TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Estágio

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.858 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

Projeto de Estágio Supervisionado Educação Infantil

Projeto de Estágio Supervisionado Educação Infantil do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros, a ser realizado na Escola Municipal Senhoria Gloria De Moura.

São Geraldo-Mg

Outubro de 2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 TEMA 4

3 JUSTIFICATIVA 4

4 OBJETIVO GERAL......................................................................................................4

5 OBJETIVOS ESPECIFICOS........................................................................................5

6 REFERENCIAL TEORICO 5

7 METODOLOGIA 8

8 CRONOGRAMA 9

1 INTRODUÇÃO

Como é sabido e já esperado por todos acadêmicos que cursam os cursos de licenciatura, em algum momento de sua preparação acadêmica estes se submeteriam a este processo tão falado que é o estagio.

E este é o momento para nós, acadêmicos do 5º período do curso de Licenciatura em Educação Física ofertado pela UNIMONTES - Universidade Estadual De Montes Claros em parceria com a UAB - Universidade Aberta Do Brasil.

De acordo com o artigo 2º do decreto 8.7497/82, na lei nº 6.494 de 07 de dezembro de 1977 estágio é:

’As atividades de aprendizagem social profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reias da vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito publico ou privado, sob-responsabilidade e coordenação da instituição de ensino’’. (Artigo 2º Decreto 8.7497/82)

Diante deste esclarecimento pode-se dizer que o ESTAGIO SUPERVISIONADO, ‘‘supervisionado’’ por assim dizer por ser um processo que deve ser realizado sob a orientação e supervisão de uma terceira pessoa membro da instituição que oferece o curso, o estagio é de grande relevância para o acadêmico, pois é o primeiro contato do alunado com o meio profissional do qual fará parte, em período ainda de construção do conhecimento acadêmico. Através do estágio o acadêmico tem a chance de vivenciar efetivamente todas as situações passiveis a sua profissão incluindo seus aspectos técnicos, científicos, culturais, éticos e humanos.

É um período de grandes assimilações a cerca do mundo trabalhistico e mais que isto, é um grato dialogo com a futura realidade de nós jovens profissionais.

2 TEMA

Educação Infantil

O corpo na Educação Infantil

3 JUSTIFICATIVA

O presente projeto de estágio tem como maior intuito despertar em nós acadêmicos o entendimento entre a teoria e a pratica. É componente obrigatório do curso e através dele esperamos responder perguntas feitas ao longo destes dois anos de curso, hoje no quinto período, no sentido de como será a pratica trabalhista vivenciada nas escolas. De tal forma este projeto justificasse de maneira que possamos compreender na pratica ou dizendo de forma popular com as ‘‘mãos na massa’’ os pontos positivos, negativos, as implicações e controvérsias da carreira escolhida.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

• Promover o treinamento e aprimoramento prático e teórico-pratico

• Avaliar a formação acadêmica adquirida

• Aproximar da comunidade escolar

• Aprimorar conhecimentos e informações ganhas ao longo do curso

• Estimular a pratica de pesquisas

4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Criar um espaço de trocas entre acadêmicos e alunos da Escola Municipal Senhorinha Gloria De Moura

• Entender a metodologia pedagógica

• Colocar em pratica situações apresentadas no curso

• Capacitar ao máximo os alunos conforme o prazo estipulado

5 REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - 1996) a educação infantil compreende educacionalmente o período de 0 a 6 anos de idade e deve ser oferecida em creches ou em entidades equivalentes, para crianças de 0 a 3 anos de idade, e em pré-escolas, para crianças de 4 a 6 anos. Mesmo não sendo obrigatória, a Educação Infantil é um direito público, e é de responsabilidade do município a sua oferta, com o apoio das esferas federal e estaduais.

Para constar; segundo dados resultantes de pesquisas realizadas pelo INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais no ano de 2000, a educação Infantil brasileira está em constante expansão e a maioria dos municípios brasileiros a oferecem. A função da educação infantil é relacionada ao CUIDAR da criança em espaço formal de educação, integrando alimentação, limpeza e lazer, ou seja, o brincar. Outro ponto relevante da educação infantil é a questão do EDUCAR, levando em conta o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança. A LDB em seu artigo 29 descreve: ‘‘A educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com