TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO HISTÓRIA DA MUSCULAÇÃO

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1][pic 2]

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO “JANE VANINI” DE CÁCERES

FACULDADE DE CIÊNCIA DA SAÚDE

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

HISTÓRIA DA MUSCULAÇÃO

Cáceres, MT.

2015/2

A história da musculação é muito antiga, existem relatos históricos que datam do início dos tempos e que afirmam a prática da ginástica com pesos, não se sabe ao certo o lugar exatamente onde ela teve sua origem, sabe-se que a milhões de anos atrás o homens pré-históricos já faziam algum tipo de musculação sem ao menos saber o que estavam fazendo, pois ao trabalharem eles tiravam pedras dos lugares, assim de alguma forma já se exercitavam. Escavações encontraram pedras com entalhes para as mãos permitindo aos historiadores intuir que pessoas utilizavam o treinamento com pesos.

Há algumas esculturas datadas de 400 anos antes de Cristo que relatam formas harmoniosas de mulheres, mostrando preocupação estética na época. Relatos de jogos de arremessos de pedras na data de 1896 a.C. No Egito foram encontradas paredes de capelas funerárias que relatam há 4.500 anos atrás homens levantando pesos na forma de exercícios.

Estudos mais aprofundados sobre musculação falam de um homem chamado Milo de Crotona que viveu na Grécia e queria ser o homem mais forte do mundo, começando a se exercitar levantando um bezerro para aumentar a força dos membros inferiores e esse bezerro foi crescendo e ficando cada vez mais pesado fazendo com que a força de Milo também aumentasse, até que o bezerro se tornou touro e o carregava para todo lado, um fator importante que Milo trouxe foi a preocupação com a suplementação alimentar.

A musculação como forma de competição teve sua primeira competição em 1901 em Londres. Competição foi intitulada: "O Físico mais Fabuloso do Mundo" e foi idealizada e realizado por Eugene Sandow e contou com 156 atletas. Nascido na Alemanha em 2 de abril de 1867, Eugene Sandow se tornou fisiculturista aos 18 anos, ficou conhecido mundialmente por se preocupar com a saúde e cuidados com o corpo, chamando a atenção do professor Louis Atilla, nascido na Alemanha em 1844 tendo muito destaque na história da musculação, treinando Eugene e inventor do treinamento com a barra e alteres, sendo que deixaram sua parceria em 1889. Em 1893 Louis criou se não o primeiro, uns dos primeiros centros de treinamento de fisiculturismo do mundo, a ainda em 1913 escreveu um livro sobre musculação. Eugene morreu em 1925 tentando tirar seu carro de um buraco na estrada após ter derrapado e teve hemorragia cerebral. Em 1880 à 1953 o halterofilismo teve uma grande evolução, sendo muito praticado, halterofilismo é o levantamento de peso com barra do solo acima da cabeça. Passando para o fisiculturismo, tendo como seus principais eventos Mister América em 1945, Mister Universo em 1948, Mister Olympia em 1965, Arnold Classic 1989 entre outros.

Em 1940 com Joe Weider preocupado com a saúde do corpo, fez uma publicação Your Physique onde definia o fisiculturismo com o propósito de desenvolver massa muscular e proporção equilibrada. Sendo que 1940 ocorreu o primeiro campeonato de fisiculturismo e John Grimek foi o campeão, nos anos de 1940 e 1950 surgiram grandes nomes, como Clarence Ross, Reg Park Steve Reeves e em 1960 teve sua primeira exibição tendo como vencedor Larry Scott (2x Mister Olympia), não esquecendo do mestre Arnold Schwarzenegger (7x Mister Olympia) o mais jovem fisiculturismo escolhido, tendo muito conhecimento, Sergio Oliva (3x Mister Olympia), Franco Columbo (2x Mister Olympia), Frank Zane (3x Mister Olympia), Nasser El Sonbat. Na época do grande uso de anabolizantes era visível nos atletas, tendo nomes com maior destaque Crys Dickerson e Samir Banout (1x Mister Olympia), Lee Haney (8x Mister Olympia), Dorian Yates (6x Mister Olympia), Ronnie Coleman (8x Mister Olympia), Jay Cutler (4x Mister Olympia), Dexter Jackson (1x Mister Olympia). Na década de 1980 aconteceu a grande evolução das mulheres no fisiculturismo, tendo como brasileiros em destaque Alex dos Anjos, Felipe Franco, Eduardo Correia, Fernando Sardinha, Kincas (9x), Jorlan (3x) e Luiz, o ganhador atual é Phil Heat de 2011 a 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (168.8 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com