TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM MULHERS INICIANTES NO TREINAMENTO DE FORÇA

Por:   •  23/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.911 Palavras (8 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 8

RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM MULHERS INICIANTES NO TREINAMENTO DE FORÇA

                                                                                                       Suzana Teixeira da paz    

RESUMO

As doenças cardiovasculares são as principais causas de mortalidade da população, atualmente as doenças cardíacas são o inimigo número 1 das mulheres, causando 1 em cada 3 mortes em todo o mundo. A obesidade abdominal, bem como a relação cintura quadril, apresenta-se como preditores para o desenvolvimento de tais complicações. Este estudo teve como objetivo analisar o risco de doenças cardiovasculares em mulheres iniciantes no treinamento de força. Foram avaliadas 60 mulheres, com média de idade de 30 ± 7,8 anos, no município de Iguatu-CE.  O risco das doenças cardiovasculares foi avaliado através da obesidade abdominal e pela relação cintura quadril (RCQ). Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva, com medidas de tendência central e distribuição de frequência relativa. Na análise da obesidade abdominal, apresentaram risco e alto risco de desenvolver alguma patologia cardiovascular respectivamente 26,7% e 48,3% das mulheres. Já em relação cintura quadril, 43,6% apresentaram risco moderado e 21% alto risco para saúde. As mulheres iniciantes do treinamento de força apresentaram um risco elevado para o desenvolvimento de patologias cardiovasculares. Desta forma estes resultados podem contribuir para políticas púbicas voltadas para saúde da mulher, incentivo à aquisição de hábitos saudáveis, bem como alimentação e adesão a pratica regular de atividade física.

Palavras-Chave: Saúde; Mulheres; Treinamento de Força.

ABSTRACT

Cardiovascular diseases are the main causes of population mortality, now heart disease is the number 1 enemy of women, causing 1 in 3 deaths worldwide. Abdominal obesity and waist -hip ratio, are presented as predictors for the development of such complications. This study aimed to analyze the risk of cardiovascular disease in women beginners in strength training. 60 women were evaluated, with a mean age of 30 ± 7.8 years in the city of Iguatu -CE. The risk of cardiovascular disease was assessed by abdominal obesity and waist -hip ratio (WHR). Data analysis descriptive statistics were used, with measures of central tendency and distribution of relative frequency. In the analysis of abdominal obesity, presented risk and high risk of developing a cardiovascular disease respectively 26.7% and 48.3 % of women. In relation waist hip, 43.6 % had moderate risk and 21% high risk for health. The novice women's strength training, presented a high risk for developing cardiovascular diseases. Thus these results may contribute to facing pubic policies for women's health, encouraging the acquisition of healthy habits and diet and adherence to regular practice of physical activity.

Key words:  Health; Women; Strength Training.

INTRODUÇÃO

O investimento econômico das doenças cardiovasculares cresceu significativamente nos últimos dez anos. Em 2000, as doenças cardiovasculares foram responsáveis pela principal investimento de verbas públicas em hospitalizações no Brasil e foram à terceira causa de permanência hospitalar prolongada. Entre 1991 e 2000, os gastos hospitalares recorrentes às doenças cardiovasculares cresceram cerca de 176% (Brasil, 2000. DBDDPA, 2001).

Segundo Mendonça (2001) o risco de se adquirir doenças crônico-degenerativas é analisado com base em diversas características modificáveis e não-modificáveis que acrescem na possibilidade de um individuo vir a adquirir a doença. Diante disso é necessário entender os conceitos de fatores de risco (agentes causais) e marcadores de risco (associado a maiores risco, todavia sem causas estabelecidas). O conhecimento tanto de um quanto do outro é fundamental para o manejo e prevenção de doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares são as principais causas de mortalidade da população, atualmente as doenças cardíacas são o inimigo número 1 das mulheres, causando 1 em cada 3 mortes em todo o mundo. A obesidade abdominal, bem como a relação cintura quadril, apresentam-se como preditores para o desenvolvimento de tais complicações. (SBC, 2007).

O acúmulo de gordura na região torácica e abdominal no sexo feminino tem apresentado uma crescente nas últimas décadas, devido às mudanças ocorridas no hábitos alimentares e de vida da população. Dessa forma os riscos cardiovasculares estão intensificados, avaliado pela obesidade abdominal, como afirma pesquisas recentes (Castanheira,2003; Martins,2003).

A Organização Mundial de Saúde aponta o uso da antropometria para o cuidado aos fatores de risco das doenças crônicas. Recomenda-se a medida da cintura e do quadril, além do peso e da altura, como protocolo para avaliar o nível de gordura abdominal. Esses parâmetros antropométricos ganham destaque nas pesquisas por apresentar um baixo custo de obtenção e fácil mensuração sendo utilizados tanto na clínica quando na saúde pública. (OMS, 1995)

Diante disso o presente trabalho teve como objetivo analisar o risco de doenças cardiovasculares em mulheres iniciantes no treinamento de força.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo quantitativo de corte transversal. Segundo Minayo et at (1994), estes tipos de estudos são apropriados para descrever características das populações no que diz respeito a determinadas variáveis e os seus padrões de distribuição em um único momento e segundo a perspectiva de Ramos; Ramos; Busnello (2005) o estudo quantitativo é aquele que pode ser calculado em números e são classificados e avaliados, utilizando-se de técnicas estatísticas. O método estatístico segundo Gil (2010) Adequa-se de uma teoria estatística das possibilidades e origina um fundamental auxílio para uma investigação em ciências sociais, bem como esses procedimentos estatísticos nos fornecem um bom reforço aos resultados alcançados, sobretudo diante a experimentação.

Foram avaliadas 60 mulheres, com média de idade de 30 ± 7,8 anos, que iniciaram a prática de musculação no município de Iguatu-CE. Todos os participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido.

Para realização da coleta de dados, foi utilizado um formulário no qual registrou-se os dados pessoais e antropométricos das voluntárias. Para a mensuração das variáveis estudadas foi utilizado o seguinte instrumento: fita métrica inelástica da marca Sanny® com precisão de 0,5 cm de largura, tanto para mensurar a medida abdominal, quanto à circunferência de cintura e quadril.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com