TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Fisiologia Humana e Geral

Por:   •  29/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.735 Palavras (11 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 11

Portfólio de Fisiologia Humana e Geral

Questões de Fisiologia

Raul César Ribeiro Silva

8039794

Polo Claretiano de Belo Horizonte - MG

2018


Questões de Fisiologia Humana e Geral

Respostas:

Fisiologia Celular:

1) Retículo endoplasmático liso: é a parte do retículo endoplasmático livre de ribossomos e é responsável pela síntese de substâncias lipídicas nas células.

Retículo endoplasmático rugoso: é a parte do retículo que possui ribossomos aderidos nas suas estruturas e é responsável pela síntese proteica nas células.

Complexo de Golgi: funciona em associação com o retículo endoplasmático, onde as substâncias que estão no retículo são transportadas para dentro de si, onde serão processadas para a formação dos lisossomos, vesículas secretoras e outros componentes citoplasmáticos.

Lisossomos: são organelas que são dispersas no citoplasma e possuem enzimas hidrolíticas, que são responsáveis pela quebra de estruturas celulares danificadas, partículas de alimentos ingeridos pela célula e materiais indesejados como as bactérias.

Mitocôndria: são organelas são responsáveis pela extração de energia dos nutrientes para a síntese de ATP e funções celulares. Possui duas membranas, uma externa e interna, e é nessa organela que ocorre também a biossíntese aeróbia de ATP.

2) Os quatro tipos de transportes são: difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo.

Difusão simples: é um transporte de processo passivo, onde por meio de sua energia cinética, realiza um movimento contínuo das moléculas através dos poros da membrana celular. Por ser um processo passivo, não gasta energia, e a força motriz é o seu próprio gradiente de concentração entre os lados da membrana. Exemplo: água, gases, íons e pequenas moléculas.

Difusão facilitada: é um transporte de processo passivo, onde precisa de uma proteína transportadora ou carregadora ser realizada. A molécula acopla-se nessa proteína pertencente à membrana e se desloca para ambos os lados, realizando a movimentação dessa molécula. A força motriz é o gradiente de concentração do soluto. Exemplo: glicose e aminoácidos.

Osmose: é o transporte da água (solvente) através de uma membrana semipermeável (permeável à água e impermeável ao soluto), devido ao espessamento curto do poro da membrana. A água passa de um meio menos concentrado de partículas para um mais concentrado. É um processo passivo e a força motriz é o gradiente de concentração da água. Suas partículas existentes nos seus meios intra e extracelulares exercem a pressão osmótica, que determina a osmolaridade da água na membrana própria pressão que interrompe esse transporte. Exemplo: a própria água.

Transporte ativo: é o transporte de substâncias contra um gradiente de concentração. É um processo ativo pois gasta energia e necessita de um carregador ou transportador específico. Exemplo: íons cálcio, bomba de sódio e potássio, ferro, hidrogênio, cloreto, alguns açúcares, aminoácidos e outros.

3) Despolarização: ocorre quando chega um estímulo na membrana celular, que a faz tornar permeável aos íons sódio, que entram imediatamente a favor do gradiente eletroquímico. Esse estímulo pode ser químico, mecânico, térmico, entre outros. E devido a essa entrada de sódio, que estão carregados positivamente, a polaridade é neutralizada à zero, ou ocorre uma inversão de cargas, tornando a célula carregada positivamente.

Repolarização: ocorre depois do aumento da permeabilidade da membrana aos íons sódio, onde os canais de sódio começam a fechar e os de potássio a se abrir, fazendo com que a membrana fique mais permeável ao potássio. Com isso, existe um excesso de cargas positivas e com a difusão dos íons de potássio para o exterior da célula, a polaridade é restabelecida, a tornando repolarizada.

Hiperpolarização: ocorre devido à atividade elevada da bomba de sódio e potássio. Como a célula está com excesso de sódio em seu meio interno, essa bomba passa a trabalhar de forma extremamente eficiente para a restabelecer o equilíbrio, enviando íons sódio para fora e íons potássio para dentro da célula. Essa hiperpolarização tem pouca duração, até o ritmo da bomba de sódio e potássio volte ao normal.

4) Neurotransmissores periféricos: acetilcolina, adrenalina e noradrenalina.

Neurotransmissores centrais: GABA (ácido gama-aminobutírico), glutamato, glicina, substância P, serotonina, encefalinas, hormônios peptídicos e outros.

Sistema Nervoso:

1) A função básica do SNC é receber informações sobre as variações internas e externas e produzir respostas por meio dos músculos e glândulas, além de contribuir para a homeostase, junto com o sistema endócrino.

As funções superiores do SNC são: a memória (capacidade de armazenar e resgatar informações), o aprendizado, o intelecto, o pensamento e a personalidade.

2) Vias aferentes: trazem as informações ao sistema nervoso central;

Vias eferentes: são as vias que levam a resposta que foi elaborada pelo sistema nervoso central ao órgão efetuador da resposta, que pode ser um músculo ou uma glândula;

Vias de associação: são vias que analisam as informações e as armazenam sob a forma de memória para elaborar padrões de respostas ou as respostas espontâneas.

3) Essas ações são o andar de bicicleta, tocar instrumentos como o violão, entre outras atividades motoras. Isso ocorre devido às diferentes informações sensoriais, auditivas e visuais que chegam ao cérebro.

4) Os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático secretam acetilcolina, e por isso, são chamados de colinérgicos. O sistema nervoso simpático secreta principalmente a adrenalina pelo seus neurônios, e por isso, são chamados de neurônios adrenérgicos.

5) Essas informações são utilizadas para atender funções como: percepção e interpretação, controle do movimento, manutenção de consciência e regulação de funções de órgãos internos.

6) Fadiga sináptica é o meio pelo qual o sistema nervoso permite que uma reação nervosa desapareça para dar lugar a outras reações. As sinapses na maioria das vezes se fadigam, o que não ocorre com as fibras nervosas. Algumas sinapses se fadigam mais rapidamente que outras e, se isso não ocorresse, um indivíduo nunca poderia parar um pensamento, uma atividade muscular rítmica ou outra atividade rítmica prolongada do sistema nervoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (304 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com