TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECREAÇÃO E LAZER

Por:   •  24/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

RECREAÇÃO E LAZER


SIDNEI FARIAS PIO – 1162793

ATIVIDADE ESTUDADA

Trabalho      apresentado ao    Centro Universitário      Claretiano para a disciplina RECREAÇÃO E LAZER como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor ROBSON AMARAL DA SILVA.

VITÓRIA - ES
2018

[pic 2]


                                                                                                                                                             

IDENTIFICAÇÃO:

Disciplina:

RECREAÇÃO E LAZER

Turma:

Nome do Tutor:

ROBSON AMARAL DA SILVA

Nome do Aluno:

SIDNEI FARIAS PIO

RA:

1162793

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO

6ª Semana 26/03 a 09/04/2018

A Unidade 4 do nosso material didático (SILVA, 2014) tem como eixo central a discussão sobre o processo de formação e a atuação profissional no campo do lazer. Vimos, a partir dos estudos realizados, que se trata de um processo complexo e que a busca por uma formação e atuação profissional consistente e contextualizada é cada vez mais necessária.

Para isto, elabore um texto dissertativo sobre as competências necessárias para atuação do profissional de Educação Física no campo do lazer. Em seu texto devem estar destacadas (deixá-las em negrito) duas competências que você entende como necessárias para uma atuação contextualizada no segmento do lazer. Utilize em sua argumentação os conteúdos abordados nas leituras indicadas, pois isto lhe auxiliará na estruturação de seu trabalho.

Pontuação:

A atividade vale de 0 a 1,5.

Resposta à Atividade:

As competências necessárias para atuação do profissional de Educação Física vão muito além do currículo disciplinar empregado pelas instituições de ensino. A abordagem, além de técnica ou direta com enfoque na especificidade, ou deve ser crítica ou indireta com analise no conteúdo cultural e funcionalista. A visão do profissional de Educação Física deve permear a sua totalidade no exercício constante da reflexão e compreensão da sociedade que o envolve.

Na minha concepção, a abordagem da competência é referente a tendência crítica e a cultura com a perspectiva de reflexão, interação e disseminação de valores sociais. O profissional de Educação Física, quando atua nessa área, pode ser conhecido como animador cultural, agente cultural, gentil organizador, promotor de eventos, monitor de exposições e outras tantas denominações. A utilização desse profissional pode trazer ganhos em função de suas habilidades profissionais ao lidar com um público, seja ele específico ou que vá abranger um público maior ou de características mais ecléticas ou até pouco crítica. Tais ganhos estão relacionados ao fato de que não basta ser só o profissional do bom humor, engraçado, carismático, bem vestido de sorriso fácil e pouca competência, é necessário ter conhecimento e habilidade. No texto do material disponível, é relatado o aspecto desse profissional do bom humor: a relevância é ter bom humor, a competência é adquirida.

Conforme afirma (MARCELLINO, 2000, n.p): “os profissionais do lazer, cada vez mais, estão vendendo a sua personalidade, caindo em um processo de alienação. O autor acredita que a venda da personalidade é tamanha, que eles passam a pregar que o bom humor é mais relevante que a competência”.

 E porque não o contrário? Talvez por conta do pouco investimento na formação do profissional de Educação Física que pretende trabalhar na área, pode ser também a falta de equipamentos para aprimoramento do seu conhecimento e de prática, a vivencia com o material humano. No livro: Introdução ao lazer, é abordada essa questão em que estamos longe de uma reflexão, boa qualidade na formação, não sólida e que a atuação do profissional no mercado ainda é simplista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (176.7 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com