TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO RELATO EXPERIENCIA

Por:   •  6/3/2021  •  Dissertação  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Licenciatura em Educação Física

Atividade: Relato de experiência

Na época que eu estava no ensino médio,  (final dos anos 80) a Educação Física era considerada uma mera atividade extracurricular, não sendo, portanto, identificada como parte integrante do currículo escolar como uma disciplina acadêmica. Eu trabalhava durante o dia e estudava de noite, então era dispensado das aulas. Não tinha notas bimestrais para nós (alunos dispensados) sendo registrado no boletim DT (Dispensa trabalho) na coluna referente a disciplina; com isso, era como se a disciplina não existisse.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) 9.394, trouxe alguns avanços para a área da educação física. Inseriu-a como disciplina obrigatória nas grades curriculares das escolas brasileiras, reconhecendo-a como componente curricular e também como área de estudo relevante na formação global dos indivíduos (Ainda tem a opção de ser facultativa em alguns casos.)

Muitos anos se passaram,  e  a educação física dentro da escola ainda é vista como algo recreativo e pratica esportiva, mesmo que seja uma disciplina regular.  

Atualmente os adolescentes são influenciados pelas mídias e o avanço tecnológico e isso termina afetando o seguimento da escola muitas vezes regido por um método tradicional. Não se pode negar que a sociedade está inserida dentro de um sistema capitalista que influencia os alunos.

Posso concluir que após as leituras propostas observo que se faz necessário verificar a importância de ver quais são os objetivos da Educação Física para o Ensino Médio e como lidar com essa transformação nesta nova era,  quebrar paradigmas nas aulas de Educação física, para que possamos assim,  dar um novo enfoque e uma identidade á disciplina.

Referências bibliográficas:

https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/6436/5461

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (366.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com