TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistores

Pesquisas Acadêmicas: Resistores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  972 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO

SOBRE

RESISTORES

RESISTORES

O QUE É UM RESISTOR: Os resistores são elementos que apresentam resistência à passagem de eletricidade. Podem ter uma resistência fixa ou variável. A resistência elétrica é medida em ohms.

Chama-se de Resistência a oposição à passagem de corrente elétrica.. Quanto maior a resistência, menor é a corrente elétrica que passa num condutor.

REPRESENTAÇÃO DO RESISTOR: A representação do resistor pode ser dada de duas formas, tanto como um “retângulo” ou um “zig-zag “ :

O "retângulo" com terminais, é uma representação simbólica para os resistores de valores fixos tanto na Europa como no Reino Unido; a representação em "linha quebrada" (zig-zag) é utilizda nas Américas e Japão. Apesar disso, nas ilustrações eletrônicas brasileiras (de revistas etc.) opta-se pelo "retângulo", talvez por simplicidade do desenho. Nos livros de Física publicados no Brasil, em geral, usam-se do "zig-zag" (linha quebrada).

FUNÇÃO DE UM RESISTOR: Na prática, os resistores limitam a intensidade de corrente elétrica através de determinados componentes.

Resistores de valores fixos: A ilustração mostra detalhes construtivos de um resistor de filme de carbono (carvão):

Durante a construção, uma película fina de carbono (filme) é depositada sobre um pequeno tubo de cerâmica. O filme resistivo é enrolado em hélice por fora do tubinho até que a resistência entre os dois extremos fique tão próxima quanto possível do valor que se deseja. São acrescentados terminais (um em forma de tampa e outro em forma de fio) em cada extremo e, a seguir, o resistor é recoberto com uma camada isolante. A etapa final é pintar faixas coloridas transversais para indicar o valor da resistência.

CÓDIGO DE CORES: Os valores Ôhmicos do resistor podem ser reconhecidos através das faixas coloridas, pintadas em seu corpo. As cores e suas posições revelam os valores , veja a equivalência de cada cor na tabela abaixo :

PRETO ----------------------- 0

MARRON -------------------- 1

VERMELHO ---------------- 2

LARANJA -------------------- 3

AMARELO ------------------- 4

VERDE ----------------------- 5

AZUL -------------------------- 6

VIOLETA --------------------- 7

CINZA ------------------------ 8

BRANCO -------------------- 9

A primeira faixa é interpretada como o primeiro dígito do valor ôhmico da resistência do resistor. No exemplo acima, a primeira faixa é amarela, assim o primeiro dígito é 4. A segunda faixa dá o segundo dígito.Essa é uma faixa violeta, então o segundo dígito é 7. A terceira faixa é chamada de multiplicador e não é interpretada do mesmo modo. O número associado à cor do multiplicador nos informa quantos "zeros" devem ser colocados após os dígitos que já temos. Aqui, uma faixa vermelha nos diz que devemos acrescentar 2 zeros. O valor ôhmico desse resistor é então 4 7 00 ohms, quer dizer, 4 700W ou 4,7 kW .

Se houver a existência de uma quarta faixa, um pouco mais afastada das outras três, é a faixa de tolerância. Ela nos informa a precisão do valor real da resistência em relação ao valor lido pelo código de cores. Isso é expresso em termos de porcentagem. A maioria dos resistores obtidos nas lojas apresentam uma faixa de cor prata, indicando que o valor real da resistência está dentro da tolerância dos 10% do valor nominal. A codificação em cores, para a tolerância é a seguinte:

MARROM ------------------- 1% (+ ou -) OBS .: A ausência de uma quarta

VERMELHO ---------------- 2% (+ ou -) faixa, indica uma tolerância de 20%

OURO ------------------------ 5% (+ ou -)

PRATA ----------------------- 10% (+ ou -)

Nosso resistor apresenta uma quarta faixa de cor OURO. Isso significa que o valor nominal que encontramos 4 700W tem uma tolerância de 5% para mais ou para menos. 5% de 4700 W são 235 , então o valor real do resistor poderia ser qualquer um entre 4465 e 4935.

Para resistores com valores ôhmicos nominais entre 1 ohm e 10 ohms, a cor do multiplicador é mudada para OURO. Por exemplo, as cores marrom, preto e ouro indicam um resistor de resistência 1 ohm (valor nominal).

Outro exemplo, as cores vermelho, vermelho e ouro indicam uma resistência de 2,2 ohms

RESISTORES EM SÉRIE E EM PARALELO:

Em um circuito série constatam-se as seguintes propriedades:

a) todos os componentes são percorridos por corrente de mesma intensidade;

b) a soma das tensões sobre todos os componentes deve ser igual à tensão total aplicada;

c) a resistência total da associação é igual à soma das resistências dos componentes individuais.

Comentemos isso tendo em vista o circuito ilustrado a seguir, onde temos dois resistores R1 e R2 conectados em série, sob tensão total de 6V:

a) em todos os pontos do circuito (inclusive dentro da bateria de 6V) a intensidade de corrente é de 3 mA;

b) a tensão sobre cada resistor (de valores iguais, nesse exemplo) é de 3V. A soma dessas duas tensões é igual à tensão mantida pela bateria.

c) a resistência total da associação vale 2kW , dada pela expressão:

Rtotal = R1 + R2

Nesse circuito, a intensidade de corrente foi obtida pela fórmula:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com