TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio de Educação Especial

Por:   •  30/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.129 Palavras (13 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ROSIANE APARECIDA DIAS-RU 732711

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO ESPECIAL

ITAJUBÁ

2013

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ROSIANE APARECIDA DIAS-RU 732711

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO ESPECIAL

Relatório de Estágio Supervisionado Educação Especial apresentado à UTA- Corporeidade e Inclusão, no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba

Tutor local: Regina Miaci de Oliveira Carvalho

Centro Associado: Itajubá

ITAJUBÁ

2013

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...................................................................... 04
  2. DESENVOLVIMENTO.......................................................... 06

2.1 IDENTIFICAÇAÕ DA ESCOLA ESTAGIADA......................06

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA........................06

2.3DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO......................................................................................07

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................. 14

REFERÊNCIAS..................................................................... 15

1 INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado – Educação Especial descrito neste relatório aconteceu em uma escola da rede Municipal de Ensino chamada Arlindo Zaroni, foi realizado pela aluna Rosiane Aparecida Dias.

As especificidades deste estágio foram analisar e acompanhar o processo de inclusão de alunos (as) com necessidades Educativas Especiais. O mesmo ocorreu nos dias 5, 8, 9, 10, 11 e 12 de abril de 2013 na sala do 4º ano.

O Estágio Supervisionado – Educação Especial teve como objetivo observar e analisar as implicações didáticas pedagógicas, quanto ao planejamento, conteúdo, objetivos, métodos, às avaliações e relações pedagógicas no processo de inclusão. E tomando por base estudos teóricos realizados durante o curso, estabelecer uma análise crítica da realidade escolar atual, refletir sobre a questão do professor face às novas demandas no ensino regular, frente ao processo de inclusão.

Os objetivos do presente relatório é reconhecer, entender e analisar a prática da inclusão no ensino regular. Pois o ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, reconhece que todos são diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades de todos os educandos.

O Estágio Supervisionado é uma atividade de suma importância para ao acadêmico, pois é uma oportunidade de aprofundar conhecimentos e habilidades nas áreas de interesse. Através de estágio podemos identificar novas e variadas estratégias para solucionarmos problemas. Passamos a desenvolver mais raciocínio, a capacidade e o espírito crítico, além da liberdade do uso da criatividade.

A metodologia adotada pela professora da sala estagiada é trabalhar de forma contextualizada utilizando apostilas que faz parte da proposta de trabalho da instituição chamada Sistema Anglo de Ensino, que vem com material específico para cada disciplina. Onde o projeto pedagógico desenvolvido pelo Sistema Anglo de Ensino propõe atividades significativas e desafiadoras, também são utilizadas ao método tradicionais.

Os itens trabalhados no relatório são: a identificação da escola estagiada, a concepção pedagógica da escola e descrição e análise reflexiva das atividades do estágio.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Identificação da Escola Estagiada

O estágio foi realizado na Escola Municipal Arlindo Zaroni, situada à avenida Dona Mariquinha, número 2110, Centro, CEP 37517-000, localizada na cidade de Maria da Fé, no estado de Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone 0xx35 3662-1759.

A escola oferta atendimento no Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e Anos Finais no período matutino e vespertino, e no período noturno é ofertado o curso de Educação à Distância da rede particular de ensino.

A instituição atende um total de 618 alunos, desse total 70 são alunos em processo de inclusão.

O estágio foi realizado no período matutino, das 7h: 30 às 11h: 30, sendo observada a turma do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

2.2 Concepção Pedagógica da Escola

        A escola assume compromisso de educar para a vida, buscando articular com a diversidade sócio/econômico/cultural da clientela a que atende promovendo condições e oportunidades para desenvolver competências, conhecimentos e habilidades que lhes possibilitam o enfrentamento de forma autônoma, crítica, responsável e consciente em situações da vida cotidiana.

        O papel da Instituição é contribuir para que o aluno se torne em cidadão atuante, participativo e transformador da sociedade. Seu marco referencial é trabalhar visando à qualidade de excelência na ação educativa e faz valer a opinião significativa da comunidade onde está inserida. Busca a opinião e a participação efetiva do seu quadro de pessoal e comunidade para a formação das estratégias que a conduz na realização de ações e na conquista de um espaço justo, democrático, humano, inclusivo, aberto e renovador.

        A escola visa o respeito, a solidariedade, a equidade, a ética, a convivência. O trabalho uma vez coerente defina pressupostos que garantam a centralidade no aluno e no seu sucesso.

        A valorização das experiências pessoais, levando os alunos a serem consciente de seu próprio processo de pensamento, a serem capaz de reagir às situações diversas, a buscar propostas voltadas para a realidade, contribuindo para formação de uma sociedade justa e humanitária.

        A instituição tem como objetivo contribuir para o enriquecimento da bagagem sociocultural dos alunos elevando o nível de qualidade a partir das interações com o real e, consequentemente, a formação de uma juventude cidadã, apta a contribuir um mundo mais justo e humano, com profissionais criativos capazes de criar diferenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (408.9 Kb)   docx (346.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com