TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistores

Projeto de pesquisa: Resistores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

RESUMO 3

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS 4

PARTE EXPERIMENTAL 3

1º experimento 3

2º experimento: 3

RESULTADOS E DISCUSSÕES 4

1º experimento 4

2º experimento 4

TABELAS E IMAGENS 6

CONCLUSÃO 7

RESUMO

Este relatório descreverá o funcionamento de um aparelho, que tem a funcionalidade de medir resistores.

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

A eletrostática é a parte da Física responsável pelo estudo das cargas elétricas em repouso, ou seja, a eletricidade associada a essas cargas. Os efeitos da eletrostática são sentidos no dia-a-dia, quando, por exemplo, tomamos um choque ao tocar em um veículo em um dia muito seco, ou ainda, quando passamos o braço próximo a um televisor de tubo e os pelos são atraídos pela tela.

Esses fenômenos são causados pela eletricidade estática. No exemplo do veículo, ocorre uma transferência de cargas do ar para sua carcaça, por meio do atrito entre ambos. Esse veículo mantém-se carregado em razão do tempo seco, que age como isolante. Uma vez que tocamos no carro, possibilitamos o rompimento do dielétrico, fazendo com que as cargas acumuladas em sua superfície percorram nosso corpo, criando uma corrente elétrica, até serem dissipadas no solo. Essa descarga ocorre porque o carro está com um potencial elétrico elevado em relação ao potencial elétrico da pessoa em contato com a terra.

Para o exemplo do televisor, vale o mesmo raciocínio, a não ser pelo modo como a tela é carregada. Ao invés do atrito pelo movimento, o que ocorre é um acúmulo de cargas em função dos raios emitidos pelo tubo do televisor, responsável pela formação das imagens. Essa carga acumulada (potencial) é descarregada ao nos aproximarmos da tela, resultando na corrente que irá descarregar a energia acumulada.

Para demonstrar esses fenômenos o físico americano Robert Van de Graaff idealizou e construiu o primeiro gerador capaz de gerar potenciais de vários milhões de Volts para que se pudesse reproduzir esses fenômenos em laboratório e estudá-los.

O Gerador de Van de Graaff é composto uma correia de material isolante, movimentada por um pequeno motor, usada para transportar cargas elétricas que são acumuladas em uma esfera metálica, posicionada no topo do equipamento. Dois pentes metálicos são responsáveis pela troca de carga entre a terra e a correia, na parte de baixo e entre a correia e a esfera metálica, na parte de cima.

As cargas geradas pelo atrito entre o pente de baixo e a correia, sobem e terminam por se acumular na esfera metálica. Uma vez carregada a esfera, pode-se utilizar esse potencial para experimentos sobre eletrostática. Muitos desses experimentos envolvem a transferência das cargas acumuladas para armazenadores de energia conhecidos como capacitores.

Capacitores são sistemas formados por dois condutores próximos, porém isolados um do outro, que interagem apenas por meio do campo elétrico. Um capacitor pode ser carregado conectando um de seus eletrodos ao polo positivo de uma bateria e o outro ao polo negativo.

Para fins de estudos de eletrostática pode-se utilizar uma espécie primitiva de capacitor, conhecida como “Garrafa de Leyden”, composta por uma garrafa plástica ou de vidro, preenchida com um líquido dielétrico e com folhas metálicas enroladas no interior da garrafa, ligadas a um eletrodo, assim como folhas metálicas enroladas na parte externa da garrafa. Ao encostar o eletrodo do capacitor na esfera do Gerador de Van de Graaff tem-se o carregamento por contato ou simplesmente ao aproximá-lo da esfera tem-se o carregamento por indução.

Os experimentos que serão descritos a seguir têm por objetivo entender, na prática, o funcionamento do Gerador de Van de Graaff, bem como verificar a aplicação dos conceitos de eletrização e indução eletrostática. Examinaremos ainda o funcionamento de um capacitor.

PARTE EXPERIMENTAL

Foram realizados experimentos, utilizando:

• Gerador eletrostático de Van de Graaff

• Garrafa de Leyden.

• Esfera auxiliar com cabo de madeira.

1º experimento:

O gerador foi ligado e, após alguns instantes, a esfera auxiliar com cabo de madeira foi aproximada à esfera do gerador. Os resultados verificados foram anotados.

2º experimento:

Uma aluna foi convidada a se aproximar do Gerador de Van de Graaff, desligado, e colocar suas mãos sobre a esfera metálica. Foi solicitado à aluna que se ajoelhasse em uma cadeira, para que não houvesse contato com o solo. Em seguida o gerador foi ligado e os resultados verificados foram anotados.

3º experimento:

Um grupo de quatro alunos se aproximou do gerador e em seguida deram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com