TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: Duzentos anos da teoria de Dalton

Por:   •  25/4/2018  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  1.013 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO –campus Guanambi

 THÁIS STÉFANE ARÁUJO GOMES; VERENA BRITO MOURA

RESENHA CRÍTICA

Duzentos anos da teoria de Dalton

MARÇO- 2018

GUANAMBI-BA

TÍTULO:  Duzentos anos da teoria de Dalton

OBRA: FILGUEIRAS, C. A. L. Duzentos anos da teoria de Dalton. Química Nova na Escola, N°20, 2004.

RESENHA CRÍTICA

¹Thaís Stéfane Araújo Gomes;

²Verena Brito Moura.

As especulações sobre a constituição da matéria vêm desde a antiguidade, onde filósofos de variadas nacionalidades e diferentes épocas expressavam suas concepções sobre este assunto baseando se em concepções filosóficas. Foi somente a partir de Dalton que se usou cálculos quantitativos e experimentos em laboratórios para comprovar a teoria atômica.

        As primeiras especulações sobre a teoria atômica surgiram com os Eleatas no início do século V a.C., onde os mesmos acreditavam que todas as coisas aprendidas com os sentidos eram ilusórias, desde a mudança, o movimento e as variações. Mais tarde, Leucipo o contrapõem e traz a ideia do vácuo o que é contraposto por Aristóteles, já que, o mesmo acreditava exclusivamente na materialização das coisas onde as mesmas se diferenciavam pelas propriedades, funções e capacidades especificas de cada um, o que não era explicado pela teoria de Leucipo.

        Posteriormente houve muitos outros pensadores e filósofos que expôs diferentes abordagens e conceitos sobre o tema, mas foi apenas no início do século XIX que Jonh Dalton publicou a sua teoria atômica baseando-se em pesos(massas) relativos das unidades fundamentais dos elementos químicos com as combinações que estes apresentavam em seus compostos, ele explicou também através do sistema de notação como os átomos se combinavam para formar as substancias compostas. Porém o sistema de notação era muito complexo e foi superado pelo sistema ao qual o símbolo do elemento é dado pela letra inicial ou por uma combinação de letras presentes no nome do elemento.

Deve-se ressaltar as concepções de outros pensadores sobre a constituição da matéria que foi fundamental para formular princípios e/ou postulados que contribuíram para o desenvolvimento da ciência. No entanto, a teoria atômica explicada por John Dalton não teve uma aceitação de imediato devido a fatores como, a precária determinação experimental dos pesos atômicos e a confusão entre átomos e moléculas, porém, foi por meio da sua intuição teórica e das observações de laboratório sobre os estudos dos gases que Dalton formulou a sua tese sobre os átomos, onde, mais tarde foi aceita mundialmente com o esclarecimento da diferença de átomos e moléculas, e com resultados confiáveis dos pesos atômicos, tornando-se um dos marcos principais da química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com