TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira atividade do portfolio

Por:   •  10/9/2015  •  Artigo  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 3

AUGUSTO LOPES PUCCI - 1158061

Educação Física Bacharelado

ATIVIDADE PORTFÓLIO 3ª SEMANA - CICLO 1

Tutor Presencial: Prof. Gustavo Henrique de Andrade

Centro Universitário Claretiano

CAMPINAS

2015

A palavra luta e o termo esporte de lutas parece ser a mesma coisa, mas não são, na verdade podem ter significados parecidos, mas não são iguais. Luta pode ter diversos significados como luta pela vida, pela terra por um objetivo ou nesse caso em específico luta corporal com algum oponente.

Já o termo esporte de lutas é específico para algum tipo de luta que seja considerado como esporte, ou seja, uma associação de uma luta a um esporte.

Segundo Houaiss (2009) significa:

“prática metódica[...] que demande exercício físico e destreza, com fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e da saúde e/ou competição; desporte, desporto" (HOUAISS, 2009, s/p).

Por mais que uma luta e/ou arte marcial tenha uma interface bem  próxima a um esporte de lutas, somente pode ser considerado um esporte de lutas se a mesma tiver características comuns aos demais tipos de esporte como: “1) quantificação; 2) superação; 3) burocratização e institucionalização, via federações e organizações; 4)secularização; 5) especialização; 6) racionalização" (FRANCHINI;VECCHIO, 2011, p. 67).

A primeira necessidade para o surgimento das lutas foi a defesa pessoal seja ela para proteger a família, seu território ou grupo, e com o passar dos anos as lutas foram sendo associadas a manifestações sociais como: rituais (principalmente indígenas), para a preparação de guerras (surgimento no oriente e na Grécia antiga) e como jogos e exercícios físicos (Europa).

Como mencionado anteriormente as lutas foram logo associadas e utilizadas nas guerras, a partir dai foi criado o termo “arte marcial”  fazendo referência a Marte (segundo a mitologia romana é o deus da guerra) sendo então utilizada por diversos exércitos cada um com o seu tipo de arte marcial.

O tratado de Sun Tzu considerado como o mais antigo tratado de guerra existente menciona o seguinte princípio como o mais importante:

"[...] é melhor ganhar a guerra antes mesmo de desembainhar a espada [...] Muitas vezes, a vitória arduamente conquistada guarda um sabor amargo de derrota, mesmo para os próprios vencedores” (TZU, 2012, p. 9).        

Seguindo esse raciocínio para alcançar a glória não se pode perder de vista os seguintes fatores mencionados por ele (Sun Tzu): a doutrina, o tempo o espaço, o comando, a disciplina.

Este tratado remonta as turbulentas épocas dos estados guerreiros na China no século 1a.C, e hoje em dia temos o livro “ A arte da guerra” com diversas passagens citadas pelo considerado por muitos “mestre da guerra” Sun Tzu.

Hoje o livro é bem conhecido pelas suas estratégias militares que podem ser utilizadas em diversos âmbitos como no meio empresarial, nos negócios e nesse caso nos esportes, remetendo as estratégias de luta.

 

Referências Bibliográficas

FRANCHINI, E.; VECCHIO, F. B. D. Estudos em modalidades esportivas de combate: estado da arte. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, p. 67-81, dez. 2011.


HOUAISS Eletrônico.
Dicionário eletrônico Hauaiss da língua portuguesa 3.0 Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2009.

LEMOS, F. R. M. Esportes de lutas. Batatais: Claretiano, 2013. Unidade 1

TZU, Sun. A arte da guerra. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2012.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com