TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas da Educação Física

Por:   •  18/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

As práticas de atividade física, lazer e saúde na prática profissional da Educação Física no ambiente escolar está cada dia em muita evidência, seja por meio das mídias que forçam cada vez mais uma vida e um corpo saudável seja dentro do próprio meio escolar e até mesmo dos círculos de amizade.  

 Nos dias de hoje onde a globalização está cada vez mais rápida junto a tecnologia faz com que os seres humanos, principalmente crianças e jovens deixem de lado seu lazer, atividades que promovam uma atividade física e até melhorem a sua saúde por uma prática mais sedentária seja por meio de celulares, computadores, televisão. Temos que encorajar a atividade física, o  lazer dentro do ambiente de cada um, com suas necessidades e valores, para que possam ter uma melhor qualidade de vida e até sentir um prazer, diversão por algo.  

Tendo em vista esse ponto, abordaremos o que cada indivíduo entrevistado realiza no seu dia a dia com seu tempo livre e em relação as suas atividades, sejam elas físicas, de lazer, prazerosas ou não, dentro do seu ambiente escolar e no decorrer dos seus dias. Levando em conta desde suas atividades mais leves a atividades vigorosas, com o objetivo de melhorar suas atividades psicossociais e termos a convicção para realizar um melhor trabalho de lazer, atividade, dentro do ambiente escolar.

Desenvolvimento

É Importante ressaltar que para a realização das práticas de atividade física e lazer dentro do ambiente escolar o profissional de educação física deve estar atento e com um planejamento a cada dia de atividades onde o público alvo, alunos de diferentes faixas etárias separados por séries em andamento serão orientados a um conhecimento do corpo, sua utilidade, reflexos motores, interação social, comprometimento, atenção ao próximo, melhoria na qualidade de vida e até mesmo higienização corporal. Deve-se oferecer momentos que valorizem a cultura local, infantil ou juvenil dentro da realidade encontrada para atividades motoras e físicas de lazer. Tendo uma conversa com os alunos essas práticas poderão ser de muito mais valor e aprendizado tendo em vista que cada um possui um limite, onde o aluno pode descrever sua vida cotidiana com atividades físicas de lazer ou não e até mesmo seus problemas sociais.

Com a aplicação do teste, temos a convicção de que a maioria das crianças e adolescentes nessa faixa etária estudantil não tem a prática do lazer pago como prioridade em suas vidas. A prática de atividade física dentro do ambiente escolar propicia a cada um deles um prazer que não possuem fora do mesmo. A probabilidade de que esses alunos tenham uma maior qualidade de vida é menor do que possuem uma melhor renda financeira onde podem praticar esportes em academias, clubes.

Conclusão

Contando com a ajuda de professores e alunos dentro do ambiente escolar concluímos que existe sim um benefício na aula de educação física dentro do lazer, saúde e atividade física.

A maioria dos alunos pratica alguma atividade dentro ou fora de escola, como separamos em dois grupos, praticantes ou não de atividades físicas ficou mais fácil a compreensão dos dados, porem em conversas realizadas com os mesmos verificamos que a maioria tem um tempo para seu lazer, talvez não toda semana, mas em alguns dias do mês.

Sendo assim de suma importância a prática de atividades físicas dentro da escola, alguns alunos tem ali uma oportunidade de lazer, prazer, seja com jogos, dinâmicas ou até mesmo o curto aprendizado de alguns esportes como o futebol e o atletismo que são um dos esportes mais práticos de se conseguir efetuar dentro da escola, ele reúne todos da turma, promovendo uma maior socialização onde também se refletem o contato humano, a interação, respeito, criação de valores como as regras na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com