TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Fundamental Educação Especial

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

NOME

Antonia Roberta Custodio Pinto

RA

3227012225

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor (Ana Carolina de O Cardoso).

Anhanguera Educacional

ANO

  1. Escrever aproximadamente três parágrafos, apresentando e definindo com suas palavras os conceitos: integração escolar, inclusão escolar e educação especial. Para isso, utilize os conceitos e discussões apresentados no texto indicado no Saiba Mais e nas aulas-tema 1, 2, 3 , 4 e 5 da disciplina.

Integração escolar, ajudar o aluno em suas dificuldades intelectuais, física ou motora a sentir se normal principalmente ser tratado como tal, isso com certeza além de que esse aluno atendera melhor a essas mudanças que aconteceram para uma melhor adaptação e  para que ele se sinta acolhido pela escola.

Inclusão, envolver a criança com seus colegas tornando o seu dia a dia na escola algo prazeroso fazendo com que esses momentos de aprendizado seja mais natural possível facilitar suas relações sócias.

Educação especial é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade, enquanto outras se dedicam a vários.      

  1. Escrever aproximadamente três parágrafos contextualizando a inclusão escolar e o papel da Educação Especial na educação brasileira. Para isso, recorra aos materiais das aulas-tema 1, 2, 3, 4 e 5 da disciplina e ao livro-texto da disciplina.

Inclusão escolar e o papel da Educação Especial na educação brasileira trabalham de uma forma em suas particularidades levando em consideração o saberes já existentes, o meio em que esse aluno esta inserido, qual sua realidade de vida, significa que o ensino deve levar em conta o cotidiano e a realidade de cada região, as experiências vividas pelos alunos, como eles podem atuar como cidadãos; enfim, ensinar levando em conta o contexto dos estudantes.

No Brasil a educação especial é oferecida por entidades como as APAES, apesar de ser assegurado por lei o direito a uma educação inclusiva. E essa educação tem tido uma relevância muito grande, pois ainda que o direito a educação seja assegurado por lei, nem todos se adéquam as escolas regulares, muitas vezes por estas não estarem preparadas para recebê-los, nem os profissionais envolvidos estarem capacitados.

Tudo isso aliado a falta ainda políticas públicas mais efetivas para que a educação inclusiva aconteça de verdade.

  1. Escrever aproximadamente quatro parágrafos fazendo uma análise e reflexão sobre a relação entre o texto indicado, o vídeo e o estudo de caso, retomando a discussão sobre o tema feita com seus colegas no fórum de discussão, respondendo às questões:

Qual a relação entre o vídeo “DIFERENTE mas igual” e os conceitos  inclusão, integração escolar e educação especial?

Qual a relação entre o vídeo “DIFERENTE mas igual” e Rodrigo, o garoto inquieto do estudo de caso?

A relação entre os dois é que assim como a menina via os lápis iguais apenas de cores diferente, a escola de educação especial nos faz pensar da mesma forma eles são iguais apenas suas necessidades são diferentes.

O Rodrigo não é diferente, percebe-se a logo a visão de uma educação especial distorcida, na qual há uma separação, por não poder atendê-lo nas aulas regulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com