TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estagio I - grupo especial - gestante

Por:   •  28/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  2.321 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

SUMÁRIO[pic 2]

1 CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO        1

2 INTRODUÇÃO        2

3 DESENVOLVIMENTO        3

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        4

5 ANEXO............................................................................................................................5

1. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO

Razão Social: Academia Energia Do Corpo

Endereço Completo: Av. Getúlio Vargas, 242

Ramo de atividade: musculação, dança, artes marciais, modalidades (funcional, ginástica em geral) e modalidades aquáticas (hidro, natação).

Histórico da Instituição: funda em outubro de 1989, hoje 30 anos de experiência.

Estrutura Organizacional: Prédio com 2 andares, com infra estrutura nas normas de segurança e, aproximadamente 49 aparelhos entre, musculação, esteiras e bike.

        A empresa Academia Energia do Corpo, tem o horário de funcionamento de segunda a sexta de, 05:00hs às 21:30hs, e, aos sábados de 08:00hs às 11:00hs. Possui em um total aproximado de 900 alunos, em diversas faixa etárias, de 5 (cinco anos) até aluno com  mais de 70 (setenta anos), nas áreas de: musculação, dança, hidroginástica, natação infantil e adulto, karatê infantil e adulto, funcional kids, jiu jitsu, ballet, entre outras modalidades.

        Esses alunos (clientes) da academia têm objetivos diferentes como: emagrecimento, esporte, saúde por prescrição médica ou não, um público muito homogêneo em relação ao seu gênero, seja ela qual for a modalidade, diferenciando um pouco da dança e hidro que o público maior é feminino.

        A academia é um prédio com 3 pisos (térreo, 1º piso e 2º piso), onde a recepção , a hidroginástica, o ballet e artes marciais ficam  no térreo, com uma ótima infra estrutura para melhor atende-lo. A  musculação com a parte de equipamentos aeróbios, ficam no 1º piso com seu acesso de escadas, e a, parte da dança, ginástica, funcional ficam no 2º piso.

        A academia Energia do Corpo tem uma sala de administração e, de avaliação climatizada, com planejamento ao final este ano para mais uma sala de nutricionista. Contamos com uma ampla área de estacionamento e, também para bicicletas.

        O espaço interno da academia é bem ventilado. Possui ventiladores nas sala de musculação e esteiras, já no ballet e na sala de karatê é climatizada, os aparelhos de musculação estão em bom estado de conservação com futuras ampliações, contando com 3 banheiros.

        Em relação aos critérios para estágio ou contratação do profissional formado é o seguinte, o estagiário tem que estar no 5º semestre em diante, faz-se uma entrevista com o professor regente e assim uma classificação para se enquadrar nas normas e condutas da empresa.

        Consta em seu quadro de funcionários 4 (quatro) professores formados, 2 (dois) estagiários no 7º semestre e mais 3 estagiários da Uniasselvi do 5º semestre. Além dos profissionais da área a empresa tem 2 (dois) funcionários de serviços gerais, 3 (três) recepcionistas, 1(uma) gerente, 1 professor responsável técnico. Os alunos (clientes) da academia têm descontos nos serviços de fisioterapia e de pilates. Todos os funcionários são residentes na cidade.

        O professor regente é Bacharel em Educação Física, pela FUN – Faculdade Nobre de Feira de Santana, desde 2011, possui um amplo conhecimento na área de avaliação física e prescrição de treinamento. Com habilidade lúdica de  se dar com seus colegas de trabalho e passar sua experiências aos estagiários, a forma de como tratar os alunos (clientes) e suas conquistas pela sua   empatia com todos. Tem residência fixa na cidade, faz-se bom aproveitamento do profissional para realizar cursos e afins, para um melhor aprendizado. É pontual no seu dia a dia com seus afazeres e, motivacional com sua equipe.

2. INTRODUÇÃO

        O estágio supervisionado, além de cumprimento de exigência acadêmica é uma das formas para um acadêmico experimentar a pratica profissional, podendo desenvolver capacidades como criatividade, independência e liderança. Estas são essenciais para formação do discente. Ainda, esta etapa pode proporcionar oportunidades para perceber e conhecer aptidões técnicas de uma modalidade. Além disso, o acadêmico se depara como um conjunto de conhecimentos teóricos, que poderá pôr em pratica no momento do estágio supervisionado bem como vivências reais do cotidiano, de forma que integre o meio acadêmico com a comunidade. O foco deste trabalho é expor a experiência vivenciada em um estágio acadêmico supervisionado em academia, na modalidade musculação.

        Dentre essa experiência na área de concentração, trabalhar com gestante, teve uma importância de tamanho valor, pois combinar exercícios de musculação para adaptar a esta área foi muito desafiante, porém meus conhecimentos básicos de anatomia, biomecânica e cinesiologia, foram o bastante para aperfeiçoar este estágio.  É fundamental tal experiência, pois a musculação, também conhecida como treinamento de força ou com peso tornou-se uma atividade muito popular, trazendo ao indivíduo ter uma melhoria da sua aptidão física e para fins específicos de atletas para todas as modalidades.

3. DESENVOLVIMENTO

        O estágio foi desenvolvido em uma academia localizada no município de Santo Estêvão, Bahia. Quanto às modalidades ofertadas, tem-se: natação, hidroginástica, natação, pilates, musculação, ginástica coletiva, treinamento funcional. Esta academia foi selecionada devido a sua área de abrangência, quanto ao público e modalidades ofertadas, além do fato de ser uma instituição bem conceituada no cenário da região. Foram acompanhadas duas alunas, bem como as atividades desenvolvidas, motivos, tipos de treinamento, frequência e resultados percebidos. Estas alunas tiverem seus nomes alterados por letras, como forma de preservar suas identidades e privacidade. As demais informações foram retiradas de suas fichas de treinamento ou relatadas pelos próprios indivíduos. Para a elaboração deste relato, realizou-se a observação do treinamento destas duas alunas sob a supervisão de um profissional de Educação Física (supervisor), a fim de promover a possibilidade de acompanhamento de alunos em vários espaços que futuramente poderão se tornar campos de atuação profissional dos discentes que aqui relatam a experiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com