TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o texto - A Teoria do Conhecimento

Por:   •  12/12/2017  •  Resenha  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

GARCIA, Ana Maria. A Experiência do Conhecimento. In: HÜHNE, Leda Miranda. (Org.). Metodologia Científica: Caderno de Textos e Técnicas. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2002. p. 34-41.

O texto “A Experiência do Conhecimento”, cuja autora é Ana Maria Garcia, graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e dedicada à formação profissional integrando o SENAC, aborda o modo como o processo do conhecimento é feito pelo homem e sua capacidade de usá-lo, além de mostrar que o pensar é uma arma de poder.

Já no início do texto, a autora Ana Maria Garcia deixa claro que os homens consideram-se diferentes dos animais por possuírem razão, serem capazes de se relacionarem. O processo de conhecimento mostra que não se nasce pronto, “sabendo de tudo”, mas que se adquire o conhecimento com o passar do tempo. Dessa forma, o homem possui a capacidade de fazer conhecimento, usar conhecimento e posicionar-se diante do conhecimento. O fazer conhecimento está ligado à capacidade de reavaliação, de não adotar uma verdade absoluta para si. O uso do conhecimento é apenas uma forma acrítica de ver a realidade, onde o indivíduo não reflete sobre o mundo. Se há um posicionamento diante do conhecimento, há uma crítica nas formas de olhar para o mundo, colocando a possibilidade de reflexão como uma necessidade.

Garcia ressalta a relação dialética que existe entre o sujeito e o objeto, em que o primeiro utiliza uma linguagem para a mensagem ser transmitida ao segundo. O conhecimento só é conhecimento para quem elabora. Para quem é passado adiante, é somente informação. O objetivo da ciência é a universalização e a generalização dos fatos para a aplicação do saber geral. Para que isso ocorra, é necessário seguir um caminho preciso e bem estruturado.

O técnico trabalha como uma atuação do uso do conhecimento, onde a alienação passa a ser necessidade. Por isso, não possibilita o ato reflexivo, impedindo o desenvolvimento humano. O homem sofre uma ilusão sobre a ciência e a tecnologia dominarem tudo, graças às facilidades tecnológicas atuais. A ciência denomina-se uma ação por valorizar a prática. Por esse motivo, torna-se difícil desconstruir a “verdade” já estabelecida e refletir sobre o uso da tecnologia.

O texto sugere que o homem vem perdendo sua neutralidade, colocando a ciência como centro de todas as explicações e negligenciando as outras formas de saber, como o mito e a teologia. O pensar é uma ferramenta crítica para a compreensão do diversos tipos de saber.

No geral, o texto ajuda a compreender sobre o que é e como se manifesta o conhecimento para o ser humano e como a ciência pode tornar o homem alienado, sem capacidade para refletir e criticar. O conhecimento é adquirido de acordo com o desenvolvimento do indivíduo e o texto esclarece a capacidade que cada pessoa tem em relação ao conhecimento. Positivamente, a autora consegue transmitir toda a informação necessária sobre a experiência do conhecimento e deixa claro todo o processo e as consequências dele.

MARIA CLARA CARVALHO NUNES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com