TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL

Por:   •  18/5/2015  •  Resenha  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO: O sedentarismo é um fator de risco para o surgimento de varias doenças que, pois através dele muitas doenças vão aparecendo e se agravando e que ao longo da vida podendo levar ate a morte precoce. A falta de informação sobre o sedentarismo e a falta de informação adequada sobre os benefícios da prática de atividade física regular durante a etapa escolar é um dos problemas de termos tantos problemas relacionados nesta área ao longo do desenvolvimento infantil. O objetivo do presente estudo é apresentar evidências sobre a importância da Educação Física Escolar na formação de alunos e, sobretudo em relação aos aspectos de saúde, a fim de que tanto os professores quanto os alunos tenham consciência da importância da prática regular de atividade física para a conservação da saúde e longevidade. Foram consultados em bases de dados os artigos científicos que possuíam como descritores, sedentarismo, promoção da saúde, educação física escolar. Abordou-searemos ainda no presente estudo também a evolução da Educação Física como ambiente promotor de saúde. Conclui-se queDesta forma, as aulas de Educação Física devem ser dirigidas a oportunizar aos alunos a possibilidade de vivenciar manifestações culturais, além de construir conhecimentos sobre um estilo de vida fisicamente ativo e proporcionar a sociabilizarão dos alunos e a pratica de esportes para uma vida mais ativa e saudável.

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL

A história da humanidade no planeta terra nos revela que as descobertas feitas inicialmente foram feitas através de humanos com uma inteligência espantosa, provando já que sozinhos, aprenderam a sobreviver.

Como os novos fatos que apareciam dia a dia, o homem teve que aprender também a se proteger, e com isso os movimentos corporais foram aperfeiçoados segundo as necessidades manifestadas durante as situação vivenciadas.

No Brasil já eram alcançadas esses demonstrações corporais pelos indígenas antes da chegada dos portugueses, empregavam para desempenhar as atividades diárias e de sobrevivência, quando os colonizadores tomaram o “comando” do país, implantaram técnicas de aprimoramento as capacidades físicas da população.

Os médicos higienistas também foram agentes principais desta manifestação de boa forma corporal, onde pregavam a higienização para a população e sua importância a fim de prevenir possíveis doenças contagiosas, virais e bacterianas.

A Educação Física tem na sua história um alcance significativo nos militares, já que visa melhorar a condição de vida dos indivíduos, tendo como objetivo nutrir uma sociedade mais saudável e assintomática.

Assim, a Educação Física no país foi idealizada e implantada pelos militares e por médicos higienistas, e hoje vem sendo aperfeiçoada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com