TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final De Prática Profissional Em Educação Física

Por:   •  19/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.594 Palavras (27 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO

UNIDADE BARRA WORD - RECREIO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICA PROFISSIONAL EM EDUCAÇAO FÍSICA III

NADSON ALEX PIRES FERREIRA

UNIVERSIDADE ESTÁCIO

UNIDADE BARRA WORD - RECREIO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICA PROFISSIONAL EM EDUCAÇAO FÍSICA III

NADSON ALEX PIRES FERREIRA

Relatório apresentado ao Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Estácio como exigência para  aprovação do estágio curricular supervisionado da disciplina Prática Profissional em Educação Física III

Orientador: Thais Rodrigues de Almeida

  1. SUMÁRIO

  1. Caracterização do Estágio..............................................................................................00
  2. Introdução        00
  3. Desenvolvimento…………………………………………………………………………………………………………00
  4. Considerações Finais……………………………………………………………………………………………………00
  5. Relatórios Parciais……………………………………………………………………………………………………….00

ANEXOS.        00

  1. CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

        O presente relatório refere-se ao estágio realizado na Academia Djan Madruga situado à rua Desembargador Paulo Alonso, 870 - Recreio dos Bandeirantes-RJ, correspondente  à disciplina Prática Profissional Em Educação Física III. A Djan Madruga é situada em uma área  residencial, com clientela de pessoas de nível social médio a alto. Encontra-se próximo à  comunidade conhecida como Terreirão, a qual possui um centro comercial onde encontramos  de quase tudo, circulam alguns transportes alternativos (vans) e várias linhas de ônibus, alguns  fazem ponto final na rua ao lado. Há supermercados, farmácias, sacolão, casa lotérica, padarias  entre outros na comunidade próxima. Existe água potável, luz, esgoto e coleta de lixo,  manutenção emergencial quando preciso. O estágio ocorreu no período de 24 de abril de 2023 à 12 de Maio de 2023 pelo período da manhã, no horário de 5:30h às 10:30h com o foco na  área de musculação, e atuando de forma à auxiliar os professores, corrigir os alunos nos  exercícios, postura, técnica de execução correta, nas progressões de carga, e o comportamento  dos alunos na área de musculação.

  1. INTRODUÇÃO

        

        O estágio possibilita ao acadêmico de Educação Física, vivenciar a prática cotidiana  através da observação, permite que amplie a visão em relação a diversas práticas que auxiliam  e orientam o trabalho na área de musculação e ajuda a promover junto a academia um trabalho  de qualidade e eficiente, pude principalmente observar e conhecer melhor como é feita toda  parte de planejamento dentro da academia.

A Academia Djan Madruga foi inaugurada em 1998, é uma das mais completas escola de  natação e academia do Recreio. A onde é possível encontrar atividades para toda família num  só lugar. Conta com uma equipe de professores credenciados e treinados ao oferecer o melhor  para saúde e o bem-estar familiar e do público em geral. Sua estrutura física possui atualmente  1 prédio, sendo 1 principal com 3 andares. Possui no andar térreo, 1 recepção, 2 áreas de  piscinas, (sendo 1 piscina para acesso infantil coberta), uma área de piscina externa para prática de  nado livre, hidroginástica/atividades em geral, um estúdio de pilates, uma lanchonete, uma área  Kids. 3 banheiros (sendo 1 masculino, 1 feminino) uma copa e a escada para acesso  ao 2º pavimento, e estacionamento exclusivo.

No segundo andar possui uma sala de aula  (sendo essa sala para o trabalho de fisioterapia), uma sauna, e banheiros femininos e masculinos.

Já no terceiro andar encontra-se a sala de musculção, com equipamentos de otima qualidade.

Disponibiliza de todo maquinário necessário para desempenhar as diversas atividades  propostas pela instituição. As salas possuem seu mobiliário em excelentes condições de uso, climatizadas, Tvs, som ambiente e profissionais e estagiários altamente qualificados. Os profissionais desempenham suas tarefas, atendendo e interagindo com os alunos de forma  profissional, ética, atenciosa e respeitosa. O horário de funcionamento é de 5:30 h da manhã as  22:00 h da noite.

As minhas expectativas concentravam-se no desenvolvimento das minhas  capacidades pessoas e profissionais no mundo do fitness, sendo possível amadurecer tornar-me  mais sábio em todas as minhas atividades possíveis dentro da academia, sendo em relação a  técnica e termos pessoais.

Na sala de musculação o meu objetivo é desenvolver, criar, elaborar junto com o  profissional/professor, as atividades previstas para o aluno da melhor forma possível, e com  isso, poder ampliar o meu conhecimento.

3- DESENVOLVIMENTO

Iniciei meu estágio e pude observar a rotina e todo processo de  atendimento dos professores aos alunos. Na primeira hora do dia, conheci todo o procedimento  e funcionamento do salão de musculação. Conheci ainda, os professores com quem pude  compartilhar experiencias novas, e os demais estagiários. Recebi a ordem que deveria executar  tais funções: anotar a quantidade de alunos por horário dentro do salão de musculação, anotar  o nome de cada personal e seu aluno, aprender o nome de cada aluno, orientar e auxiliar os  alunos na execução dos exercícios, postura, comportamento ético, higienização dos aparelho  após de uso, orientar quanto ao manuseio dos equipamentos pré e pós uso, marcar agendamento  para montagem do programa de treinamento, cuidar, manter limpo e organizado o salão de  musculação.

Durante esse dias de estágio, pude observar que a instituição age de forma  ética com seu público em geral, e partindo do pressuposto que “ética é tudo que está em  conformidade com os princípios de conduta humanas”, notei ainda que os profissionais agem  com respeito as particularidade e individualidades de cada aluno. O comprometimento ético da  instituição vai além dos seus profissionais, e chegam até seus alunos, os quais são respeitosos com todos, tornando a academia um ambiente familiar e prazeroso para se trabalhar, e realizar  atividades físicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (228.7 Kb)   docx (619.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com