TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPOSTAS CARDIORRESPIRATÓRIAS NO SALTO COM CORDA COM DIFERENTES INTENSIDADES

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

RESPOSTAS CARDIORRESPIRATÓRIAS NO SALTO COM CORDA COM DIFERENTES INTENSIDADES

Kainan Alves Galvão da Silva¹

Rodrigo Marques¹

  1. INTRODUÇÃO

Pular corda, assim como qualquer exercício físico, tem como uma de suas principais características tirar o organismo da homeostase, devido ao aumento instantâneo da demanda energética, e quando isso ocorre ajustes no sistema cardiorrespiratório acontecem como adaptação aguda do exercício¹.

A compreensão das respostas cardiorrespiratórias durante a execução de exercícios em diferentes intensidades é considerado essencial para a prescrição de programas de treinamento², pois ao analisar as respostas podemos saber o quão intenso está o exercício.

Dentro das adaptações agudas do sistema cardiorrespiratório temos como consequência o aumento do Vo2e Frequência Cardíaca (FC)3, que serviram de parâmetro para estratificar as reações cardiorrespiratórias que ocorrem no salto com corda em diferentes intensidades.

O salto com cordavem sendo muito estudado, principalmente quando abrange o treinamento pliométrico4, coordenação5,6, o salto com corda sob diferentes condições de informação7 e as variáveis cinemáticas do padrão de pular corda em função da frequência da corda8, mas encontramos poucos artigos que avaliam o estresse cardiorrespiratório causado pelo salto de corda, principalmente com diferentes intensidades ou maneiras de executar o exercício.

Um estudo publicado em 2013, elaborado por Serdar Ohan da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de Firat na Turquia analisou o efeito do treinamento de salto com corda, o treinamento durou oito semanas e foi executado três vezes a cada semana, participaram 40 atletas de basquete, sendo 20(n=20) grupo controle e 20(n=20) grupo experimental entre 16 e 19 anos,contava no programa de exercícios dez maneiras diferentes de se executar o salto com corda,o estudo avaliou os efeitos do deste programa treinamento na FC, potência anaeróbia, agilidade e tempo de reação em jogadores de basquete, e ficou constatada a melhora de características como FC em repouso e nas características anaeróbias, porém teve efeitos negativos no tempo de ração dos jogadores9.

Torna-se importante analisar qual a diferença percentual que o salto com corda em diferentes intensidadestemno sistema cardiorrespiratório, tendo em vista como este exercício é utilizado nas aulas de CROSSFIT, onde ele é executado de duas formas: SINGLE UNDER (quando a corda passa uma vez sob os pés a cada saldo vertical) e DOUBLE UNDER (quando a corda passa duas vezes sob os pés a cada salto vertical), alunos iniciantes e ou que tenham alguma dificuldade na realização do DOUBLE UNDER recebem a orientação de executar três SINLGE UNDER para cada DOUBLE UNDER.

Desta forma o presente estudo busca investigar quais efeitos serão causados no sistema cardiorrespiratório em atletas de CROSSFIT durante o SINGLE UNDER e o DOUBLE UNDER, e qual a diferença percentual de esforço cardiorrespiratório entre cadatipo salto.

Referências Bibliográficas

1-Brum C, Forjaz CLM, Tinucci T, Negrão CE. Adaptações agudas e crônicas do exercícioo físico no sistema cardiovascular. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, v.18, p.21-31, ago. 2004

2 - Mendes TT, Fonseca TR, Ramos GP, Wilke CF, Cabido CE, De Barros CL, et al. Six weeks of aerobic training improves Vo2max and MLSS but does not improve the time to fatigue at the MLSS. Eur J Appl Physiol 2013;113(4):965-73.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com