TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Lazer e Meio Ambiente

Por:   •  15/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - DEF  [pic 1]

DISCIPLINA: Formação e Atuação Profissional de Lazer e Cultura - DEEF0223

Prof. Dr. Sérgio Souza

ACADÊMICO: :Guilherme pinto dos Santos

25/11/2022

 

 

RELATÓRIO

 AULA LAZER E MEIO AMBIENTE

 

 

 

POR: MIQUÉIAS KYLMER LIMA SILVA PEREIRA

 

 

INTRODUÇÃO  

O estudo do lazer e meio ambiente tem em vista relacionar o ser humano e a natureza de forma saudável e não só como um meio de exploração e extração. Trás consigo a obtenção de benefícios para todos, como a realização de passeios, a ampliação das fontes de conhecimento e o crescimento da oferta de emprego em um ambiente sustentável e conservado.  

 

OBJETIVO  

O objetivo da temática lazer e meio ambiente é apresentar caminhos a serem seguidos pelos cidadãos e promover adesão dos benefícios contidos na relação direta com o meio ambiente.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

Por meio de uma sala virtual (GOOGLE MEET), o monitor Miquéias usou como base de sua aula três fontes, dentre elas livros e revistas.  Na revista “Licere” onde foi possível ser abordado três principais tópicos: aventuras na natureza, que contém benefícios como a diminuição dos níveis de stress e depressão e a ajuda na restauração da saúde mental. Entretanto, o lazer na natureza ainda é pouco difundido pelo país, por mais que seja uma atividade acessível a maioria da população os órgãos governamentais não dispõem de investimentos efetivos para o incentivo desse modelo de lazer.  Outro tópico apresentado foi a produção de conhecimento, que estar relacionado ao lazer intelectual que é uma das bases do (S.T.A.F.I.M) que tendes a busca de informações com contato direto com a natureza à procura de informação objetivas.  Já as temáticas elementares trazem consigo a ideia de um ambiente sustentável para a atualização adequada do ambiente, ou seja, é preciso ter a produção de conhecimento e o compartilhamento desses saberes por meio de nós educadores físicos gerando ofertas de empregos com a realização de trilhas ecológicas, escaladas, corridas ou caminhadas.

 

CONSEQUÊNCIAS E BENEFÍCIOS

As consequências da utilização do meio ambiente como forma de lazer em sua maioria são positivas. Na aula foi apresentado a (BCCS) como uma forma didática para a melhor compreensão dos alunos, classificada como (bem-estar social, conscientização, conhecimento, sustentabilidade). A relação do homem e natureza é essencial para a

sua preservação, porque com a intenção física direita é possível ser adquirido o sentimento de pertencer àquele lugar, contudo é perceptível o aumento da preocupação e cuidados com a natureza dados pelos praticantes dessa modalidade de lazer.  

 

 

Por outro lado, quando falamos da falta das práticas de lazer no meio ambiente é perceptível a as consequências na vida da população. No 12* slide é apresentado algumas consequências, dentre elas a que mais me chama atenção é a que envolve os problemas físicos. A falta da prática de atividade físicas no meio ambiente e também fora dele ainda é um grande problema a ser solucionado, cada dia mais podemos perceber no novo cotidiano pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares, que na maioria das vezes é ocasionados pela falta de hábito de uma vida saudável passado pela família.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com