TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pessquisa TCC Educação física

Por:   •  25/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.892 Palavras (12 Páginas)  •  1.102 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

MARCELO DOS SANTOS MACEDO (RA 1169305)

A EFICÁCIA DO TREINAMENTO INTERVALADO AERÓBIO NO ALCANCE DO CONDICIONAMENTO FÍSICO DE CORREDORES DE MÉDIA E LONGA DISTÂNCIA E OS SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

PELOTAS

2015

PROPOSTA DE TCC

A EFICÁCIA DO TREINAMENTO INTERVALADO AERÓBIO NO ALCANCE DO CONDICIONAMENTO FÍSICO DE CORREDORES DE MÉDIA E LONGA DISTÂNCIA E OS SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

1. REVISÃO DE LITERATURA

1.1 TREINAMENTO INTERVALADO

        Alguns estudos realizados nos programas de treinamentos de atletas de alta performance, em especial nos esportes baseados em locomoção, apontaram evidências de melhoras significantes no desempenho esportivo dos atletas submetidos à testes de treinamento aeróbico. Estas melhoras de desempenho são extremamente dependentes da relação volume-intensidade presente em uma sessão de treinamento. Desta forma, foram realizadas pesquisas científicas com a finalidade de escolher e manipular a intensidade, duração do estímulo e o período de descanso entre os estímulos, de forma eficaz, definindo assim, um treino que intercala períodos curtos e regulares de esforço, com períodos de recuperação, dentro da mesma sessão de treino. Este método de treinamento recebeu o nome de Treinamento Intervalado (TI) (CAVALCANTE, 2014, p. 144).

        Segundo Billat (2001, apud, CAVALCANTE, 2014, p.144), os primeiros registros sobre pesquisas de Treinamento Intervalado foram identificados no ano de 1959, tendo como autores, Reindell e Roskamm. No entanto, o TI foi popularizado, anos antes, pelo campeão olímpico Emil Zatopek, que venceu provas de maratona, 10.000 e 5.000 metros em Helsinquia, na Finlândia (1952). Desde então, corredores de média e longa distância passaram a utilizar em seus treinamentos, as técnicas do TI para melhora do desempenho e consequente melhora na capacidade de absorção máxima de oxigênio (VO2max).2.

        Alguns termos e conceitos como VO2max e Limiar do Lactato, só passaram a ser mensurados sistematicamente, entre os anos 70 e 80, ajudando os cientistas a determinarem cargas de treinamento, intervalo de descanso e intensidade. Atualmente alguns estudos sobre TI, vem associando os efeitos do treinamento em variáveis relacionadas a saúde, tais como, reabilitação cardiovascular, melhora no sistema cardiopulmonar e adequação do perfil lipídico (CAVALCANTE, 2014, p. 145).  

Outrossim, Volkov (2002, apud, COGO, 2009, p.20), afirma que o TI tem como objetivo, fazer com que o desportista corra com tal rapidez, que a aceleração despendida no treinamento lhe seja acessível e constante, ao longo de toda a distância, em futuras competições. Da mesma forma, Newsholme, Leech e Duester (2006, apud, COGO, 2009, p.20), salienta que os intervalos ou pausas são necessários, pois quando o coração trabalha com intensidade ele depende um pouco do metabolismo anaeróbio, sendo que os produtos resultantes deste metabolismo devem ser removidos pelo sangue durante os intervalos, entre os períodos ativos, permitindo que a carga de trabalho seja suportada.

Neste contexto, o Treinamento Intervalado deve ser combinado e sistematizado com o Treinamento Contínuo, para um programa bem elaborado de preparação de corredores, para tanto, existem na literatura vários métodos eficientes para desenvolver as capacidades físicas aeróbias necessárias.

Os Métodos Contínuos produzem efeitos fisiológicos, como aumento da capacidade cardíaca, redução da frequência cardíaca em repouso, etc. Dentre estes métodos podemos citar: “Cerruty”, Marathon-Training”, “Cross-Promenade”, entre outros. Já os Métodos Intervalados, tem por objetivo dar um novo estímulo antes da recuperação total do organismo. Estes métodos de treinamento dão ao atleta, maior resistência cardiovascular e respiratória, evita o super treinamento devido a um maior controle, economia de tempo no condicionamento, maior resistência ao estresse, etc. Alguns desses métodos são: o “Interval-Training Lento, rápido”, “Interval Sprint”, “Acceleration Sprint”, e outros. (JÚNIOR, 2000, p. 24/33). Diante dessas varáveis, observa-se a possibilidade de aplicação dos métodos de treinamento de corrida, em especial o TI, em programas de emagrecimento, reabilitação cardiovascular e pulmonar, valendo-se dos inúmeros benefícios apontados em pesquisas científicas disponíveis na literatura. Porém, alguns estudos compararam ambos os treinamentos comprovando a eficácia do TI. Segundo King (2001, apud, ALMEIDA e PIRES, 2008, p. 3) em pesquisa realizada com um grupo de mulheres acima do peso, obteve-se um resultado mais eficaz com o TI de alta intensidade (trabalhando a 95% do VO2máx no intervalo de trabalho e a 30% do VO2máx no intervalo de recuperação ativa) do que no TC de baixa intensidade (a 50% do VO2máx) com relação à redução da porcentagem de gordura, condicionamento físico e taxa metabólica de repouso. Conclui-se que o TI realizado regularmente produz aumento contínuo no gasto de energia maior que o TC, principalmente em indivíduos sedentários.          

2. JUSTIFICATIVA

        Para que se possa observar um contínuo progresso no condicionamento de um corredor de média e longa distância, é de suma importância um programa de treinamento elaborado com métodos eficientes e estimuladores. Desta forma, esta pesquisa é justificada pelo intuito de contribuir com corredores e treinadores, na concepção e planejamento dos diversos treinamento, demonstrando as evidências que atestem as vantagens e a eficácia da implementação, em programas de treinamentos de corridas de média e longa distância, de métodos de Treinamento Intervalado.  

Estudos mais recentes, por fim, vieram esclarecer a questão, e comprovar que a intensidade do exercício é o fator que promove maior consumo de gordura corporal e, consequentemente, propicia maior estímulo ao emagrecimento (KAMINSKI ET AL. 1993 e BALLOR ET AL. 1990, apud, Santos, 2003, apud, COGO, 2009, p. 34).

 

Diante deste contexto elaborou-se a seguinte situação problema: como comprovar a eficácia do Treinamento Intervalado, na busca do condicionamento físico de um grupo de corredores praticantes de corridas de média e longa distância e os seus benefícios para saúde?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (281.1 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com