TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Verificar as Formas de Aquecimento e Alongamentos Utilizadas em Academias .

Por:   •  6/3/2023  •  Monografia  •  2.937 Palavras (12 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO

[pic 2][pic 3]

2022

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        TEMA        4

3        JUSTIFICATIVA        5

4        PARTICIPANTES        6

5        OBJETIVOS        7

6        PROBLEMATIZAÇÃO        8

7        REFERENCIAL TEÓRICO        9

8        METODOLOGIA        14

9        CRONOGRAMA        15

10        RECURSOS        16

11        AVALIAÇÃO        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19

  1. INTRODUÇÃO

De forma expressiva as pessoas estão se conscientizando cada vez mais sobre a importância da prática de exercícios físicos, seja para melhorar a qualidade de vida, estética ou socializar. Segundo Monteiro e Silva (2010) é impossível não notar os benefícios e as vantagens de se praticar atividades e exercícios físicos. Já que eles podem reduzir os riscos de doenças degenerativas, proporcionando uma qualidade de vida melhor e mais saudável.

Dentre as diversas formas de atividade física sistematizadas, os exercícios com pesos tem sido identificados como os mais eficientes para promoção de saúde geral e aptidão para a vida diária, sendo muito seguro até para pessoas debilitadas(Santarem,2012.) , com isso houve um aumento significativo de academias e modalidades por elas ofertadas, em um exponencial número de possibilidades para suprir diferentes objetivos, mas que trás também exposição a lesões corporais decorrentes destas práticas.

Em um programa sistematizado de musculação, seja ele voltado à saúde e qualidade de vida, hipertrofia, emagrecimento ou recuperação de lesões, diversas variáveis como volume de treinamento, intensidade de carga, número de repetições, número de séries, intervalo de recuperação, seleção dos exercícios, ordem dos exercícios, velocidade e frequência semanal entre outros podem ser manipuladas objetivando o melhor desempenho.

O roteiro habitual em uma seção de musculação com orientação é composto pelo aquecimento, seguido pela fase de condicionamento (exercício resistido), retorno a calma e flexibilidade. A prática do aquecimento e alongamento na musculação em academias foi o objeto deste estudo. Pois, os procedimentos pré e pós-treino, como aquecimento e alongamento estão entre os mais negligenciados pelos praticantes e em muitos casos pelos profissionais de educação física.

Este estudo foi realizado em uma academia na cidade de Senhor do Bonfim/BA, com o objetivo verificar quais formas de aquecimento e alongamento são utilizados nas aulas de musculação e a percepção dos alunos sobre a importância destes procedimentos. Para levantamento de dados foi aplicada uma pesquisa de caráter quantitativo observacional de corte transversal, através de questionário para mensurar a prática do aquecimento e alongamento nos treinamentos. Visto que. a pesquisa quantitativa considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las (MORESI, 2003, p-8).

  1. OBJETIVOS

 Objetivos Gerais:

Verificar as formas de aquecimento e alongamentos utilizadas em academias

.

Objetivos específicos

  • Verificar como são prescritas as diferentes maneiras de aquecimento;
  • Comparar o percentual entre praticantes e não praticantes do aquecimento e alongamento.
  • Analisar a relação entre melhora de desempenho e a prática do aquecimento e alongamento
  • Relacionar os fatores  idade, gênero, tempo de prática como os motivos que levam à realização ou não de aquecimento e alongamento na musculação

REVISÃO LITERÁRIA

  1. METODOLOGIA

O estudo fundamenta-se quanto à abordagem, em uma pesquisa quantitativa, utilizando a técnica estatística de porcentagem, representando em números e gráficos, as informações coletadas para classificá-las e analisá-las, pois a pesquisa quantitativa é focada na mensuração de fenômenos, envolvendo a coleta e análise de dados numéricos e aplicação de testes estatísticos (COLLIS e HUSSEY, 2005).

3.1 Tipo de pesquisa

O delineamento do presente estudo é classificado como uma pesquisa de caráter quantitativo observacional de corte transversal, que aplicou de um questionário construído especificamente para mensurar atitudes sobre o aquecimento antes do treinamento.

3.2 População e Amostra

Dentro da população praticante de musculação das academias da cidade de Senhor do Bonfim a amostra foi constituída por 72 alunos regularmente matriculados, sendo 50 mulheres  22 homens. Os participantes selecionados para participar deveriam responder o questionário (online) e não estarem com nenhuma lesão articular, músculo esquelética ou qualquer outra limitação física no período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (297.6 Kb)   docx (345.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com