TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Interdisciplinar Cultura do Movimento

Por:   •  13/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.206 Palavras (9 Páginas)  •  1.671 Visualizações

Página 1 de 9

Cultura do movimento:O impacto da musculação na qualidade de vida

Ana Beatriz da Silva

Ítalo Silva Batista

Jefferson Sousa Lima

Ricardo Santos de Santana¹

Marcelo Giló Pereira²

        

RESUMO

Esse trabalho tem como objetivo principal demonstrar o modelo de musculação na cultura esportiva e o impacto que ela causa na qualidade de vida. O objetivo principal é mostrar que para a prática desse modelo, não há necessidade de uma idade padrão, um biótipo específico. Discutiremos o tópico de como a musculação se insere na vida, bem como as necessidades diárias de manter os exercícios e melhorar a qualidade de vida. Por ser o exercício mais utilizado no mundo, tem como objetivo aumentar a massa corporal magra e a condição física. Ainda na temática da cultura esportiva, veremos que só precisamos nos manter ativos e apenas praticar esportes que sejam claramente expressos e praticados no dia a dia.

Palavras-chave: Musculação, qualidade de vida, cultura.

1. INTRODUÇÃO

 Os alunos de Educação Física têm consciência da existência do termo cultura do esporte, e entendem, a partir do entrelaçamento corpo, natureza e cultura, a estratégia central de despertar polêmica, pesquisa e cultura, abrindo espaço para discutir como o sentido é também uma construção cultural. Devido ao estilo de vida atual, as pessoas estão cada vez mais sedentárias, mas podem se beneficiar de exercícios regulares de musculação, melhorando seu bem-estar e prevenindo a ocorrência de doenças. Por este motivo, é necessário apresentar brevemente a história dos exercícios de musculação, métodos de exercício, significado fisiológico, objetivos de treinamento, etc.

 A indiferença mais utilizada no mundo é o fisiculturismo, que mudou no Brasil há mais de 50 anos, o fisiculturismo é uma importante ferramenta na busca pela saúde. A musculação consiste em uma forma de exercício resistido no qual se tem grande controle de variáveis como: carga, tempo de contração, velocidade, etc. Vale ressaltar ainda que, variáveis como intensidade do exercício ,atuam como importante componente de versatilidade da prática da musculação, podendo esta, se adequar às diferentes faixas etárias, e ser praticada de acordo com os mais diferentes objetivos propostos pelos indivíduos que a praticam. 

"A Educaçã Física afirma-se, segundo as mais atualizadas pesquisas científicas, como atividade imprescindível à promoção e à preservação da saúde e à conquista de uma boa qualidade de vida." CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Confef, 2003).

 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Musculação na academia e seus Benefícios

  Dentre todos os ganhos provenientes à prática da musculação, o aumento de força seja talvez seja o benefício mais conhecido da musculação, embora ela não seja usada ainda que apenas para quem busca saúde, mas também em busca da estética corporal. Para todos estes ganhos, a musculação exige acompanhamento específico por um profissional de Educação Física, devidamente instruído, pois as relações de volume e intensidade de treino alteram drasticamente os resultados obtidos com relação à prática de um treinamento com pesos. Outro fator bastante comum, principalmente fruto da geração atual, tida como hedonista em relação ao “culto ao corpo”, conforme a sociedade tem nomeado.

  As pessoas que procuram a prática da musculação por causa da estética, normalmente são pessoas que querem ter o corpo bonito e/ou definido, e fazem deste desejo uma motivação a manter-se psicologicamente com uma sensação de bem estar (TAHARA, 2003). A motivação destas pessoas encontra-se no desejo dessentirem-se bonitas, desejadas, e veem na atividade física um meio de conseguir o que querem, com relação a si e aos outros no ambiente que a cerca. Lembrando ainda que a musculação é apenas um fator de complemento, onde outros componentes, como: alimentação, hábitos de vida saudável e a própria motivação à prática da atividade física, somam-se na busca de um objetivo positivo para o indivíduo que a pratica. A musculação teve se origem ainda no século XIX, considera se o pai da musculação Eugene Sandow, tornou a musculação exercida em uma prova onde o uso da força aplicada por maiores e melhores músculos. Essa prova deu se em Londres em 1901 , onde contava com 156 atletas e teve como vencedor Willian Murray. Sandow inventou os aparelhos para a pratica da musculação e aperfeiçoou outros já existentes, criando cursos de ginásticas já oriundos do princípio da musculação.

 A qualidade de vida também está relacionada diretamente com a frequência da prática da musculação, o bem estar físico , social e emocional em que o mesmo traz esta seção, o autor deve se preocupar em apresentar o trabalho resultante de sua pesquisa. Isto implica uma apresentação clara, lógica e objetiva, seja negativa ou positiva. Para a apresentação, o autor poderá fazer uso de diversas ferramentas como dados estatísticas, tabelas, gráficos e outros, de forma a complementar o texto e amparar as análises discutidas.

   Buscar por bons profissionais da áera da musculação é muito importante para a realização dos exercícios. Um bom profissional de educação física passa mais confiança, gera mais resultados e  evita que ocorra lesões aos praticantes do esporte,  levando mais bem-estar a cada um deles.

 “Em razão do estilo de vida de hoje as pessoas estão cada vez mais sedentárias, porém elas poderiam beneficiar- -se com a prática regular de atividade física, melhorando o seu bem-estar e, ainda, prevenindo o surgimento de doenças.” (Schwartz Tahara, 2003).

[pic 1]

        

  De acordo com JOSÉ SNATAREM(2012)  A musculação tem sido um fator primordial no combate as diversas doenças e no aprimoramento da saúde em geral, seus efeitos são compreendidos como cuidados e melhorias no sistema cardiovascular , respiratório e do metabolismo. A musculação é um dos exercícios mais seguros de todos os tempos, em todos aspectos da vida de um indivíduo.

  Segundo José Santarem (2012), “dentre as diversas formas de atividade física , a prática como a “musculação” pode ser executada até em ambiente doméstico, sendo possível promover saúde” hoje a musculação atua como importante ferramenta em busca de saúde, e tem a sua prática cada vez mais popularizada (FLECK; FIGUEIRA, 2003). “Desde a década de 80, tornou-se popular a realização da Musculação, que é um meio de treinamento de força (Chagas e Lima, 2008), nas academias de ginástica, por pessoas de diferentes faixas etárias e sociais, a fim de obterem resultados relacionados à estética e/ou à saúde (Da Silva, 2008) ”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (184 Kb)   docx (68.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com