TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional em Educação Física: Metodologias do Ensino de Lutas e Artes Marciais

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Polo Atibaia

Curso Superior Educação Física - Licenciatura

Felipe de Campos Leme – RA: 1055527644

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras: Fisiologia do Exercício, Metodologia do Ensino do Futsal e Futebol, Metodologia do Ensino de Lutas, Metodologia do Ensino do Handebol, Seminário da Prática – Metodologias do Ensino da Educação Física: Jogos Coletivos e Lutas.

Tutor: Rodrigo Santos

Atibaia, 21 de Novembro de 2017.

FELIPE DE CAMPOS LEME

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio profissional de educação física: metodologias do ensino de lutas e artes marciais, apresentado ao Curso Superior de Educação Física - Licenciatura, da Anhanguera Educacional.

Tutor: Rodrigo Santos

ATIBAIA

2017

Introdução

Este trabalho de pesquisa tem por objetivo refletir sobre as competências inerentes à docência desejável, e de favorecer um ensino significativo àqueles sob a responsabilidade do professor de Educação Física.

Por meio de contextualizações técnicas, táticas e físicas específicas, dos componentes das capacidades motoras existentes, e da experiência de um profissional docente, trataremos das modalidades esportivas de lutas e artes marciais, a fim de apresentarmos contribuições relevantes ao aprendizado dos futuros professores.

As Lutas e Artes Marciais, apesar de bastante negligenciadas no ambiente escolar, tem um papel importantíssimo no processo de desenvolvimento e aprendizagem das habilidades motoras e capacidades físicas (velocidade, resistência, agilidade, flexibilidade, força, potência, controle de corpo, etc), por meio de uma grande possibilidade de atividades variadas dentro das modalidades desses esportes.  

As Lutas e as Artes Marciais

        Para algumas pessoas envolvidas com o dia a dia escolar, como, por exemplo, professores, alunos, pais, gestores, funcionários, entre outros, trabalhar com lutas e artes marciais na escola pode em um primeiro momento assustar, visto que é um tema pouco abordado e muitas vezes confundido com violência.

        Por isso, apresentamos agora as principais características e benefícios da prática das modalidades olímpicas de lutas e artes marcias:

        Judô:         é um dos esportes de lutas mais praticados no Brasil, e tem como meta principal a procura por um equilíbrio entre o corpo e a mente em situação de combate. Desta maneira valorizam-se o respeito pelo ser humano, o raciocínio e a coordenação motora. É uma modalidade completa, onde todo o corpo trabalha formando um equilíbrio muscular. Um dos princípior básicos do judô é o do menor esforço, isto é, utiliza-se sempre a força do próprio oponente contra ele mesmo.

        Boxe: esporte de luta dividido em categorias por peso, tanto no masculino quanto no feminino, disputado por rounds, em uma área chamada ringue. Alguns de seus golpes são: gancho, cruzado, jab, direto, swing, uppercut e o nocaute, que é uma consequência do esporte. O objetivo principal do boxe é desferir golpes da cintura para cima e da linha do tórax para frente. No esporte, quando não acontece o nocaute a pontuação obtida ao longo da disputa é que decide o vencedor. Alguns dos benefícios da prática do boxe são: desenvolvimento da coordenação motora, aumento de resistência, agilidade, força e equilíbrio, fortalecimento muscular, melhora social e disciplinar.

        Taekwondo: de origem coreana, o “caminho dos pés e das mãos através da mente” revela a proposta de desenvolvimento integral do praticante. Sua filosofia consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade. Os praticantes utilizam equipamentos de proteção para a cabeça, tórax, região genital e pernas. Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura, ou empurrar o adversário. Vence o lutador que conseguir provocar um nocaute, ouao final do tempo, quem obtiver um maior número de pontos, conquistados através dos golpes. As categorias (masculino e feminino) são separadas por peso, e os principais benefícios de sua prática são: desenvolvimento das habilidades e coordenação motora, disciplina, resistência física, agilidade, força e equilíbrio, fortalecimento muscular e respeito ao próximo.

        Esgrima: esporte de combate em que os competidores utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e defender. Divididos em três assaltos de três minutos, vence a luta o esgrimista que fizer mais pontos tocando o colete do adversário. A prática da esgrima traz uma série de benefícios, como: aumento da força, equilíbrio e habilidades corporais, melhoria da resistência muscular, melhoria da agilidade de pensamento, raciocício e tomada de decisões, desenvolvimento da coordenação motora e desenvolvimento do poder de concentração.

        Luta Olímpica: é o nome dado a dois estilos de lutas (livre e greco-romana). O objetivo principal nos dois estilos é encostar e manter as costas (dois ombros) do adversário no tapete. Quando isso ocorre, o lutador que impôs o “encostamento” ao adversário ganha a luta. Porém, a vitória também pode ocorrer por “superioridade técnica”. Isto ocorre quando um lutador fica com 10 pontos de vantagem em relação ao seu adversário. Se a luta terminar, sem que nenhuma das situações anteriores ocorra, vence o lutador que somar mais pontos. Cada luta é disputada em dois tempos de 3 minutos. Os pontos são concedidos pelos árbitros de acordo com os golpes e movimentos realizados pelos lutadores. Não são permitidos: joelhadas, cotoveladas, puxar o cabelo, atingir os olhos, estrangulamentos, entre outros de caráter violento ou desleal. A principal diferença entre estes dois estilos está relacionada com as partes do corpo, que são permitidas para dar os golpes e movimentos. Na greco-romana, o lutador pode utilizar somente os braços e tronco para realizar defesa e ataque. No estilo livre o lutador pode usar qualquer parte do corpo para atacar e defender. As lutas greco-romana e livre são disputadas pelos homens, e as mulheres disputam apenas a luta livre. Assim como as outras lutas e artes marciais, os principais benefícios da prática da luta olímpica são: desenvolvimento da coordenação motora, aumento da força, equilíbrio e habilidades corporais, aumento da resistência muscular, melhora na concentração, e na agilidade de pensamento, raciocínio e tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (188.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com