TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Educação Física

Por:   •  20/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  6.074 Palavras (25 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

Educação Física e Inclusão: Psicomotricidade na Infância; 2018. 14 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná.

RESUMO

O projeto aqui apresentado é direcionado para o ensino de Educação Física, mais precisamente voltado a Educação Infantil, contemplando a docência e a pesquisa sobre o tema Educação Física e Inclusão aliada à psicomotricidade. A sua justificativa é o fato de que, seus conceitos fazem parte do cotidiano das crianças com algum tipo de necessidade especial e, desde cedo as crianças podem e devem sofrer intervenções que sobre o que são tratados sobre eles. Objetivo geral deste estudo é discutir e trabalhar conceitos relacionados à Educação Física e Psicomotricidade e como se inserem na organização do trabalho desta área; sem esquecer de discutir como é imprescindível a formação e o preparo do docente para trabalhar com essa problemática. Para sua realização, pesquisa bibliográfica sobre o tema e o desenvolvimento de metodologias que envolvem ludicidade, jogos e movimentos, sendo necessários materiais adequados às práticas e avaliação contínua e sistemática dos processos desenvolvidos. Os conceitos trabalhados são:, e os autores são Fonseca, Negrine, Boulch e outros.                                                .

Palavras-chave: Movimento. Esquema corporal. Lateralidade. Equilíbrio. Educação.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        6

1.2        JUSTIFICATIVA        6

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        7

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        7

1.5        OBJETIVOS        7

2        REVISÃO DE LITERATURA        8

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        11

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        13

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

6        REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

Este estudo se configura como um projeto direcionado para o ensino de Educação Física, mais precisamente voltado a Educação Infantil, contemplando a docência e a pesquisa sobre o tema Educação Física e Inclusão com ênfase na Psicomotricidade na infância.                                 

           Instituições de ensino buscam oportunizar, às crianças, condições de desenvolverem capacidades básicas, aumentar seu potencial motor, utilizando o movimento para atingir aquisições mais elaboradas, como as intelectuais, como também sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos.                                 Para que esses objetivos sejam alcançados, as escolas estão adotando metodologias que visem o desenvolvimento motor através de uma série de exercícios psicomotores, jogos e brincadeiras.                                                 Essas atividades além de desenvolverem as estruturas físicas, também auxiliam na maturação mental, afetiva e social.         

Com a finalidade de contribuir com as intervenções pedagógicas dos profissionais de Educação Física justifica-se assim o estudo, pois, o trabalho pedagógico deve primordialmente respeitar o ritmo da criança e propiciar-lhe estimulação adequada para desenvolvimento de suas habilidades. Programas devem ser criados e implementados de acordo com as necessidades específicas das crianças.                                                                                        Com o projeto busca-se responder o questionamento sobre ser possível a inserção de alunos com dificuldades de psicomotricidade nas aulas e atividades de Educação Física.

                Objetivo geral deste projeto é discutir e trabalhar conceitos relacionados à educação física e psicomotricidade e como se inserem na organização do trabalho desta área.

Procura-se também apresentar a importância do domínio de conhecimentos específicos sobre a prática pedagógica com alunos com problemas de movimentos nas aulas de educação física; refletir sobre a realidade do professor no trabalho com alunos com essa deficiência (psicomotora) e apresentar metodologias inclusivas na Educação Física aliada à Psicomotricidade.

A Educação Física pode auxiliar a criança com necessidades especiais a se compreender através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.                                                                                 Psicomotricidade está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.                         Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (184.2 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com