TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO SISTEMA DIGESTÓRIO

Trabalho Universitário: RESUMO DO SISTEMA DIGESTÓRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.542 Palavras (7 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 7

01 – O SISTEMA DIGESTÓRIO compreende todos os órgãos relacionados com a mastigação, deglutição, digestão, absorção de alimentos e com a defecção.

02 – Consiste de um longo tubo muscular que começa nos lábios e termina no ânus, incluindo: boca, faringe, esôfago, estômago e intestinos.

03 – Algumas glândulas localizadas fora do tubo digestivo esvaziam suas secreções no interior deste tubo e elas são denominadas órgãos anexos da digestão, como as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas.

04 – A BOCA compreende um compartimento anterior, menor, VESTÍBULO, e um compartimento posterior, maior, CAVIDADE ORAL PROPRIAMENTE DITA, separadas entre si pelos arcos alveolares, gengivas e dentes.

4.1 – Identifique os limites (paredes) da boca: lábios, bochechas, palato duro, palato mole, língua e região sublingual.

4.2 – As bochechas constituem as paredes laterais da boca, no entanto excedem os

limites desta cavidade. Veja o corpo adiposo da bochecha. Qual o músculo que forma a parte flutuante das bochechas? Revestindo internamente as bochechas observe sua mucosas, que é a continuação da mucosa que reveste os lábios.

4.3 – O palato duro é formado pelos processos palatinos da maxila e pelas lâminas

horizontais dos palatinos. Veja também na mucosa do palato duro a papila incisiva, as pregas palatinas transversas e a rafe palatina.

4.4 – O palato mole: (véu palatino) é inicialmente horizontal, depois encurva-se para

baixo e para trás e termina por ser quase vertical. Localize a úvula, e os arcos palatoglossos e palatofaríngeos.

4.5 – Costuma-se dividir a parede inferior da boca (Assoalho da Boca) em língua e região sublingual.

4.6 – Identifique na língua o ápice, as bordas ou margens (direita e esquerda), a face inferior, o dorso (corpo e base) e a raiz da língua. No dorso da língua identifique as papilas linguais.

4.7 – Veja agora na língua os músculos extrínsecos (genioglosso, hioglosso,

palatoglosso e estiloglosso) e os músculos intrínsecos (longitudinal superior, longitudinal inferior, transverso e vertical).

4.8 – A inervação da língua é feita pelos nervos trigêmeo, facial, glossofaríngeo e

hipoglosso.

4.9 – A região sublingual fica localizada por baixo da face inferior da língua e projetase do arco gengival à raiz da língua. Identifique nesta região as glândulas sublinguais e submandibulares, o ducto submandibular, o nervo lingual, a artéria e veia sublinguais.

4.10 – Os dentes estão localizados nos alvéolos dentários dos processos alveolares

da maxila e da mandíbula, formando as arcadas dentárias superior e inferior.

4.11 – Reconheça os dentes: incisivos, caninos, pré-molares e molares. Identifique

em cada dente as suas partes: a coroa, o colo e a(s) raiz(es). Veja também, em um dente seccionado: o esmalte, a dentina, o cemento e a polpa dentária.

05 – Observe que a FARINGE é um tubo músculo-membranoso de aproximadamente 12,5 cm de comprimento, que se estende da base do crânio até o esôfago. Identifique suas partes: nasal (nasofaringe), oral (orofaringe) e laríngica (laringofaringe). Atribua funções para a faringe.

06 – O ESÔFAGO tem início ao nível da cartilagem cricóide da laringe e termina no óstio cárdia do estômago. Identifique as partes do esôfago: cervical, torácica e abdominal e veja suas relações com a traquéia, coluna vertebral e artéria aorta.

6.1 – Localize as constricções do esôfago: cricoídea, aórtica, brônquica e

diafragmática.

6.2 – Identifique na parede do esôfago, as túnicas: adventícia, muscular, submucosa e a mucosa.

07 – O ESTÔMAGO é a porção mais dilatada do tubo digestivo e está localizado logo abaixo do músculo diafragma, situado entre a extremidade inferior do esôfago e o começo do intestino delgado. Identifique a junção esofagogástrica (óstio cárdico) e a junção gastroduodenal (óstio pilórico). Guarnecendo o óstio pilórico, identifique o esfíncter piloro.

7.1 – Localize no estômago: duas faces (anterior e posterior), duas curvaturas (maior e menor), duas incisuras (cárdica e angular) e as suas partes (regiões) – fundo, corpo e parte pilórica. Distingue-se na parte pilórica, um antro pilórico (parte inicial e mais dilatada) e um canal pilórico (parte final e menos calibrosa).

7.2 – A parede do estômago apresenta cinco camadas: serosa, sub-serosa,

muscular, sub-mucosa e mucosa. Observe o interior do estômago e localize as pregas gástricas e o canal gástrico.

7.3 – Reconheça o tronco celíaco e identifique as artérias: gástrica esquerda,

hepática comum e esplênica.

08 – O INTESTINO devido ao calibre que apresenta divide-se em duas partes: intestino delgado e intestino grosso.

8.1 – O intestino delgado, tubo bastante contorcido, estende-se do esfíncter piloro até a valva íleo-ceco-cólica, onde se junta com o intestino grosso. Subdivide-se em duodeno, jejuno e íleo.

8.2 – Localize o duodeno e identifique suas partes: superior, descendente,

horizontal ou inferior e ascendente e, as suas flexuras: duodenal superior, duodenal inferior e duodeno-jejunal.

8.3 – Identifique na parte descendente do duodeno as papilas duodenais maior e

menor.

8.4 – Formando as alças intestinais, reconheça o jejuno e o íleo. O jejuno é mais

espesso, mais vermelho, mais vascularizado e corresponde aos 2/5 proximais das alças intestinais. E o íleo é o segmento terminal do intestino delgado (3/5 distais), sendo a sua mucosa menos pregueada que a do jejuno.

8.5 – O intestino grosso estende-se da parte final do íleo ao ânus e compreende: o

ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmóide, reto e canal anal. Note a presença dos haustros, apêndices epiplóicos e tênias.

8.6 –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com