TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Ginastica Geral

Por:   •  28/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PROJETO DE PRÁTICA

ZUMBA FITNESS – GINÁSTICA E DANÇA

Paulo Robinson Lopes

R.A 1176998

BATATAIS 2015

Introdução:

A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental. (Wikipédia)

A GG (Ginástica Geral) pode proporcionar, além do divertimento e satisfação provocada pela própria atividade (na medida em que busca o resgate do núcleo primordial da ginástica – o divertimento), o desenvolvimento da criatividade, da ludicidade e da participação, a apreensão pelos alunos das inúmeras interpretações da ginástica, e a busca de novos significados e possibilidades de expressão gímnica (AYOUB, 2003).

As atividades são oportunidades privilegiadas, porque são geradas criativa e espontaneamente, a partir da tomada de contato com o outro, da percepção e reflexão sobre as pessoas e a realidade na qual estão inseridas. Apresenta-se então dotada de um caráter de autonomia, liberdade, o que favorece também o convívio em novos grupos, fazendo com que o indivíduo alargue as fronteiras do seu mundo e intensifique assim suas comunicações. As vivências no campo da GG têm a função de sociabilização, além de solidariedade e identificação social. Assim, podemos considerá-la como elemento privilegiado no contexto educativo. (Revista Jataí)

A ginástica e a dança são manifestações da cultura corporal que hoje integram o universo da linguagem artística contemporânea, compondo, um denso registro de saberes, gestos, sentidos e significados que, de alguma forma, exprimem e permeiam a realidade complexa em que vivemos. (Brasileiro e Marcassa, 2008 - periódico)

A Zumba Fitness é uma modalidade que envolve dança e movimentos de ginástica, que está sendo difundida no mundo todo, fundada por Alberto Perez na década de 1990, traz consigo os ritmos latinos como passos básicos, sendo eles: Merengue, salsa, cumbia e reggaeton, depois desses ritmos básicos que envolvem a zumba, têm os outros ritmos: internacionais, samba, bellydance, quebradita, soca, africano, indiano, entre outros.

O principal objetivo da zumba é se divertir, desestressar, e conviver com outras pessoas, e por consequência dos movimentos de ginástica disfarçados na dança, traz uma queima calórica razoavelmente alta.

Objetivo:

Montar uma aula prática onde serão trabalhados movimentos da ginástica geral.

Materiais e métodos: 

A aula tem duração de 45 minutos e é composta por uma música de aquecimento (warm up) onde pode-se coreografá-la ou expressar apenas os movimentos gímnicos, no decorrer da aula é passado os ritmos básicos que seguem, nesta aula não é passado passo a passo, mas os alunos devem seguir as indicações que o instrutor fizer, sendo que a última música é mais lenta para resfriamento (coowdow), e logo depois a música de alongamento. A aula foi realizada no Colégio TEMA Objetivo de Jardinópolis com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e com os alunos do Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano), e foi utilizado apenas caixa de som e música como instrumentos para o desenvolvimento da aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (547.3 Kb)   docx (620 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com