TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório aula Pratica Nutrição e Dietética

Por:   •  4/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Relatório aula pratica Nutrição e Dietética

GEICIELI CASAGRANDE – R.A 8097278

        

Linhares- ES

2020

As proteínas são biomoléculas orgânicas mais abundantes nos seres vivos depois da agua, contem basicamente em sua estrutura carbono, hidrogênio, oxigênio e o que difere a proteína dos outros macronutrientes é que ela tem nitrogênio na sua composição química. A principal função da proteína é por ela ser estrutural, pois ela faz a composição de toda nossa parte muscular, óssea e de todo nossos órgãos internos.

A proteína é a junção de vários aminoácidos, e para que tenha essa junção precisa-se de uma ligação peptídica, que é classificada como dipeptidio, tripeptideo, tetra e pentapeptideo.

As estruturas das proteínas são primarias que é uma sequencia da ligação determinada geneticamente, a secundaria sua formação no espaço de forma linear, dupla hélice ou folha pregueada, a terciaria tem uma estrutura secundaria dobrando sobra si mesma, e a quaternária onde temos uma associação de subunidades da estrutura terciária.

Os aminoácidos são classificados por dispensáveis que não pode ser sintetizados no organismo, o indispensável não pode ser sintetizado no organismo em quantidades suficientes através da alimentação, e o condicionalmente indispensável que em alguma fase da vida ou em alguma condição clinica exige que tenhamos a ingestão desse nutriente.

As proteínas podem ser classificadas como completa que tem o teor equilibrado de aminoácidos essenciais, as parcialmente incompletas que são deficientes de um ou mais aminoácidos essenciais, e tem a incompleta que não tem todos os aminoácidos essenciais.

As proteínas podem ser divididas por simples que na hidrolise fornece apenas aminoácidos e a proteína conjugada quando a hidrolise fornece aminoácidos e outros compostos.

Como citado no começo do vídeo a principal função da proteína é estrutural, que são a sustentação mecânica, contração muscular, transporte de nutrientes, formação de componentes corporais essenciais, produz anticorpos e regula o balanço hídrico.

Se faltar a proteína ela vai prejudicar tanto no crescimento quanto na manutenção dos tecidos podendo levar a quadros de subnutrição.

É importante ressaltar a importância do equilíbrio nutricional, nem o excesso, nem a falta mais sempre na quantidade ideal que o corpo precisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (293.2 Kb)   docx (72 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com