TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE VISITA AO CENTRO BOM SAMARITANO DA TERCEIRA IDADE

Por:   •  1/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ESCOLA SUPERIOR SÃO FRANCISCO DE ASSIS (ESFA)

CAMPUS SANTA TERESA

RELATÓRIO SOBRE VISITA AO CENTRO BOM SAMARITANO DA TERCEIRA IDADE

Disciplina: Políticas Públicas

Professor (a): Pollyana Hoffmann Gums

Aluno(a): Letícia Santos

Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA)

Santa Teresa, 2018.

INTRODUÇÃO

Durante os dias 23 a 25 de novembro de 2018 foi realizada uma excursão ao Rio de Janeiro para fins acadêmicos pelos alunos do curso de Educação Física da Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA). Nos roteiros estabelecidos, foi programada uma visita ao Centro Bom Samaritano para a Terceira Idade com a finalidade de ter uma concepção da vida da população brasileira da terceira idade em asilos. Com base nessa finalidade, foram estabelecidos três quesitos sobre a população idosa brasileira:

  • Qual é a sua percepção sobre os idosos que habitam o Instituto Bom Samaritano?
  • Qual é a razão deles estarem lá?
  • Qual é a situação do idoso nos dias atuais?

DESENVOLVIMENTO

Dentre as questões elaboradas no tópico anterior:

  1. Qual é a sua percepção sobre os idosos que habitam o Instituto Bom Samaritano?

Através de uma boa conversa em que tive com os moradores do Instituto Bom Samaritano, presenciei histórias divertidas e alegres contadas com euforia por alguns moradores do local. Tive a oportunidade de passar um tempo com eles e assim saber mais sobre as histórias de vida e também o motivo em que eles chegaram até o Instituto Bom Samaritano.

Em relação a minha concepção sobre a vida dos idosos no Instituto, observei  que alguns precisavam realmente de mais cuidados do que outros, por serem mais frágeis em decorrência a idade e problemas de saúde. Para um pequeno grupo de idosos, havia certa independência em relação aos demais, porém sempre com a vistoria da equipe do Instituto.  Eles poderiam ter uma vida ativa fora da casa, porém ao final do dia, retornaria ao Instituto.

Em outra ala da residência, estavam idosos com uma saúde mais delicada, estavam deitados em camas, com auxílio de equipamentos e sempre vistoriados pela equipe de saúde da casa. Neste momento, senti um aperto do coração, pois, apesar dos esforços da equipe do Instituto Bom Samaritano, há um descaso do governo em relação à  falta de verbas  para o funcionamento da casa assim como salários atrasados de funcionários. Hoje a Instituição consegue sobreviver através de doações e voluntários.

  1. Qual é a razão deles estarem lá?

No geral, através de perguntas pessoais e estudos de literaturas, as causas mais citadas para a permanência dos idosos em asilos foram a falta de respaldo familiar e dificuldades financeiras. Comparando a família brasileira de épocas passadas com a atual, podemos perceber algumas alterações como a redução da estrutura familiar e a preocupação da estabilização econômica, reduzindo assim o tempo disponível para cuidados com a família. Com isso, no processo de envelhecimento, o individuo se torna mais dependente aos cuidados da família ou de terceiros. Muitas famílias recorrem na contratação de serviços para cuidados com os seus familiares ou no encaminhamento desses para alguma Instituição de asilo.

No quesito financeiro, com a chegada da terceira idade, ocorrem restrições da capacidade homeostática e aumenta a probabilidade de enfermidades, conseqüentemente, há um aumento de gastos em relação à saúde, em especial gastos farmacêuticos. Infelizmente, para algumas famílias, esses gastos superam as suas rendas e recorrem a Instituições em que possam dar um melhor cuidado aos seus familiares.

3-Qual é a situação do idoso nos dias atuais?

É notório o crescimento do número de idosos não só no Brasil, mas no mundo. Atualmente, as pessoas estão envelhecendo mais e a taxa de natalidade está em baixa, contribuindo ainda mais para uma população mais velha.  Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 1980 a 2005, em um período de 25 anos, a população idosa cresceu aproximadamente 130%.  Hoje em dia, há programas sociais e direitos visando uma melhor condição de vida aos idosos, porém a algumas falhas no sistema púbico tais como: redução em despesas previdenciárias devido ao déficit de contas públicas aliado com o baixo crescimento da economia do país.  Apesar de existir leis que promovem o direito do idoso, umas boas partes ainda não estão cientes dos seus direitos como cidadãos. Apesar de existir varias ações garantindo uma melhor condição a vida do idoso, há um descaso do governo em relação a falta de verbas destinadas a programas sociais e asilos, sendo esses sustentados por doações e ajudas voluntárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com