TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ProJeto Para Tcc

Monografias: ProJeto Para Tcc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto:

A Importância da Brincadeira na Educação Infantil de 3 a 4 anos.

Justificativa:

Brincadeiras são indispensáveis para o desenvolvimento da criança, pois estimula o raciocínio a criatividade e a percepção, é por isso que precisamos incentivar as crianças a BRINCAR. O ato de brincar na educação infantil que para alguns, não é relevante, para as crianças, em especial, traz muitos benefícios, esses os quais envolvem várias esferas no comportamento e desenvolvimento das crianças, são eles: motricidade, cognitivo, psicológico e socialização. Isso porque enquanto a criança brinca, embora ela não perceba, vão se desenvolvendo em vários processos e fatores, que juntos, contribuem integralmente na sua aprendizagem de forma geral.

O brincar é muito mais importante do que fazer dezenas de exercícios de coordenação escrita. Se o corpo estiver preparado, a leitura e escrita chegarão naturalmente. (Buitoni, 1998, p.60)

Segundo Piaget "O brincar se dá de acordo com a faixa etária" “e não há outro jeito de aprender, as crianças aprendem agindo. Portanto quando privamos a criança de agir estamos incapacitando-a para a vida inteira.” Porém a falta de estrutura e um sistema educacional defasado tornam esse trabalho um tanto quanto difícil. Precisamos aplicar a pedagogia na vida dos alunos, pois esse é o caminho para uma sociedade mais justa e digna.

Vygotsky: Defende que a criança necessita de tempo e espaço para identificar e construir sua realidade e o faz por meio da prática da fantasia.

Sendo assim, podemos concluir que quanto mais a brincadeiras forem inseridas nas atividades pedagógicas melhor será o desenvolvimento da criança como ser humano e melhor será a capacidade de assimilação na fase adulta.

Problema:

O que se percebe na atual sociedade é que as crianças brincam cada vez menos por inúmeros motivos: por ter que trabalhar, por ter que estudar para tirar notas altas, por não ter com quem brincar e problemas em casa, discórdias, separação dos pais, dentre inúmeros motivos, diante disso elas estão crescendo com agressividade, estressados, individualistas, egoístas e até depressivos, ocasionados muitas vezes pela ausência do brincar na infância que é a atividade mais natural de agir e se expressar. E no aspecto educacional fazem parte do processo de formação do ser humano, isto porque através da observação de uma criança brincando é possível descobrir o estado de anímico, o temperamento, o desenvolvimento motor, afetivo, social e cognitivo; portanto facilitará o trabalho pedagógico dos professores de uma forma eficiente ajudando os seus alunos a crescerem sem nenhum prejuízo. É por isso que o professor deve conhecer a realidade de seus alunos, sabendo sempre intervir, dando credibilidade a si mesmo, para que possa fazer bons e novos trabalhos, e assim Brincadeiras e Jogos vão sendo reconhecidos pelas as crianças como necessidade da sua identidade.

Objetivos:

Geral:

Incentivar os professores a se interessarem por esse empenho pedagógico. (o brincar na escola).

Específicos:

Incentivar o brincar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com