TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto historico educacional da educação fisica no brasil

Por:   •  30/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 4

        A educação física vem sendo marcada em sua historia desde que o movimento é marcado na vida do homem, com ele, traços politicos vem se manifestando na maneira que a educação física se instala na sociedade, a educação física tem suas origens sistemáticas nos movimentos doutrinários europeus, advindas das escolas de ginásticas alemã, sueca e francesa.  A ginástica alemã surte com o caráter militarista, ocasionando no crescimento do sentimento patriarca da sociedade, formando jovens com força e bravura a fim de defender o pais e preparar o mesmo para a guerra, inspirado nas doutrinas pedagógicas de Rousseau, Locke e Basedow que desencadearam a ginástica para trasceder a forma física de quem a praticava, com vigor no quisito da disciplina. A ginástica sueca tinha caráter pedagógico e higienista ( voltados para a saúde do homem), onde todos podiam praticar as atividades sejam trabalhadores, soldados e civis, tinham a ginástica militar, médica e ortopédica, pedagógica e educativa e estética, cada uma com seus fins, foi idealizada por Pehr Henrick Ling. A ginástica Francesa aderiu a três tipos de ginástica, civil, militar e médica, possuía  caráter moral e amor a pátria, visando o desenvolvimento social.

        Os jogos olímpicos foram revividos pelo Barão, no ano de 1894 onde conseguiu unir 12 nações, no qual conseguiu reviver os jogos e criar o COI, comitê olímpico internacional, no ano de 1896 acontece em Atenas na Grécia a volta dos jogos olímpicos, onde valorizaram a cultura da cavalaria, que mantida acima de tudo o respeito entre os participantes, dentre os objetivos dos jogos estavam a disseminação da educação física pelo mundo a fim de promover a saúde, dentro dos pressupostos dos jogos, que se mantida a honestidade, promoção da paz e da boa vontade e o interesse por uma vida sadia. Os princípios dos jogos eram a promoção dos mesmos em quatro em quatro anos, que os atletas fossem amadores, não ter distinção de raça, cor e religião e a união dos atletas do mundo em fraternidade.

        A educação física marca o Brasil no período Colonial através dos indígenas e escravos com rituais, danças, movimentos naturais ( correr, saltar) movimentos específicos (arremessar lanças, movimentos de defesa e ataque) e a própria capoeira que é marcada na cultura brasileira até os dias atuais. No período do Brasil império ( 1822 - 1889) a educação física era propriamente para o uso militar, devindo da influencia do método alemão, a mesma é inserida na escola no ano de 1854 através da reforma de Couto Ferraz. posteriormente no ano de 1882 tivemos uma segunda reforma sobre influencia do modelo do método sueco, a reforma Leoncio de Carvalho, no qual designa que a educação física se torna obrigatória como disciplina no currículo escolar.

        No período Brasil República ouve a visão da educação física para o adestramento de corpos, onde a sociedade estava em crescimento, os mesmos tinham que agüentar as fortes jornadas de trabalhos, a educação física atendia os objetivos da burguesia brasileira, havia forte influencia higienistica, para a formação de uma sociedade mais sadia. Dentre as concepções da educação física que marcaram o brasil estão a Higienista, militarista, pedagogista, competitivista e popular, cada uma com suas próprias características e objetivos politicos. higienita (voltada para a formação de uma sociedade sadia), Militarista( formação de jovens fortes e disciplinados, com amor a patria, prontos para defende-las), Pedagogista ( trabalhando tanto o corpo como educando a mente, fazendo a população brasileira a ser "socializada"), competitivista ( voltada a produção de atletas, marcando os mesmos como heróis, visando o patriotismo) e popular que é marcada até os dias de hoje, com o objetivo a ambito escolar de exercitar a criança de forma lúdica e corporalmente, remetendo a sociedade a pratica do lazer. Em 1980 temos uma crise de identidade da educação física, causada pela grande pressão de conteúdos e áreas trabalhadas pela mesmas, em 1987 tivemos um novo modelo da educação física nos cursos superiores de educação física, o bacharelado e a licenciatura, as humanas também entram na área como antropologia e sociologia, a educação física se fixa também na pedagogia. Concluindo minhas ideologias sobre a historia da educação física, nossa área por se tratar de uma ciência, está em constante adaptação, e todas as adaptações se fixa na historia da educação física, seja por marcos esportivos, eventos, novas visões e concepções educacionais, que transformam nossa maneira de ver e pensar sobre o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com