TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Investigativas Culturais do Movimento - Cultura Corporal

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

Prof.: Sérgio Tavares

Práticas Investigativas Culturais do Movimento - Cultura Corporal

GRUPO 7

Rio de Janeiro, 2018

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

Elaborado por:

Daniel Perrone de Freitas Matias – 2016123455

Isabelle Oliveira Pereira - 201617078

Juliane Nunes Leonardo da Silva - 2017180382

Levy Pimenta Custódio - 2016171748

Lucas Furtado Moreira - 2016121612

Rebecca Cristina Zolli Santana - 2016172022

Thaissa de Castro Moraes - 2016110541

Verônica Ferreira Salmistraro Sampaio - 2016171614

   Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física da Universidade Castelo Branco, como pré requisito para obtenção da nota  AV1 na disciplina de Práticas Investigativas Culturais do Movimento – Cultura Corporal; sendo orientado pelo professor Sérgio Tavares.

Rio de Janeiro, 2018

Introdução

        Neste estudo de campo relacionado ao tema indústria cultural , buscamos encontrar uma instituição que nos dias de hoje,mesmo com o desenvolvimento dos meios de comunicação, mídia,da imposição de padrões pela sociedade, e da própria comercialização da cultura, não fosse influenciada  a se adaptar a todas essas modificações para se encaixar nesse padrão cultural volátil.

        Para esse trabalho encontramos a igreja evangélica da obra da restauração de tudo, uma igreja pouco conhecida mas que já possui um trabalho espalhado por vários países. Em nossa exposição não buscamos tratar o assunto no contexto religioso ou sobre determinada entidade religiosa, mas sim sobre o aspecto cultural, e a Igreja em Augustus Vasconselos, como é chamada,  se encaixa no objetivo de pesquisa que buscamos devido a suas tradições culturais que se mantém ao longo dos tempos, vestimenta, restrições alimentares, entretenimento, arte, costumes e etc, são temas que os fazem ser diferenciados e condizentes com o objetivo da pesquisa.

        Para a elaboração da pesquisa de campo, tivemos o apoio de dois membros da igreja local, o Diácono Mauro Ferreira e seu filho Matheus Ferreira de Souza ( Foto, anexo) que é professor da escola bíblica local , os dois foram responsáveis por contar a história e trajetória da denominação e explicaram a origem e a importância de cada doutrina .

Historia

        Em 1962, na favela Nova Holanda no Rio de Janeiro, numa igreja Batista tradicional, um grupo de pessoas começou a enxergar a Bíblia de maneira diferente, começando a experimentar coisas novas, como glorificações em voz alta durante os cultos, pessoas falando em línguas estranhas, profecias, etc. Com isso, o resultado foi a divisão da igreja, pois haviam pessoas que não concordaram com aquilo que estava ocorrendo e saíram. As que ficaram, mudaram o nome da igreja para Batista Monte Carmelo, tendo como responsável por essa mudança e do início de tudo, o pastor Magno Guanaes Simões.Pouco tempo depois, o movimento ganhou proporções, surgindo novas igrejas e por fim, mudou-se o nome para Obra de Restauração. 

 

Doutrinas

        Nem todas as doutrinas são baseadas somente na biblia, muitas doutrinas foram criadas a partir  revelações  dos pastores que fundaram a obra entre 1962 a 2009, o versículo que da a base a eles a acreditarem

 Mídia e televisão

        Um dos pastores teve a revelação antes da criação da televisão que haveria a criação dela, porém o povo não saberia usar-la  e que a televisão seria uma ferramenta de alienação de massa

Por isso a comunidade da igreja não pode assistir televisão em casa, porém pode assistir filme e ouvir musicas que do gênero gospel.

Casamento

        Com base nos casamentos bíblicos eles só podem casar a partir do momento em que o senhor Jesus discernir qual vai ser a esposa de cada um, ou caso desperte o sentimento por parte de um ou de outro antes de falar com a pessoa deve-se comunicar primeiro ao pastor, e ai o pastor comunica aos pais da pessoa e só a partir dai dão inicio ao noivado de 1 ano e ai eles podem casar.

        No processo do casamento a igreja organiza um mutirão com os homens na construção da casa  e a igreja se mobiliza com ofertas para ajudar o casal. Caso os noivos não tenham uma casa a igreja tem uma casa própria onde eles poderão passar um tempo até que arrumem uma casa, pois não é permitido morar de aluguel.

Cabelo como o véu

        De acordo com eles as mulheres não podem cortar o cabelo de forma alguma, pois representa o véu, que seria um pano usado durante o culto, baseado em primeira coríntios 11:1-16 que explica o porque de usar o véu durante o culto.

        Existe um padrão de corte masculino também. pois no antigo testamento os projetas precisavam andar com cabelos longos e barbas grandes para serem reconhecidos desta forma, porém no novo testamento receberam a ordem para não deixarem seus cabelos e barbas longos.Agora o cabelo precisa sempre estar feito e sempre sem barba

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (83 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com