TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA QUE ABORDA A CONSTITUIÇÃO DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  24/9/2018  •  Resenha  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  2.173 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – UFJF

EDUCAÇÃO FÍSICA

METODOLOGIAS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

PROF. PROF. DR. LACERDA

05 DE SETEMBRO 2018

MERIANE ALVES DA ROCHA

RESENHA CRÍTICA QUE ABORDA A CONSTITUIÇÃO DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos do CEDES. ano. XIX, n.48, Agosto 1999.

O texto apresentado sobre a constituição das teorias pedagógicas da educação física foi escrito por Valter Bracht. O autor possui doutorado pela Universität Oldenburg (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Laboratório de Estudos em Educação Física do CEFD. Foi presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (1991/93 e 1993/95). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, formação continuada de professores, educação e epistemologia.

O texto aborda as influências que a educação física sofreu desde seu surgimento e a construção das teorias pedagógicas de acordo com alguns teóricos. Durante a apresentação dos conteúdos o autor demonstra os principais acontecimentos durante o processo de construção que resultou nas teorias pedagógicas da educação física nas escolas.

Tendo em vista que o surgimento da educação física sofreu influências principalmente médicas e militares buscava-se educar como busca da saúde, através de ginásticas militares que uma vez implantadas construíam ideias de que esse tipo de prática resultaria em corpos saudáveis e mais bem preparados, não se preocupando, porém com o intelecto, pois o corpo era o foco principal. Dentro desse contexto o autor destaca também o movimento carismático da igreja católica no Brasil que defendia que normas e valores são incorporados pela vivência corporal concreta.

Com todos os apontamentos sobre a importância de uma educação voltada para o corpo como indispensável na formação do indivíduo surgiu uma educação física escolar com o objetivo de colaborar na construção de corpos mais saudáveis e preparados para adaptação ao processo produtivo da sociedade e de sua política vigente.

Sem pausa nas influências visou-se uma orientação para a prática corporal esportiva orientada pelos princípios da concorrência e do rendimento com incentivos mais fortes trazidos da Europa. A educação física então sem mudar seus princípios agrega-se ao esporte com o intuito de preparar novas gerações para representar o seu país no campo esportivo.

O autor relata que somente na década de 90 a educação física passa a incorporar as discussões pedagógicas influenciadas pelas ciências humanas, principalmente a sociologia e a filosofia da educação. A educação física então recebe novas propostas que tinham idéias de oferecer oportunidades de experiências para garantir o desenvolvimento do indivíduo baseado na construção e vivências do seu cotidiano que está sempre em transformação e influências culturais. Destaca as teorias critico-superadora e a critico-emancipatória.

Esse ponto que o autor destaca as influências sofridas pelo campo das ciências humanas nos remete a uma concordância, onde consideramos que a educação física escolar busca um novo viés entendendo agora que o desenvolvimento do indivíduo perpassa por todos os aspectos e que a educação física como disciplina permite o esse desenvolvimento através da interação e socialização entre os alunos, e o reconhecimento do seu próprio corpo.

De acordo com Daolio (1995 apud Perim e Krug 2003) o nosso corpo encerra elementos da sociedade da qual fazemos parte. Através dele assimilamos normas e costumes específicos do meio que nos cerca num processo de “inCORPORAÇÃO”, como por exemplo, os gestos que fazemos ou a maneira como caminhamos. O mesmo esporte pode ser jogado de mais de uma maneira, adaptado ao biótipo dos moradores de determinada região ou, obedecendo a critérios culturais e religiosos, ser vetado às mulheres, ou ainda ser praticado com valores diferentes, visando a performance ou por simples lazer. Seja como for, podemos afirmar que tudo é influenciado pela cultura, inclusive a Educação Física, pois os elementos da cultura física que são os seus conteúdos, a ginástica, os jogos, a dança, a recreação e o esporte, são uma parte da cultura universal, que também é construída por ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com