TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De TCC

Por:   •  6/8/2013  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  1.164 Visualizações

Página 1 de 4

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Deve-se indicar o nome do autor do projeto, o professor orientador e a área temática (ou linha de pesquisa) na qual a pesquisa está inserida.

2 TEMA

Deve-se explicitar o tema escolhido para o desenvolvimento do projeto.

3 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Enfatizar o foco do assunto escolhido para a pesquisa. Deve-se restringir o objeto de pesquisa ao máximo e o apresentar em forma de título.

4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Apresentar a situação a ser abordada, fixando os limites da pesquisa. Este tópico deve determinar a questão de pesquisa, prioritariamente através de uma pergunta.

Exemplo: Quais os argumentos atualmente utilizados pelo Poder Judiciário brasileiro para deferir ou indeferir pedidos de alvarás judiciais de aborto por anencefalia fetal?

5 JUSTIFICATIVA

Trata-se da apresentação, em forma de texto, que demonstra a relevância e atualidade do tema, bem como na motivação para a sua escolha. Devem ser priorizados argumentos científicos e não pessoais que motivaram a escolha do tema. Sugere-se apresentar aqui, se houver, problemas práticos que demonstrem a relevância do tema. Lembre que um bom texto de justificativa do projeto será utilizado como parte da introdução da monografia em TCCII. Sugere-se a justificativa redigida entre 2 e 4 páginas.

6 OBJETIVOS

6.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo geral deve expressar a finalidade intelectual da pesquisa. Responde a questão: para quê pesquisar? Deve ter coerência direta com o problema de pesquisa e ser apresentado em uma frase que inicie com um verbo no infinitivo.

Ex.: Analisar comparativamente os argumentos atualmente utilizados pelo Poder Judiciário brasileiro para deferir ou indeferir pedidos de alvarás judiciais de aborto por anencefalia fetal.

6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentam os detalhes e/ou desdobramento do objetivo geral. Sempre serão mais de um objetivo, todos iniciando com verbo no infinitivo que apresente tarefas parciais de pesquisa em prol da execução do objetivo geral.

Exemplo:

• Revisar a bibliografia em Direito Penal sobre aborto;

• Revisar a bibliografia em Bioética sobre aborto eugênico;

• Coletar a jurisprudência nos tribunais estaduais sobre o tema, etc.

7 EMBASAMENTO TEÓRICO

O embasamento teórico também é chamado de “revisão da literatura”, “fundamentação teórica”, “referencial teórico” ou ainda “marco teórico”. Deve ser apresentado em forma de texto (sugere-se entre 5 e 10 páginas) que demonstre conhecimento básico da literatura científica sobre o tema, incluindo citações indiretas e/ou diretas. O texto pode ser dividido, para fins didáticos, em:

7.1 DEFINIÇÃO DE TERMOS: definições de palavras chave da pesquisa;

7.2 TEORIA DE BASE: texto que demonstre resumo de obra, teoria ou autor priorizado, considerado como a mais adequado para solução do problema;

7.3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (resumo dos autores de importância secundária, não necessariamente adotados, mas que serão importantes para a pesquisa).

8 METODOLOGIA

8.1 MÉTODO DE ABORDAGEM

Forma(s) de abordagem teórica da pesquisa.

Exemplo: método de abordagem dedutiva (do geral para o específico); indutiva (do particular para o gera); dialética (contraposição de idéias).

8.2 TÉCNICAS DE PESQUISA

Técnicas que serão utilizadas para a coleta de dados e para a análise dos mesmos. Exemplo: revisão bibliográfica; coleta de jurisprudência; análise de conteúdo de argumentos jurisprudenciais.

9 CRONOGRAMA

É a distribuição das atividades da pesquisa no tempo, incluindo período de TCCI e TCCII, que pode ser apresentada em forma de tabela. Contudo, a tabela não deve ser, obrigatoriamente, apresentada na forma idêntica a seguir. A tabela a seguir serve como exemplo e foram previstas atividades somente nos meses em que há atividade letiva regular (excetuando-se, portanto, os meses de janeiro e fevereiro).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com