TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha ensino Fundamental

Por:   •  13/10/2018  •  Resenha  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 6

              Resumo:

                         Essa resenha tem como objetivo destacar os  fundamentos do planejamento e do plano de aula nas instituições de ensino. Assim como seu poder transformador para o aprendizado do aluno e o êxito do professor.

                       O objetivo de planejar deve visar a formação e preparação do aluno para a vida, assim como a formação do caráter do indivíduo.

Palavras- Chaves: Trabalho, Organização, Planejamento.

  1. Introdução:

                   O ato de planejar é essencial para o sucesso de qualquer atividade. Os professores precisam ver no planejamento uma ferramenta facilitadora para seu trabalho. O planejamento deve ser diário e acompanhando a realidade do aluno individualmente, , podendo ser  modificado  se necessário para que surta os efeitos pretendidos.

  1. Desenvolvimento      

                         Historicamente o planejamento passou a se destacar na revolução comunista da União Soviética e posteriormente no mundo capitalista. O ato de planejar tem importância fundamental no cotidiano, e começou a ser discutido e definido no século passado. Passou a ser uma prática que foi adotada em todas as áreas e a Educação em principal também passou a aderir a este tipo de prática tão importante para o processo de Ensino – Aprendizagem.

O Plano de aula foi adotado pelo Brasil (1964-1985), todas as resoluções eram na verdade uma forma de vigiar as opiniões e atividades ministradas no ambiente escolar. Esta suposta falsa liberdade no planejar vários professores tiveram muita resistência em adotar o tão importante planejamento com forma de organizar e ajudar no processo de ensino.

A importância do planejamento foi crescendo com o desenvolvimento das atividades comerciais e industriais, assim como no sistema educacional, já que inicialmente ele era utilizado para controlar a ação dos professores e atualmente o planejamento ajuda a organizar e desenvolver om trabalho do professor no decorrer do período letivo.

O planejamento é uma forma muito importante para organizar objetivos, ideias e informações O planejamento organiza e potencializa as atividades humanas, e ao ser utilizado dentro do ambiente escolar é muito eficaz para uma boa educação.  

O Plano Nacional determina toda educação de um estado e país.  

O Plano de Curso ajuda as atividades escolares a serem organizadas pelos professores nas áreas de estudo em que atuam especificamente. O Plano de Aula trabalha organizando as atividades entre professores e alunos no processo ensino.

E o Plano de Ensino, que é um projeto elaborado que visa o desenvolvimento metodológico das atividades realizadas, os objetivos, conteúdo e tarefas realizadas pelos docentes no período de um ano letivo. Ela coordena e organizam as ações dos professores, no ambiente escolar e no ambiente social.

A formação do ser humano é de extrema importância para a construção de uma sociedade que tem direito e deveres. Por isso que o planejar é tão importante para o desenvolvimento de nação exigindo do educador uma dedicação no ato de planejar suas aulas no sistema de ensino, pois a Educação é a base de uma nação desenvolvida.

Um fator a ser citado, é a utilização dos materiais didáticos no planejamento das aulas, é necessário firmar que mesmo tendo o material didático é importante não ignorar o acréscimo de informações, atualizações  e planejamento mesmo com o material didático.

O planejamento deve levar em consideração os lados políticos, social, científicos e técnicos, e entender que cada um desses lados possui o mesmo grau de importância. O planejamento deve nortear o professor, por isso é tão necessário à criação a efetivação do mesmo. O plano de aula permite que o professor tenha a liberdade para desenvolver suas atividades com base em um sistema cientifico.  

As realizações desse planejamento com bases cientificas e político-sociais são exigidos pelas Leis de Diretrizes e Base da Educação (Lei 9.394/96) (MEC, 2008). O planejamento permite ao aluno e professor que os mesmos aprendam no ambiente escolar, já que ambos são atuantes nas salas de aulas, mas a responsabilidade da criação do plano é do professor, pois são eles que conhecem e entendem as necessidades dos grupos de estudantes. O planejar a aula no processo de ensino aprendizagem é o fator mais importante na educação.

Para realizar o plano de aula o professor conhecer e considerar as capacidades e limitações, de seus alunos, e conhecendo as características da instituição que trabalham.

Os planos de aula devem ser de extrema importância para aquele educador de inicio de carreira, que norteiam e orientam esta professor no desenvolvimento de suas aulas.

Para se fazer um bom planejamento é necessário observar, os objetivos para um conhecimento do aluno, o que este aluno é capaz de aprender, a série, disciplina ou o convívio de sala de aula.

As atividades metodológicas são atividades para facilitar o entendimento do aluno na aplicação do conteúdo. E para saber se o sistema tem eficiência, é necessário a existência de Avaliações que são aplicadas para ver o desenvolvimento aplicação do conteúdo dado em sala de aula.

CONSIDERAÇÇÕES FINAIS

 Vemos como é importante planejar, e ele começou desde os primórdios e desde os dias atuais para desenvolver, organizar e  atingir o sucesso.

O plano de aula é de grande ajuda ao professor, pois com o planejamento o professor pode perceber e visualizar as ações para alcançar os objetivos finais, o planejamento faz com que o professor tenha liberdade para agir, para solucionar problemas  e tomar decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com