TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recreação, Lazer e Prática Pedagògica

Por:   •  6/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

JOSI MERI DE BOER CAMARGO

RECREAÇÃO, LAZER E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Atividade de Portfólio 10ª semana da Disciplina de História e Teoria da Educação Física professora   Ana Martha de Almeida Limongelli

Sengés

2016


Reconhecer o percurso da Educação Física é compreender a recreação em seu desenvolvimento histórico e cultural e o entendimento sobre o lazer é fundamental com relação a recreação.

A recreação pode estar relacionada à história da educação, pois ela é um importante instrumento pedagógico, no sentido de orientação e disciplina do corpo. A recreação é algo feito com prazer, satisfação e alegria. É toda e qualquer atividade que seja feita de forma prazerosa, trazendo alegria, bem-estar físico e mental, sem limitações de idade e tempo. Todo aquele que busca a recreação não deve esperar qualquer tipo de retorno, ela deve ser escolhida livremente e praticada espontaneamente.

O lazer é toda atividade realizada em tempo livre que não seja profissional, algo que se possa fazer livre e de espontânea vontade, podendo ser para repousar, se divertir ou até mesmo para uma participação social. Cada vez mais há uma busca pelos direitos de lazer, ter um tempo livre, buscar uma melhor qualidade de vida e com mais saúde. Entretanto vemos que o lazer como qualidade de vida também tem relação com o poder aquisitivo. Mas é necessário entender que não é necessário diretamente de algo pago para se ter lazer. Podemos usufruir de praças, parques, praias, etc, para realizar atividades que geram bem-estar ao corpo e a mente. As atividades de lazer são inúmeras, vai da caminhada, ginástica, prática de esportes variados, pintura, artes, cinema, teatro e até mesmo o simples ato de assistir tv, brincar com um animal de estimação ou passear com a família.

É neste contexto que as práticas corporais são explicadas: os esportes, as lutas, as danças, os jogos, as brincadeiras infantis, etc, envolvem toda a sociedade.

A Educação Física é uma prática pedagógica que se adapta às práticas corporais e ao que elas se destinam. O motivo pelos quais as pessoas se envolvem, tipo, práticas esportivas, porque uma modalidade é mais preferida que outra, por raça, gênero, dentre outros aspectos.

O Profissional de Educação Física, deve por sua vez trabalhar nas diversas diferenças de recreação e do lazer, na brincadeira e no jogo. Pois toda e qualquer atividade de recreação será uma brincadeira ou um jogo, não fugindo a isso. Os jogos podem ser pequenos, apenas para brincar e grandes, com carácter esportivo e de competição. É importante essa diferenciação, porque dependendo da faixa etária que se pretende trabalhar, pode ser escolhido que tipo de atividade empregar, pois é meio que natural, que as brincadeiras interessem mais as faixas etárias menores, os pequenos jogos ficam para o interesse da intermediária e os grandes jogos para as faixas etárias maiores.

O profissional pode utilizar-se de uma mesma atividade, adaptando esta ao público a ser atingido. Atualmente as modalidades esportivas estão mais organizadas, são cada vez mais procuradas e envolvem mais competição e habilidades físicas.

Ao trabalhar os conceitos da educação ligada ao esporte, o professor deve apresentar a vivência de várias modalidades esportivas, seu histórico, desenvolvimento, regras, etc. Para que o aluno possa escolher uma determinada atividade que mais se identifique e que mais desenvolva suas habilidades. Podendo assim formar cidadãos mais conscientes da função e da necessidade do Esporte na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com