TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIENCIA A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO COM IDOSOS FREQUENTADORES DA ACADEMIA DA SAÚDE

Por:   •  29/11/2017  •  Artigo  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 6

RELATO DE EXPERIENCIA A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE EXERCICIOS DE ALONGAMENTO COM IDOSOS FREQUENTADORES DA ACADEMIA DA SAÚDE, SITUADA NO PARQUE DA CIDAE EM GUANAMBI-BA

Adauto Pereira

João Alírio

Nedson Magalhães

Tarley Neves

RESUMO:

INTRODUÇÃO:

A intervenção prática fora do centro de formação acadêmica propicia ao graduando a experiência como docente e uma maior aproximação com as práticas pedagógicas. Pois ministrar uma aula é, uma experiência difícil que exige do professor muito mais do que domínio do conteúdo trabalhado na aula a ser ministrada, como salienta Betti e Betti (1996) o professor ativa os seus recursos intelectuais (conceitos, teorias, crenças, técnicas), diagnostica a situação, elabora estratégias de intervenção e prevê o curso futuro dos acontecimentos. Pois uma situação de intervenção requer uma compreensão de que a atividade do docente não se resume à transmissão de conhecimentos, e sim na mediação juntamente com os alunos, para que as informações ocorram de forma recíproca. [...] as relações entre docentes e discentes envolvem comportamentos intimamente relacionados, em que as ações de um desencadeiam ou promovem as do outro [...] o aluno é um ser capaz de pensar, refletir, discutir, ter opiniões, participar, decidir o que quer e o que não quer. (SILVA e NAVARRO, 2012, P. 96).

Trabalhar o aperfeiçoamento das valências físicas flexibilidade, equilíbrio e agilidade em idosos por meio de exercícios de alongamento, requerem do professor um conhecimento e uma percepção crítica minuciosa, pois esse público requer uma atenção especial e uma forma bem peculiar de ministrar as aulas. Lopes, Farias e Pires (2012) além de todo o conhecimento específico que a área requer, o profissional de educação física, que atua com programas para idosos, deverá ser capaz de proporcionar um ambiente social acolhedor. Pois sabemos que o corpo do ser humano com o passar dos anos começa a sofrer com doenças degenerativas relativas à idade avançada e um exercício mal elaborado pode ocasionar um problema sério como lesão ou fratura. E o objetivo principal do exercício de alongamento é proporcionar além do bem estar, a possibilidade de avanços no cumprimento das atividades do seu dia a dia.

Dessa forma, pretende-se por meio deste trabalho descrever um relato de experiência de quatro alunos graduandos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia a partir de uma vivencia que se dividiu em três dias na Academia da Saúde situada no Parque da cidade, em Guanambi-Ba com o intuito de aperfeiçoar as valências físicas dos idosos inscritos na oficina por meio de exercícios de alongamento a fim de possibilitar melhorias no desempenho das atividades diárias que eles exercem. E também nos trazer experiências como docentes já que estamos em um curso de licenciatura e uma prática como essa é sem dúvida um estágio preparatório para nossa futura atuação como professores formados e inseridos no mercado de trabalho. Pois como reforçam Pimenta e Gonçalves (1990) a finalidade do estágio é proporcionar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará.

RELATO DE EXPERIÊNCIA:

No dia 02 de maio de 2016 as 17h00min, nos dirigimos à Academia da Saúde localizada no parque da cidade, situado aqui em Guanambi-Ba para realizarmos atividades físicas de alongamento em prol da melhora na qualidade de vida do público da terceira idade que frequenta o local. De inicio abordamos os indivíduos acima de sessenta anos praticantes de exercício físicos, que estavam presentes na pista de caminhada do parque e no entorno da academia, utilizando os aparelhos que foram implantados pela prefeitura e que são destinados à prática de atividades físicas. Apresentamos a proposta de trabalho e os objetivos da respectiva atividade.

No início da primeira aula explicamos a eles a finalidade a importância e os cuidados na realização dos exercícios de alongamento e as implicações no corpo na vida e no dia a dia deles, no segundo momento da atividade iniciamos com os exercícios de alongamentos começando do pescoço com movimentos de flexão e extensão descendo para os membros superiores com movimentos de flexão, extensão e rotação e por final os inferiores com exercícios de adução abdução flexão extensão entre outros. Durante essas atividades estávamos sempre próximos a eles corrigindo posturas e instruindo na realização do movimento de forma correta para evitar possíveis lesões e proporcionar maiores ganhos futuros. Sempre salientando a eles a importância respeito que devemos ter para com os limites do nosso corpo, independente de sermos jovens ou idosos.

Ao final do exercício realizamos uma atividade lúdica com música a fim de proporcionar um momento de relaxamento e descontração do público participante, sendo este um momento de vivência de passos simples e repetitivos do forró, facilitando a dinâmica da aula. Pois á dança praticada da maneira correta é comprovadamente uma atividade que proporciona ganhos ao idoso nas dimensões físicas, psíquicas e sociais.

No dia 03 de maio de 2016, retornamos a academia da saúde com o intuito de realizarmos a segunda etapa da nossa proposta de atividade de alongamento com o público da terceira idade. Os participantes foram os mesmo do primeiro dia de atividade, neste primeiro da aula iniciamos com alongamentos do pescoço, dos membros superiores e inferiores com alguns alongamentos sentados e deitados a fim de expandir o conhecimento deles em torno dos exercícios de alongamento. Lembrando que antes de realizar esses exercícios sentados e deitados perguntamos se eles teriam condições de fazer, e que quem não se sentisse a vontade não precisaria realizar a atividade, mas ninguém se recusou e a aula transcorreu naturalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com