TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Fisiologia do Sistema Respiratório

Por:   •  29/8/2017  •  Resenha  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  1.272 Visualizações

Página 1 de 4
  1. A Respiração

A função da respiração é essencial à conservação da vida e pode ser definida, de um modo simplificado, como uma troca de gases entre as células do organismo e a atmosfera.

  1. Objetivos da respiração

Seus objetivos são prover oxigênio aos tecidos e remover o dióxido de carbono do corpo, com a finalidade de alcançar os objetivos da respiração, sendo dividas em quatro funções principais: ventilação pulmonar, sendo o efluxo e influxo do ar entre a atmosfera e os alvéolos pulmonares; Difusão de oxigênio e dióxido de carbono entre os alvéolos e o sangue; Transporte de oxigênio e de dióxido de carbono no sangue e de líquidos corporais, responsável também pelas trocas com as células de todos os tecidos do corpo; Regulação da ventilação e outros aspectos da respiração.

  1. Características funcionais do sistema respiratório

O sistema respiratório é divido em:

  1. Cavidade nasal: É uma passagem qual o ar percorre para dentro e para fora dos pulmões e sua estrutura pré-condiciona o ar de algumas formas: aquecimento do ar, umidificação e limpeza do ar.
  2. Faringe: É o canal seguinte após a cavidade nasal e é divida em duas partes: A traqueia e o esôfago, onde neles são separados o alimento do ar. Comum no sistema respiratório e digestivo, permitindo a passagem do bolo alimentar (digestivo) e do ar (respiratório), se comunicando com a laringe.
  3. Laringe: Contém a epiglote que impede a entrada do bolo alimentar nas vias e nas cordas vocais.
  4. Cordas vocais: São localizadas na laringe, são duas pequenas e delgadas projeções para a corrente de ar que produzem o som.
  5. Traqueia: É um canal envolvido por anéis cartilaginosos que tem como função impedir a retração do mesmo durante a passagem do ar.
  6. Pulmão: Por sua estrutura elástica, o pulmão aparenta ser um balão e expele todo o ar pela traqueia toda às vezes em que não possuem força para mantê-lo inflado. Possuem milhares de pequenos sacos cheios de ar que são os alvéolos conectados pelos bronquíolos e pela traquéia com o nariz e com a boca. É Protegido pela caixa torácica, flutuando na cavidade torácica, onde fica cercada por uma fina camada de líquido pleural que lubrifica o movimento pulmonar dentro da cavidade, sem haver qualquer conexão com a mesma. Além de serem envolvidos por uma membrana chamada de pleura.
  7. Alvéolos pulmonares: a cada inspiração os alvéolos se expandem, enquanto que na expiração o ar é forçado para fora dos alvéolos, causam a renovação continua do ar. Tal processo é denominado de ventilação pulmonar. As paredes alveolares são extremamente finas e nelas existe uma extensa rede de capilares intercomunicantes. Isto faz com que o ar alveolar e o sangue estejam muito próximos um do outro, favorecendo as trocas gasosas.
  8. Brônquio: Derivam da bifurcação da traqueia, possuindo numerosos cílios que quando se movimentam resultam na expulsão das bactérias e de outras partículas.
  9. Bronquíolos: É a ramificação dos brônquios em canais mais finos.
  10. Capilares Pulmonares: envolvem todas as paredes dos alvéolos, permitindo-o a rápida difusão do oxigênio, do alvéolo para o sangue pulmonar e do gás carbônico do sangue para os alvéolos.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

  1.  Participação do sistema respiratório na homeostase

O Sistema respiratório tem a função de manter um fluxo adequado de gases respiratórios (Hematose) na microcirculação pulmonar e assim contribuir para a manutenção da Homeostase.  

Dentre todos os sistemas do corpo humano, o respiratório é um dos mais importantes, pois ele tem como principal objetivo manter concentrações apropriadas de oxigênio, dióxido de carbono e íons de hidrogênio no tecido (trocas gasosas), fazendo com que outros mecanismos do corpo se mantenham em equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (221.7 Kb)   docx (497.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com