dificultar ele terão que usar os ombros e uma das mãos estará segurando um dos pés que estará flexionado, as equipes serão mistas entre meninos e meninas a proporcional a estatura dos alunos, vence aquele que desequilibrar o oponente primeiro ou tira-lo do quadrado.

Atividade 3: Combate luta de galo:

Inicialmente as duplas, agachados, frente a frente e palmas das mãos coladas com as do outro. É importante fazer rodízio entre as duplas.

Regras:

. Não poderá levantar o quadril.

. Devem manter-se agachados e na ponta dos pés.

. Pode tocar na região dos ombros do oponente para desequilibrá-lo.

. Sentar-se, tocar as mãos ou os joelhos no chão perde pontos.

3 – RECURSOS

Materiais: Tatame ou colchonetes, fitas coloridas de TNT , fita crepe.

Espaço: Pátio/Quadra da escola.

Tempo: 60 min./aula

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como método de avaliação e volta à calma será formado um círculo com todos os alunos sentados ao solo, e em uma conversa falarão o que mais gostaram na aula e o que acharam mais fácil e mais difícil de fazer.

Referencias:

-Caderno de referencia de Conteúdo. Esportes de lutas, unidade 02.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

http://www.higashiwado.com.br/o-karate-1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com